Navegando por Autor "Rocha, José Cláudio"
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- ItemCognição: aspectos contemporâneos da construção e difusão do conhecimento(2016-06) Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Rocha, José CláudioEste livro é resultado do esforço coletivo de docen-tes e discentes do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), com vistas a mostrar a produção das pesquisas do doutorado. Trabalhou-se na necessidade de produzir coletiva/colaborativamente na direção de encontrar caminhos para a difusão do conhecimento na sociedade, considerando que não se pode ignorar a premência das questões próprias da contemporaneidade, em permanente interação, para instituir e consolidar as áreas interdisciplinares de análise cognitiva e modelagem do conhecimento. O DMMDC é composto por docentes-pesquisa-dores de variadas formações, nas áreas das Ciên-cias Exatas e da Terra como também das Ciências Humanas e Sociais, procurando estabelecer pertinentes diálogos que visem superar as diferenças da visão clássica disciplinar.
- ItemDifusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do programa de educação ambiental e mobilização social em saneamento da Bahia(2015-04-07) Neves, Rubem Castro; Rocha, José Cláudio; Ribeiro, Núbia Moura; Freitas, Kátia Siqueira de; Rocha, Júlio César de Sá da; Silva, Francisca de Paula Santos daEsta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em intervenções feitas durante o ano de 2010. Está relacionada com a difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia (PEAMSS Bahia). Foi estudado, a partir das intervenções feitas por este programa, como a difusão de conhecimentos e a mobilização social podem influenciar a adoção da política pública de educação ambiental no âmbito do PEAMSS Bahia. Para isso foram identificados os elementos envolvidos na assimilação e difusão de conhecimento, na mobilização social e na mudança de atitudes da população envolvida. A pesquisa descreve como a população, através da difusão de conhecimento e da mobilização social, reagiu frente à adoção dessa política, com vistas a propor medidas que possam contribuir com novas intervenções. A tese está embasada principalmente nas teorias de difusão de inovação, de mobilização social e da educação ambiental crítica. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta foram variados, envolvendo grupo focal, aplicação de questionário com a escala Likert, observação direta e análise de documentos. A análise principal dos dados foi a partir da construção da explanação com triangulação dos dados. Os resultados dessa investigação associados às teorias pertinentes indicaram que a difusão e o uso do conhecimento ocorreram de uma forma bastante pessoal e em um círculo muito fechado em que as mudanças de atitudes estão mais relacionadas com o indivíduo que o coletivo. A ausência do poder público local foi registrada como algo negativo para o sucesso das intervenções realizadas. A mobilização social não se efetivou de forma plena, apesar de um bom projeto de comunicação. Isto dificultou a adoção da nova ideia em nível coletivo, porém, em nível individual, essa adoção foi considerada satisfatória. No que diz respeito aos aspectos relacionados às premissas de uma política pública, os resultados observados apontaram para uma fidelidade a essa política. Os resultados apontaram também para a necessidade de continuidade dos trabalhos de intervenção por mais algum tempo. Com base nesses resultados, foi constatado que a difusão de conhecimentos e a mobilização social contribuem para a adoção da política pública de educação ambiental proposta pelo PEAMSS Bahia, e podem influenciar essa adoção de diversas maneiras. Nesse contexto, ficou evidente a importância da valorização do sujeito através do empoderamento pelo conhecimento, ressaltando o desenvolvimento de valores e habilidades e, ao mesmo tempo, reafirmando sua condição humana de ator do processo na autogestão e controle social.
- ItemEducação para a Convivência com o Semiárido e Direitos Humanos: Práticas Educativas do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, em Juazeiro-BA(2016-04-04) Aquino, Maryângela Ribeiro de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Oliveira, Lucia Marisy Souza Ribeiro de; Rocha, José CláudioEsta dissertação se volta para a investigação e análise das experiências educativas de convivência com o semiárido que ocorrem em cidades do Território Sertão do São Francisco na Bahia, na perspectiva dos direitos humanos emancipatórios. Tem por objetivo o conhecimento e análise dessas experiências sob a responsabilidade do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, para identificar se tais experiências contemplam os direitos humanos emancipatórios capazes de gerar melhoria nas condições de vida dos pequenos agricultores e agricultoras que lá residem. No referencial teórico aprofundou-se conceitos como desenvolvimento local e territorial sustentável, educação contextualizada, espaços não formais de educação e direitos humanos numa perspectiva emancipatória, pluralista e intercultural. Os dados foram obtidos a partir de uma abordagem qualitativa, baseada em observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal. A partir da análise dos dados foi possível concluir que as experiências educativas voltadas para a convivência com o semiárido, sob a responsabilidade do IRPAA contemplam e promovem os direitos humanos emancipatórios capazes de gerar melhoria nas condições de vida dos pequenos agricultores e agricultoras situados no Território Sertão do São Francisco, pois sustentados em ideais, valores, princípios e práticas da dignidade humana, da cidadania ativa e participativa, da justiça e da inclusão social.
- ItemEducação prisional e ordenamento legal: desafios da formação docente(2019-04-12) Silva, Maristela Vieira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Reginato, Andréa Depieri de Albuquerque; Rocha, José Cláudio; Oliveira, Rosemary Lapa deA dissertação intitulada Educação prisional e ordenamento legal: desafios da formação docente resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa que tomou a dialética como fundamento e a educação ofertada dentro do cárcere como direito dos encarcerados. Com cinco seções, o estudo assim apresenta: na introdução, que tem por base a justificativa pessoal, social e acadêmica, na escolha do tema, nos caminhos metodológicos, justificar que o método dialético, na pesquisa qualitativa documental e bibliográfica escolhida para esta investigação, busca alcançar uma análise do objeto central, comum a todos e seus efeitos nos direitos individuais, em seguida as reflexões conceituais, trazem os autores escolhidos nos conceitos e reflexões sobre o cárcere enquanto instituição total, bem como sobre formação docente. Diante das reflexões conceituais trazidas na seção anterior, passou-se à análise da legislação que dispõe sobre o direito à educação, bem como, diretrizes e Resoluções sobre a formação docente carcerária. As últimas seções buscam trazer reflexões sobre o cárcere na contemporaneidade, a educação que ocorre no cárcere: que utiliza o EJA em salas multisséries, e a remição de pena para o estudo. Por fim, observou-se a demanda prisional existente e a relação entre os presídios e a formação docente nos cursos de Pedagogia pela Uneb nos territórios de identidade da Bahia. Para tanto, o texto elegeu educação prisional, cárcere, formação docente e ordenamento legal como categorias teóricas principais, refletiu sobre o cárcere como instituição total e singular e pontuou as políticas públicas específicas. O estudo evidenciou que o cárcere é uma realidade com demanda expressiva e crescente, constatou que o ordenamento legal sobre o direito à educação prisional é substantivo e afirmou a necessidade de uma formação docente específica. Sublinhou o hiato entre a possibilidade de formação docente com componentes curriculares e conteúdos pedagógicos consoantes à educação para os encarcerados e os cárceres em determinados territórios de identidades da Bahia.
- ItemModelagem do role-playing game digital para cidadania crítica entre os jovens do cabula e entorno(2016-04-28) Duarte, Caroline Alcântara; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Neto, Adelmo de Souza Machado; Rocha, José Cláudio; Oliveira, Maria Olívia de MatosEste trabalho analisa como o RPG digital enquanto ferramenta pedagógica e tecnológica pode criar condições para que os jovens alunos de escolas públicas da região do Cabula e entorno possam desenvolver uma consciência crítica da cidadania e criar habilidades de resiliência através do jogo. Neste tocante, o estudo sobre a história das crianças e jovens no Brasil permite compreender quais os instrumentos que forjam a visão do jovem como ser marginal. Compondo o campo empírico, é analisada a construção urbana do Cabula enquanto espaço de afastamento das famílias pobres do centro metropolitano e sua atual especulação imobiliária, refazendo a história de afastamento e exclusão social. A pedagogia histórico-crítica cunhada por Demerval Saviani trouxe a base pedagógica necessária para modelar o jogo tendo em vista a trajetória de exclusão e alienação sofrida pelos jovens sujeitos da pesquisa: os moradores e estudantes de escolas públicas do Cabula e entorno. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky sustenta a base epistemológica necessária para criar os mecanismos de apoio e fomento a atuação do jovem de forma engajada, através da mediação e interação entre os pares. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida de forma a criar meios de construção da autonomia e resiliência nos jovens através das simulações do RPG digital. Os dados obtidos sobre a condição social do jovem e da criança pertencentes ao Cabula e entorno, analisados com base na filosofia da práxis, e o conceito de intelectual, desenvolvido por Gramsci, e relacionados à abordagem metodológica DBR, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa a partir da simulação de situações cotidianas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre situações cotidianas que necessitam de intervenção de forma positiva para apoiar desenvolvimento pessoal e local de maneira colaborativa e ativa.
- ItemPráticas e saberes jurídicos para tempos de retrocesso: reações contra-hegemônicas ao desmonte de direitos(2022) Oliveira, Ilzver de Matos Ilzver de Matos; Rocha, José Cláudio; Pereira, Luiz IsmaelA coletânea é uma atividade de difusão dos métodos e resultados concretos de transformação social para materializar novos saberes, métodos e princípios de ação coletiva. Está organizada em duas partes: 1ª) propõe um debate sobre o lugar das instituições jurídicas no contexto do retrocesso, com destaque para os riscos que a retirada de direitos representa para a sociedade no campo da segurança pública, proteção de grupos minoritários e garantia de direitos sociais; 2ª) reflete sobre as experiências no campo jurídico que renovam e mantêm a esperança na superação do quadro de retrocesso, dando especial atenção às experiências e aos debates que envolvem dois daqueles grupos de sujeitos sociais que estão na base da pirâmide social: mulheres e a população negra.
- ItemSaramandaia: um estudo de caso sobre a participação dos movimentos sociais urbanos na luta pelo direito humano à educação básica(2017-05-11) Soares, Rosangela Costa; Rocha, José Cláudio; Rocha, José Cláudio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Moruno, Vidal MárioO trabalho é um estudo de caso sobre a participação dos Movimentos Sociais Urbanos na luta pelo Direito Humano à Educação Básica em Saramandaia, bairro localizado em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1970 e 2016. Tem como foco a construção da Escola Municipal Marisa Baqueiro Costa. Ressalta a participação dos moradores na cena pública como forma de reconhecimento de seus direitos enquanto atores sociais e políticos. Para tanto, adotou os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e produção de material audiovisual o que nos permitiu a coleta de evidências do fenômeno analisado. Este estudo de caso reafirma a importância dos movimentos sociais urbanos na luta, conquista e defesa dos interesses da população historicamente marginalizada, assim como o papel que a escola tem na difusão do conhecimento, das experiências e das reflexões sobre as questões que atingem a comunidade. Conclui que a implantação da Escola Municipal Marisa Baqueiro costa foi resultado da organização dos moradores, que conseguiram formular estratégias junto ao Estado, mesmo em situação desigual que estavam submetidos. Fica evidenciado que a luta pelo Direito Humano à Educação é um processo continuo podendo ser observada atualmente através das reivindicações voltadas para ampliação de vagas e manutenção da escola conquistada. Por fim, propõe-se como produtos desta pesquisa o estudo de caso, o Plano de Ação da Escola em Educação em Direitos Humanos, assim como o vídeo documentário para expor a narrativa dessa proposta.