Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Gabriela Silveira"

Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Aventura pelo conhecimento
    (2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto; Rocha, Gabriela Silveira
    Trabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Aventura Pelo Conhecimento
    (2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto ; Rocha, Gabriela Silveira
    Trabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Catalogo : Produtos do Programa de Pós -Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade(PPGELS)-2019 a 2022
    (0023-08-24) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Santana, Anderson Teixeira; Figueiredo, Camila Celestino; Anacleto, Jamille Brabosa Silva; Carvalho, Jessica Santos; Santos, Odílio da Silva
    Os produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do Semiárido Baiano. O profissional formado no PPGELS estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido, contribui com espaços escolares e não escolares.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Catálogo de produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. (PPGELS/UNEB)2022 - 2024 - Vol. II
    (0024-06-12) Costa, Glauber Barros Alves; Carvalho, Hercules Souza; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Rosicleia Jesus da; Fernandes , Pollyana; Santos, Odílio da Silva; Souza, Natália da Costa; Silva, Isadora Xavier da; Rocha, Marizete Rodrigues da
    Os produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do semiárido baiano. O profissional formado no ppgels estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido contribui com espaços escolares e não escolares.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Catálogo dos produtos educacionais: diversidade, gênero e relações etnico raciais
    (0024-11-20) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Zoraide Portela da; Silva , Isadora Xavier da; Fernandes, Pollyana Pereira; Santos, Odílio da Silva; Rocha , Marizete Rodrigues da; Souza , Natália Costa; Carvalho, Hercules Souza de; Silva, Rosicléia Jesus da
    Eis de fato um catálogo diverso que se propõe diverso. Em sua multiplicidade, discute questões candentes que avançam sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), questões de gênero, diversidade etc. Chama a atenção o olhar das mulheres sobre a educação, principalmente a EJA. O catálogo avança sobre as questões de gênero, da diversidade, mas, com muita propriedade, nca o olhar principalmente sobre as questões que se relacionam à luta antirracista e sobre as relações étnico-raciais. Esses temas devem sempre ser evocados por se tratarem de assuntos difíceis de serem tratados. Podemos a rmar, conforme sugere a escritora Katiúscia Ribeiro, que os estudos sobre relações étnico-raciais e as histórias africanas “não servem como antídoto e caz para a compreensão de sua realidade histórica, ele é o vetor que moverá a população preta para um destino alicerçado em seu passado”. E lembramos novamente Cidinha da Silva, no texto citado no início, que conclama a todos e todas a expandir o “repertório crítico e analítico ampli cando sua compreensão sobre o tema e convocando-nos para fazer parte das mudanças necessárias para que o mundo seja mais justo”. O nosso “Catálogo” pretende dar uma boa contribuição para que isso aconteça. Se com ele ao menos provocarmos as discussões, saberemos que estamos num bom caminho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecendo o biodigestor: produzindo energia e aprendendo Ciência
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira
    Essa Cartilha é um produto educacional resultante da pesquisa de mestrado intitulada: “PRODUÇÃO DE BIOGÁS; Perspectivas para o ensino de Ciências na escola Araçá/Cariacá”. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino Linguagem e Sociedade-PPGELS da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus VI/Caetité e sua intenção é contribuir, como material de apoio, para o ensino de Ciências na Escola da comunidade quilombola Araçá-Cariacá. Esse material vem retratar o tema energia sob a ótica do estudante e morador da comunidade Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA. Para isso tratamos o tema a partir de elementos presentes no cotidiano da comunidade levando em consideração seus saberes e práticas. O conteúdo da cartilha foi exposto de forma interdisciplinar e transdisciplinar para que os professores consigam refletir sobre a presença da ciência no seu cotidiano e as possibilidades que ela pode oferecer à comunidade. Na cartilha também foram inseridas sugestões de temas intrínsecos ao processo de construção do biodigestor e que podem ser abordados para que os estudantes reconheçam a presença da Ciência em todas as situações cotidianas. Por fim, a intensão é que esse material possa servir como fonte de inspiração para as suas aulas de ciências ao mesmo tempo que desperte para outras questões do dia a dia que também são importantes ao desenvolvimento dos estudantes e que estes possam se sentir representados nessa cartilha e que isso possa instigá-los a conhecer melhor a fonte de energia apresentada aqui.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O estudo de Função do Primeiro Grau: A partir do Dinâmica de Trabalho na Agricultura
    (2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon Santos; Rocha, Gabriela Silveira
    Produto originado no Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar
    (2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, Antonieta
    Este Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Modelagem matemática: uma experiência de ensino a partir da produção de leite
    (2021-12-14) Silva, Marcos Fernandes; Rocha, Gabriela Silveira
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vidas secas para ler e interpretar a região Nordeste: um guia para o ensino de geografia
    (0025-05-14) Santos, Staela Rodrigues Porto dos; Rocha, Gabriela Silveira
    Vidas Secas para ler e interpretar a região Nordeste: um guia para o ensino de Geografia convida professores e leitores a explorarem o Nordeste brasileiro por meio da literatura de Graciliano Ramos. Utilizando Vidas Secas como fio condutor, este guia didático propõe um olhar geográfico sobre o sertão, desconstruindo estereótipos e revelando a complexidade da região. Entrelaçando Geografia e Literatura, o livro traz reflexões sobre espaço, cultura e identidade, mostrando como o sertão resiste, reinventa-se e desafia narrativas simplistas. Um convite à compreensão profunda da realidade nordestina, além da seca e da migração, através das palavras e paisagens da ficção.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais