Navegando por Autor "Rodrigues, Patrícia Rocha"
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- ItemPráticas de letramento digital de alunos surdos no ambiente scratch(2015-03-30) Rodrigues, Patrícia Rocha; Alves, Lynn Rosalina Gama; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Silva, Obdália Santana FerrazEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a emergência das práticas de letramento digital de crianças surdas na construção de jogos digitais com o software Scratch. Esse recurso foi escolhido porque permite a criação de animações e jogos através da programação gráfica, além de permitir o compartilhamento de suas criações em uma comunidade de usuários que funciona como rede social. Justifica-se a relevância do trabalho pelo fato de apresentar uma análise aprofundada de letramentos ocorridos durante a pesquisa, trazendo contribuições importante para orientar as práticas pedagógicas destinadas a alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa participante, com a utilização da abordagem qualitativa, realizada em duas etapas. A primeira seguiu um roteiro de atividades para avaliação das práticas de letramento digital que os sujeitos já possuíam. A segunda, consistiu em oficinas de construção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Participaram da pesquisa seis crianças surdas do 4º ano do ensino fundamental que frequentam o AEE na APADA-BA, com idade entre 10 e 12 anos. A escolha do grupo considerou seu bom nível de comunicação em língua de sinais, e, o fato de estarem em processo inicial de aprendizado da modalidade escrita da Língua Portuguesa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o diário de pesquisa e dois roteiros elaborados para esse fim. A análise interpretativa dos dados foi realizada a partir de duas categorias analíticas que marcaram o processo observado: letramento digital e autoria. Os resultados obtidos revelaram que as práticas de letramento digital que emergiram se caracterizavam a partir de especificidades relacionadas à construção de significados, leitura visual e reconhecimento de padrões. Nesse sentido, as crianças demonstraram uma atuação ativa e reflexiva a partir do uso de diferentes recursos de significação, disponíveis no ambiente Scratch, desempenhando processos de leitura visual e reconhecimento de padrões. A aproximação com a escrita foi favorecida pela multimodalidade típica dos ambientes digitais, além da mediação dialógica da Libras e da correspondência desse sistema simbólico aos interesses e objetivos das crianças. Os sujeitos apresentaram também práticas de autoria colaborativa, com destaque para as remixagens, revelando processos interativos de mobilização e edição de recursos de significação e de práticas de letramentos diversos. Dessa forma, foi possível concluir que as oportunidades de expressão e interação em práticas de letramento multimodais presentes no ambiente Scratch favoreceram a ampliação de habilidades de letramento digital e de autoria desses alunos. Por fim, as reflexões levantadas na pesquisa apontam para desafios e perspectivas para a educação, reconhecendo ser necessário uma aproximação desta com os ambientes digitais.