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Navegando por Autor "Rodrigues, Alexsandro Vaz"

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    O minecraft education: uma estratégia de aprendizagem da matemática na Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA
    (UNEB, 2025-03-31) Rodrigues, Alexsandro Vaz; Silva, Américo Junior Nunes da; Brito, Mirian Ferreira de; Nogueira, Cleia Alves
    A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do processo de aprendizagem utilizando o Minecraft Education, dentro do espaço educacional de uma escola municipal, localizada em Juazeiro-BA. Esta investigação foi norteada a partir das narrativas de quinze estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estação do Saber, sobre o processo de aprendizagem da matemática utilizando o Minecraft Education. As narrativas dos colaboradores está no centro da discussão, a partir da compreensão de que o saber nasce daquilo que é experimentado na dimensão da singularidade dos acontecimentos, que ocorrem em um tempo e espaço específico, consolidando um movimento de aprendizagem estruturada e organizada pela percepção nascida daquilo que já ocorreu e que nos toca singularmente no presente. E por entender que números não dão conta de processos tão subjetivos, o ponto de vista teórico metodológico desse estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa e na abordagem da pesquisa narrativa, por se tratar de uma tessitura metodológica compreensiva e interpretativa das experiências que emergiram no trabalho do dispositivo metodológico Ateliê Reflexivo, que permitiu fomentar um espaço que provocou o encadeamento das reminiscências e das narrativas dos colaboradores. A discussão teórica emergiu da conjuntura atual entre a educação e a tecnologia, apresentando elementos que se integram compondo o mosaico contemporâneo que se apresenta na sala de aula, e que estão ligados de forma direta ao objeto pesquisado: currículo, ensino da matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDIC) e games digitais. Uma construção conceitual onde me percebo, e teço relações que estabeleço com o mundo, por estarem conectadas ao meu processo histórico, na vida e na docência, delineando experiências formativas que marcaram minha trajetória. Os colaboradores fazem um movimento narrativo ancorado na perspectiva de quem experimentou a aprendizagem oriunda do cotidiano escolar, por meio das TDIC, e como esta experiência os afeta, onde defendo, a partir das narrativas, que games como o Minecraft podem, potencialmente, tornar mais compreensível aspectos subjetivos da matemática, pela possibilidade lúdica e tridimensional que este meio oferece. Aponto também a preocupação de que o uso desta tecnologia não se basta em si mesma, há uma necessidade constante de planejamento, estudo, acompanhamento e escuta dos discentes, em um processo dialógico e pragmático. Por fim, essa dissertação me permite concluir, ainda, que o papel da valorização da memória das experiências, que surge rediviva nas narrativas, em um espaço autopoiético, é de ordem estrutural na produção de aprendizagens no coração e na mente dos estudantes, que aqui, foram mais que colaboradores.
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