Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Nailton José de Menezes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do ensino médio
    (2018-08-31) Rocha, Nailton José de Menezes; Brito, Gilmário Moreira; Faria, Ivan; Leiro, Augusto Cesar Rios
    Esta dissertação estabelece diálogos sobre as experiências de estudantes e a cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador -Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do Ensino Médio, a partir de leituras e análises de textos de: Julia (2001), Chervel (1990), Viñao del Frago (2008), Dayrel (2014), Carrano (2013), Certeau (1994), Portelli (1997), acerca das temáticas: cultura escolar, juventudes, cotidiano e disciplinas escolares. Inspirando-me na etnografia, realizei uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as possíveis inter-relações e tensões existentes entre as experiências de cinco estudantes de uma terceira série do Ensino Médio e as práticas educativas cotidianas do Colégio Estadual David Mendes Pereira (CEDMP), situado em Salvador-Bahia. Utilizei a metodologia de observação em campo, nas aulas e nos corredores do colégio, e a escuta das narrativas dos/as estudantes, a partir de elementos da história oral. O principal instrumento utilizado para ouvi-los foi uma entrevista semiestruturada, composta de dez perguntas. Realizada individualmente com os/as estudantes, ela me permitiu notar, nas respostas apresentadas, que, apesar dos planos, metas e discursos oficiais e dos esforços cotidianos presentes na cultura do colégio, ainda havia uma lacuna entre o que propõe a educação formal e o atendimento às aspirações e aos projetos reais de vida dos/ as jovens que concluíam o Ensino Médio no CEDMP.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais