Navegando por Autor "Rodrigues, Mariza do Carmo"
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- ItemReligião e identidade no sertão baiano: o candomblé em Jacobina/BA(UNEB, 2014-08-16) Rodrigues, Mariza do Carmo; Parés, Luis NicolauA presente dissertação possui como tema as práticas religiosas afro-brasileiras em Jacobina/BA, identificando as principais distinções entre o chamado Peji e o Candomblé. A partir da análise de depoimentos orais de lideranças sacerdotais de dois terreiros da cidade, O Ilê Axé Odé Cassulandê e o Ilê Axé Odóia, foi identificado um marco de “ruptura” histórica na década de 1970, com a implementação do Candomblé em Jacobina. Através da análise de duas categorias centrais, “pureza” e “sincretismo”, estabelecemos uma relação de correspondência entre Jacobina e Salvador e entre Peji e Candomblé. O nosso principal argumento é que estas noções estão subjacentes nas falas das lideranças dos terreiros pesquisados. No nosso entendimento, elas se inspiram num modelo de Candomblé construído tendo em vista a retroalimentação entre as categorias êmicas/nativas ao povo de santo e as categorias analíticas da etnografia que referendaram os Candomblés ketu-nagô de Salvador.
- ItemA trajetória da comunidade quilombola de Coqueiros: história e memória(2014) Cruz, Jakeline Silva da; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Ferreira, Jackson André da Silva; Rodrigues, Mariza do CarmoEsta pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus IV. A referida pesquisa tem como objetivo apresentar a trajetória da comunidade quilombola de Coqueiros entre 1980 a 2006. Tomando como eixo condutor a Carta Magna de 1988, com intuito de analisar o processo de reconhecimento, assim como o cotidiano e as relações de trabalho desenvolvidas na comunidade de Coqueiros. Esse estudo foi possível através da análise de fontes escritas, a exemplo, de um documento de terra datado de 1926, carta escrita a punho pelos moradores, pela Carta de Certificação obtida em 2006 através da Fundação Cultural Palmares, que marca o momento do reconhecimento da comunidade enquanto sendo remanescente de quilombo. Além, das narrativas dos moradores e visitas de campo que realizamos ao longo do período da pesquisa. Dessa forma, a pesquisa nos fez identificar e compreender como as narrativas orais são importantes na construção da identidade cultural de um povo.