Navegando por Autor "Rodrigues, Jaqueline Aquino"
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- ItemYoga e a prática pedagógica: uma proposta de educação integral em uma escola na rede pública de ensino em Juazeiro-BA(UNEB, 2023-04-14) Rodrigues, Jaqueline Aquino; Borges, João José de Santana; Gomes, Geam Karlo; Franco, Anamélia Lins e SilvaA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Yoga para a prática pedagógica de uma educação integral, com a problemática que consiste em responder a seguinte questão: de que modo as oficinas de Yoga, estruturadas a partir do paradigma da corporeidade, podem contribuir na prática pedagógica com vistas em uma educação integral na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, de Ensino Fundamental da Rede Pública na cidade de Juazeiro-BA? O estudo se constitui nos subsídios teóricos que discutem o Yoga como uma possibilidade de prática pedagógica na intenção de promover uma educação que considere o sujeito em sua formação integral, com a realização de oficinas de Yoga na escola, apresentando a descrição do processo de desenvolvimento dos estudantes durante as vivências, refletindo como essa prática opera na ampliação da compreensão dos estudantes relacionada à sua corporeidade. O levantamento, a descrição e a análise das informações emergentes no contexto pesquisado, tiveram como fundamentos metodológicos as contribuições da abordagem qualitativa inspirada no interacionismo simbólico, que também será a base para a análise de dados em conjunto com o paradigma da corporeidade, a partir dos modos somáticos de atenção. Como instrumentos de produção de dados estão sendo utilizados a autoetnografia, o diário de campo, a observação participante, e a entrevista compreensiva, a partir de rodas de conversa com os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer das experiências com as oficinas de Yoga no ambiente escolar, as reflexões realizadas a partir do quadro teórico e as análises dos relatos do diário de práticas e vivências tivemos a chance de vislumbrar como seria essa possibilidade de uma educação integral como uma realidade a ser inserida no ambiente escolar, uma vez que não é uma proposta que simplesmente surge como completa estranha, mas que já tem seus indícios de diálogos, inclusive nos documentos que regulamentam as práticas de ensino aprendizagem no próprio ambiente escolar.