Navegando por Autor "Rodrigues, Elilia Camargo"
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- ItemEducação popular no território de Itaparica-BA/PE: narrativas sobre lutas, subjetividades e construção histórica no Vale do São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Rodrigues, Elilia Camargo; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Santos, Luciano Costa; Santos, Fábio Josué Souza; Hetkowski, Tânia MariaO presente estudo tem como objetivo principal apresentar a realidade de participação narrada pelas lideranças que atuam em organizações populares de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, tendo em vista o desenvolvimento de uma Educação Popular no Território Itaparica-BA/PE. A investigação atende ao aporte fenomenológico no âmbito das investigações qualitativas, diante da significação dessas lideranças, sujeitos da pesquisa e narradores das suas realidades. Nesse sentido, as memórias de participação foram conhecimentos relevantes que auxiliaram na descrição da realidade e consistem em resultados da condução de entrevistas narrativas como procedimento metodológico de investigação. Na fundamentação teórica do trabalho destacam-se as contribuições de Merleau-Ponty (1999), na compreensão fenomenológica teórico-metodológica da investigação; Dussel (1977, 1995, 2012), Walsh (2013), Mbembe (2018, 2021) e Quijano (2005), como referências no debate sobre o contexto social da colonialidade e sua desconstrução atribuída como decolonialidade e descoloniazação; Ricoeur (2010), no diálogo que envolve histórias, tempos e narrativas; Saquet (2007) e Saquet e Spósito (2008), nos conceitos de território, territorialidade e desterritorialização; além de Paulo Freire (1987, 2011) e Oscar Jara (2020), no debate da Educação Popular. As considerações dessa realidade implicam em problemáticas sociais vivenciadas diante dos impactos na população atingida e na sociedade com repercussões em nível local e nacional das negligências cometidas com a implantação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) no território. As reações dos sujeitos perante as consequências dessas problemáticas respondem pela aderência a um contexto favorável para a organização da luta e da resistência, apoiada pela atuação da Teologia da Libertação, impulsionando a intensificação da cultura de participação vigente no território. Os resultados estão voltados ao reconhecimento de uma Educação Popular no território e constituem campo epistemológico e disciplinar que remete à formação da consciência política e à libertação dos sujeitos frente às injustiças da sociedade capitalista e da exclusão social.
- ItemA reconstrução do processo de identificação da liderança em associações de moradores de Salvador(2009-11-04) Rodrigues, Elilia Camargo; Nunes, Eduardo José Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Bomfim, Juarez DuarteEsta pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que influenciam a reconstrução do processo de identificação de lideranças que atuam em associações de moradores nos bairros de Mata Escura, Estrada das Barreiras e Engomadeira em Salvador, Ba. Procura compreender a liderança como categoria construída no campo da investigação empírica a partir do envolvimento, interação e participação com a pesquisa qualitativa. A orientação metodológica do trabalho com as histórias de vida permitiu considerar a memória e identidade como elementos que fundamentaram a investigação. Os fatores que impulsionaram a constituição de lideranças comunitárias são representativos na formação da identificação desses sujeitos. Os sentimentos de pertencimento, construídos ao longo da convivência em um mesmo território, representam a conquista do direito democrático de instituir espaço coletivo para a reivindicação de aspectos da sobrevivência negada na sociedade. A perspectiva sociológica interacionista e etnometodológica foi de importância crucial para a construção da pesquisa, que se baseou na contribuição de autores como Berger e Luckmann (1985), Coulon (1995), Goffman (1983), Halbwachs (1990), Hall (1999), Weber (1982), Gohn (1998) em análises sobre: identidade memória individual e coletiva, representações coletivas da identidade e sentimentos de pertencimento, na construção do conceito de carisma e para a análise do caráter educativo dos movimentos coletivos.