Navegando por Autor "Rodrigues, Fabrício Lopes"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise das finanças pessoais na educação de jovens e adultos: o caso dos alunos do Colégio Estadual do Campo de Mutãs(2023-12-07) Andrade, Carlos Nadson dos Santos; Silva , Marciana Pinto da; Neto, José Brilhante de Sousa; Rodrigues, Fabrício Lopes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEssa pesquisa teve como tema central verificar o conhecimento sobre educação financeira e a importância das finanças pessoais dos estudantes do EJA do Colégio Estadual do Campo de Mutãs. Na fundamentação teórica foram abordados temas sobre aspectos conceituais da educação financeira e do EJA, a seguir: o que é educação financeira? finanças pessoais na adolescência, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e iniciativas de como trabalhar a educação financeira. Para alcançar o objetivo utilizamos como instrumento de coleta de dados o formulário por meio da plataforma Google Forms, o formulário possuía perguntas simples e objetivas. As análises foram baseadas nos resultados obtidos após preenchimento desse formulário. A partir dele, foi possível perceber que um número significativo de respondentes não possui conhecimento adequado acerca de suas finanças pessoais. No entanto, há muitas iniciativas que podem resolver esse problema.
- ItemA gestão da produção na perspectiva da programação linear: o caso da empresa Campanella Alimentos LTDA.(2013-12-20) Fernandes, Elismar Costa; Cardoso, Juliana Nascimento; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Rodrigues, Fabrício Lopes; Marques, Rogério SantosA pesquisa pretendeu evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella Alimentos Ltda., tendo como referência a tipologia do sistema de programação. A pesquisa fundamentou-se na necessidade de se discutir os benefícios adicionados à indústria quando se utiliza de técnicas de apoio a tomada de decisão para o direcionamento e os resultados de seus objetivos. Justificando o anseio em pesquisar tema tão fundamental e ao mesmo tempo pouco trabalhado, como a Gestão da Produção e a Programação Linear. Através de uma pesquisa bibliográfica, sendo posteriormente realizada uma confirmação entre o referencial teórico construído e a realidade do sistema de produção da empresa, para tal fez se necessário uma visita, ou seja, uma pesquisa de campo, observacional, do tipo descritiva e exploratória, na qual se utilizou entrevista semiestruturada que serviram de suporte para se chegar aos resultados obtidos. O desconhecimento em relação ao uso ou a existência de algumas técnicas de Programação e Controle da Produção - PCP faz com quer a empresa não as utilize, o que poderia melhorar o sistema produtivo e gerência da empresa. A não utilização de planejamento estratégico e plano de produção de longo prazo torna a organização de certa forma susceptível às mudanças econômicas e de mercado. Quanto à aplicação da Programação Linear nos dois principais produtos da Campanella, queijo Reino e Prato Lanche, proporcionou a simulação de uma produção ótima considerando as restrições impostas ao processo otimizando tanto os lucros quanto a produção de cada queijo estudado. Com o uso da Programação Linear como instrumento de otimização de resultados, a produção atual passa a ter um aumento na produtividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,7% para o queijo Prato Lanche. Referente aos resultados relacionados aos lucros oriundos da produção dos queijos a um volume de 2000 l de leite, percebe-se que com o apoio da ferramenta esse valor tem um aumento na lucratividade de 8,1% para o queijo Reino e de 5,8% para o Prato Lanche para uma produção baseada na Programação Linear. O lucro máximo obtido através da programação corresponde a um aumento de 6,8% no total dos lucros. A pesquisa pretende evidenciar a importância do planejamento e gerenciamento da produção através de um estudo de caso no Laticínios Campanella.
- ItemGestão pública e controle social: uma análise da atuação do conselho do FUNDEB de Urandi - BA na percepção dos seus membros(2013-07-25) Fernandes, Edimarcos Neves; Araújo, Eduardo Morais de; Rodrigues, Fabrício Lopes; Leite, Carlos Fernando F.; Marques, Rogério Santos; Montalvão, VâniaO presente trabalho tem como foco de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Urandi. O seu objetivo principal é conhecer o perfil e a percepção dos conselheiros titulares quanto a atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Urandi-BA. Quanto à metodologia empregada esta se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que fez o uso da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e da pesquisa documental, visto que houve a análise dos documentos legais de constituição do referido conselho e por fim a pesquisa de campo feita através de um questionário semi-estruturado. Após a análise qualitativa dos dados observou-se que: no tocante ao perfil dos conselheiros os dados que mais se destacaram foram os do nível de escolaridade visto que 60% dos membros entrevistados têm nível superior de ensino e destes 66,66% são pós-graduados. Entretanto, por falta de capacitação específica, eles sentem dificuldades em analisar os dados e informações contidas nos documentos que lhes são enviados mensalmente. Essa falta de capacitação também os leva a ter uma noção parcial da real função deste órgão, pois a sua função social é não apenas fazer o acompanhamento e a fiscalização dos repasses do FUNDEB vai mais além, cabendo também ao conselho supervisionar anualmente a realização do Censo escolar, instruir com parecer, as prestações de contas que serão apresentadas aos Tribunais de Contas dos Municípios e fazer o acompanhamento e o controle de outros recursos federais como o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. No tocante às dificuldades três foram as elencadas pelos membros do conselho: a falta de capacitação, a falta de transparência e a complexidade dos documentos. A falta de capacitação é um problema que acaba dificultando o conselho de agir de forma crítica e autônoma, levando a omissão ou até mesmo ao descrédito no seu papel como representante da sociedade civil, além disso, ela esta intimamente ligada com a dificuldade que os conselheiros têm de interpretar os dados e informações contidas nos documentos mensalmente enviados pelo poder público municipal. A falta de transparência é outro limitante para a boa atuação do conselho cabendo a este órgão usar os mecanismos legais como as Leis 101/2000 e 12.597/2011 bem como a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB e exigir o acesso aos registros contábeis e demonstrativos gerenciais do fundo. Destarte, apesar das dificuldades encontradas pelos conselheiros os dados levantados com a pesquisa denotam um comprometimento e envolvimento por parte destes, externados com as ações de controle e de fiscalização dos recursos públicos.
- ItemMarketing digital nas redes sociais como estratégia competitiva: case da empresa Intergriff calçados(2023-11-30) Silveira, Jullyana Pereira da Costa; Santos, Safira de Brito; Rodrigues, Fabrício Lopes; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Marques, Rogério SantosNo contexto da crescente competitividade do mercado de calçados, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia do marketing digital nas redes sociais como estratégia competitiva da empresa Intergriff Calçados. Nesse sentido, foram analisadas abordagens quanto ao empreendedorismo, a atuação empreendedora no setor de calçados, as dificuldades enfrentadas, os meios de sobrevivência no mercado, marketing digital, redes sociais, métricas de marketing, inovações e consumidores potenciais. Utilizando o método de estudo de caso qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com a empresa estudada. Os resultados desse estudo destacam a adaptabilidade da empresa às demandas do mercado de calçados, evidenciada pelas estratégias implementadas, incluindo o uso de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Além disso, a mensuração de resultados, focada em métricas não financeiras, revelou um aumento nos seguidores, alcance e engajamento nas redes sociais, indicando uma conexão com o seu público-alvo. Ademais, a expansão internacional, a exploração do e-commerce e da inteligência artificial para aprimorar serviços, evidenciam a visão inovadora da empresa. Em suma, este estudo oferece informações importantes para empresas de calçados que buscam se destacar no mercado, reforçando a importância do marketing digital nas redes sociais como estratégia para alcançar o sucesso.
- ItemMercado de trabalho: o administrador e os reflexos sobre as oportunidades de inserção do graduado na cidade de Guanambi - BA.(2014-08-08) Cotrim, Andreia Paula Santos; Santos, Tárcio Vinicios Silva dos; Rodrigues, Fabrício Lopes; Bittencourt, Euclides Santos; Lago, SuelyA inserção no mercado de trabalho do egresso do curso de administração do município de Guanambi no estado da Bahia é o foco desta pesquisa. Para isso, pesquisou-se os egressos das duas instituição de ensino superior presenciais da cidade, Faculdade Guanambi e Universidade Estadual da Bahia, no período compreendido entre 2012 e 2013. A pesquisa tem um caráter exploratório de campo, qualitativa e quantitativa. No intuito de alcançar o objetivo geral, Investigar a situação do ingresso do administrador formado pelas Instituições de ensino superior do município de Guanambi no mercado profissional local, utilizou-se de um questionário, o qual foi aplicado a uma amostra de 53 egressos, sabendo que a população de ambos neste período foi de 126 ex-alunos. De modo geral, os dados obtidos sinalizam que a maioria dos administradores são homens, dos que participaram da pesquisa têm idade entre 18 e 25 anos. Poucos são registrados no CRA e desses somente uma pequena minoria atuam com carteira profissional no mercado de trabalho de Guanambi, a maior parte desses administradores se encontram na área financeira e de Vendas, ocupando principalmente o cargo de gerencia. Assim, pôde-se perceber uma satisfação dos egressos em relação ao curso, isso porque a maior parte dos egressos obteve melhor renda após obter o título de bacharel em Administração.
- ItemO orçamento público como instrumento de gestão: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi(2013-12-20) Veiga, Francineide Rodrigues da; Silva, Roberta Nonato da; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Rodrigues, Fabrício LopesO presente estudo se insere no campo do Orçamento Público e tem como objetivo geral comparar a relação existente entre o planejamento e a execução orçamentária e financeira da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi, no período de 2008 a 2011. O estudo foi conduzido no sentido de avaliar se o orçamento contribui como um instrumento eficaz no Campus. Para tanto, no que se refere aos procedimentos metodológicos foram utilizados o estudo de caso, as pesquisas exploratória e documental e a abordagem qualiquantitativa. Os dados necessários à realização do trabalho foram pesquisados a partir do Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) do Governo do Estado da Bahia, do Sistema Integrado de Planejamento (SIP) da Uneb e de documentos internos do Campus XII, a exemplo dos relatórios orçamentários e financeiros referentes ao corte temporal estabelecido. Para complementar a análise foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores do Campus (gestão 2008-2011) e coordenadores de Colegiado, a fim de obter informações acerca do processo orçamentário e ajudar no diagnóstico e tratamento dos dados levantados na pesquisa documental. Dentre os resultados encontrados, ficou evidenciado que o Campus XII sempre busca alinhar o seu orçamento em relação às demandas internas, visando à satisfação das necessidades da comunidade acadêmica. Todavia, na prática, o planejamento orçamentário de cada ano é elaborado com base no orçamento do ano anterior, com pequenas alterações para se ajustar aos recursos disponíveis. No que se refere ao orçado e o executado, a pesquisa revela uma execução orçamentária de 85,97% na média para o período de 2008 a 2011, indicando que nem tudo que se planeja é cumprido dentro dos prazos estabelecidos. Também foi perceptível visualizar que o ensino de graduação em todo o período em estudo foi contemplado com a maior parte dos recursos disponíveis. Este fato deve-se principalmente em virtude do ensino de graduação ser a atividade principal do Departamento, além de elencar os gastos gerados para o funcionamento deste. Nota-se o avanço do Campus XII no que concerne à realização do planejamento participativo, instrumento que possibilita o envolvimento de toda a comunidade universitária com o planejamento das ações futuras da universidade. No entanto, verificou-se que o mesmo ainda necessita de um amadurecimento, no sentido de buscar meios de engajar a comunidade acadêmica a se envolver e contribuir para o desenvolvimento das atividades do Departamento para o período de curto, médio e longo prazo. Além disso, o resultado do estudo indica que o orçamento contribui apenas parcialmente com a gestão, pois não é o principal instrumento utilizado e ainda existem entraves quanto à autonomia na gestão dos recursos orçamentários pelo Campus XII.
- ItemTurnover: a sazonalidade de mão de obra em um empreendimento de grande porte(2014-08-07) Costa, Fabiana Rodrigues; Guimaraes, Palloma Souza; Bittencourt, Euclides Santos; Cardoso, Vanderlei Marques; Rodrigues, Fabrício LopesO presente estudo tem como objetivo analisar qualitativamente a sazonalidade do fluxo de mão de obra de um empreendimento de grande porte, o Consórcio MGT, no período de 2012 a 2014. Para isso, fez-se necessário realizar levantamento bibliográfico e análise documental, onde foi possível observar o comportamento do turnover em um período de 16 meses e identificar os fenômenos que influenciam na rotatividade do pessoal e suas consequências. A pesquisa engloba toda contingência da mobilização e desmobilização, evidenciando os fatores internos e externos que determinam estas oscilações, apresentando os resultados obtidos via gráficos e tabelas, proporcionando melhor identificação dos períodos com mais sazonalidade do fluxo do pessoal, explanando assim, a evolução da obra em sua produtividade e as decorrentes necessidades em admissões e demissões. Estes critérios fundamentam-se em proporcionar ao leitor o estudo do turnover em uma obra de característica de construção civil, pré-projetada, demonstrando como este fenômeno se comporta desde seu estagio inicial, desenvolvimento, até sua finalização, promovendo assim um estudo crítico da sazonalidade no empreendimento.