Navegando por Autor "Rocha, Gabriela Silveira"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA realidade local pode estar no livro didático de geografia? Uma proposta de ensino a partir de um livro de geografia sobre e para Caetité - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Oliveira, Elaine Moreira de; Costa, Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Matos, Fernanda de OliveiraLivro didático é um material amplamente utilizado em todo território brasileiro. No entanto, seu uso indiscriminado pode ocasionar um ensino de Geografia sem muito significado e distante da realidade do aluno. Ciente dessa problemática e pensando em contribuir com o ensino de Geografia nas escolas de Educação Básica do município de Caetité foi desenvolvido ao longo deste estudo um produto educacional voltado para o ensino da Geografia do município de Caetité - BA, um livro didático intitulado “Geografia em foco: Caetité”. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o impacto do uso do livro didático “Geografia em foco: Caetité” na perspectiva local no ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se aplicação/ testagem do livro com a participação de dois universitários do VIII semestre do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VI, os quais aplicaram o livro em uma turma de 1º ano do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - CETEP, escola de Educação Básica localizada na cidade de Caetité - BA, na qual eles atuavam como residentes do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, cujos procedimentos adotados consistiram em pesquisa e revisão bibliográfica, levantamentos in loco e aplicação de questionário semiestruturado como instrumento de produção e investigação dos dados, que posteriormente foram tratados, tabulados e interpretados utilizando os princípios e procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do livro Geografia em foco: Caetité como material de apoio nas aulas de Geografia se mostrou extremamente assertiva, posto que os estudantes conseguiram visualizar na prática os fenômenos estudados, estimulando a participação e interesse pela aula.
- ItemAventura pelo conhecimento(2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraTrabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
- ItemAventura Pelo Conhecimento(2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto ; Rocha, Gabriela SilveiraTrabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
- ItemCatalogo : Produtos do Programa de Pós -Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade(PPGELS)-2019 a 2022(0023-08-24) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Santana, Anderson Teixeira; Figueiredo, Camila Celestino; Anacleto, Jamille Brabosa Silva; Carvalho, Jessica Santos; Santos, Odílio da SilvaOs produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do Semiárido Baiano. O profissional formado no PPGELS estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido, contribui com espaços escolares e não escolares.
- ItemCatálogo de produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. (PPGELS/UNEB)2022 - 2024 - Vol. II(0024-06-12) Costa, Glauber Barros Alves; Carvalho, Hercules Souza; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Rosicleia Jesus da; Fernandes , Pollyana; Santos, Odílio da Silva; Souza, Natália da Costa; Silva, Isadora Xavier da; Rocha, Marizete Rodrigues daOs produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do semiárido baiano. O profissional formado no ppgels estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido contribui com espaços escolares e não escolares.
- ItemConhecendo o biodigestor: produzindo energia e aprendendo Ciência(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela SilveiraEssa Cartilha é um produto educacional resultante da pesquisa de mestrado intitulada: “PRODUÇÃO DE BIOGÁS; Perspectivas para o ensino de Ciências na escola Araçá/Cariacá”. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino Linguagem e Sociedade-PPGELS da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus VI/Caetité e sua intenção é contribuir, como material de apoio, para o ensino de Ciências na Escola da comunidade quilombola Araçá-Cariacá. Esse material vem retratar o tema energia sob a ótica do estudante e morador da comunidade Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA. Para isso tratamos o tema a partir de elementos presentes no cotidiano da comunidade levando em consideração seus saberes e práticas. O conteúdo da cartilha foi exposto de forma interdisciplinar e transdisciplinar para que os professores consigam refletir sobre a presença da ciência no seu cotidiano e as possibilidades que ela pode oferecer à comunidade. Na cartilha também foram inseridas sugestões de temas intrínsecos ao processo de construção do biodigestor e que podem ser abordados para que os estudantes reconheçam a presença da Ciência em todas as situações cotidianas. Por fim, a intensão é que esse material possa servir como fonte de inspiração para as suas aulas de ciências ao mesmo tempo que desperte para outras questões do dia a dia que também são importantes ao desenvolvimento dos estudantes e que estes possam se sentir representados nessa cartilha e que isso possa instigá-los a conhecer melhor a fonte de energia apresentada aqui.
- ItemO estudo de Função do Primeiro Grau: A partir do Dinâmica de Trabalho na Agricultura(2022-06-10) Moreira, Bruno Alexon Santos; Rocha, Gabriela SilveiraProduto originado no Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade
- ItemGuia de Curricularização da Fanfarra Escolar(2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, AntonietaEste Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
- ItemMelodias que ressoam na escola: sentidos e significados da fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Teixeira , Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, Antonieta; Carvalho , Eliana Marcia dos Santos; Cunha, Eudes OliveiraEste trabalho tem como principal objetivo investigar como a linguagem musical desenvolvida pela fanfarra escolar atua na produção de saberes, sentidos, significados e na disseminação de práticas socioculturais. A pesquisa foi realizada no Complexo Integrado de Educação de Caetité-CIEC, escola de tempo integral, localizada na cidade de Caetité- BA. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, pelo fato de a pesquisadora interagir com a comunidade investigada, enquanto professora da escola, e por indicar a interação com outros atores na produção de conhecimento acerca da fanfarra escolar. Os métodos utilizados para obtenção dos resultados deste estudo foram a pesquisa documental e o questionário. O trabalho de pesquisa documental foi avaliado com base no conteúdo dos documentos encontrados, definidos e selecionados, a fim de construir agrupamentos administrativos, pedagógicos e de memória. Na pesquisa documental, identificamos as bases legais de implantação da fanfarra escolar, os registros de sua atuação na escola e no território, o quantitativo de estudantes participantes e de instrumentos musicais disponíveis, quem são os integrantes da fanfarra, como as oficinas são desenvolvidas, bem como, a questão orçamentária para manutenção dessa atividade musical no espaço escolar. A partir do questionário, os sujeitos da pesquisa foram revelados e foi possível compreender as contribuições pedagógicas da FANCTEB, o seu significado para a comunidade escolar, como também, o sentido atribuído à fanfarra pelos estudantes. Com base na investigação foi possível constatar que a oficina de fanfarra acontece de forma extracurricular e apresenta algumas limitações que precisam ser superadas e, incluídas no currículo e no Projeto Político Pedagógico da escola. Por outro lado, a educação musical promovida na escola por meio da fanfarra tem possibilitado significativas contribuições para a formação integral das crianças, adolescentes e jovens, uma vez que amplia o repertório musical e cultural, a diversidade de linguagens e permite aos integrantes da FANCTEB a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. É antes de tudo trabalhar com a inclusão social e a sensibilidade humana, de uma forma saudável e prazerosa.
- ItemModelagem matemática: uma experiência de ensino a partir da produção de leite(2021-12-14) Silva, Marcos Fernandes; Rocha, Gabriela Silveira
- ItemO professor de geografia na Bahia em tempos de pandemia da COVID-19(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-25) Chagas, Nájyla Betrine Batista; Costa , Glauber Barros Alves; Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira; Rocha, Gabriela SilveiraEsta dissertação examina o impacto da pandemia da Covid-19 na vida e trabalho dos professores de Geografia na Bahia. A pesquisa se divide em duas etapas: na primeira, concentra-se na revisão da literatura e na análise crítica das políticas educacionais brasileiras relacionadas à pandemia. A segunda etapa analisa o "Relatório de Pesquisas: Os Desafios de Ser Professor(a) durante a Pandemia da Covid-19 na Bahia," um estudo com a participação de mil professores. A dissertação segue o formato Multipaper, composta por dois artigos independentes que complementam a pesquisa. O primeiro descreve o perfil dos professores de Geografia na Bahia e aborda os desafios enfrentados durante a pandemia, com foco na transição para o ensino remoto e na falta de formação em tecnologia educacional. O segundo aprofunda a análise dos obstáculos enfrentados pelos docentes na prática pedagógica, incluindo questões relacionadas às condições de trabalho e à formação continuada. As conclusões enfatizam a urgência de investir na formação dos professores de Geografia na Bahia e a importância de políticas educacionais sólidas que ofereçam apoio adequado a esses profissionais. Além disso, como resultado da pesquisa, foi desenvolvida uma Sequência Didática alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprimorar o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Essa Sequência Didática representa uma ferramenta valiosa para os professores, proporcionando-lhes uma estrutura sólida para o planejamento e realização de aulas envolventes e significativas. Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão dos impactos da pandemia da Covid-19 no ensino de Geografia na Bahia e ressaltar a importância de preparar adequadamente os professores para os desafios do cenário educacional contemporâneo. Enfatiza ainda a necessidade de políticas educacionais que promovam uma formação docente de qualidade e reconheçam o esforço dos professores, elementos fundamentais para a construção de um sistema educacional resiliente, inclusivo e capaz de enfrentar com sucesso os desafios do presente e futuro.
- ItemPráticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma formação continuada(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Fernandes, Diene Aparecida de Lima; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Nunes, Cláudio Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraA presente dissertação trata de um estudo acerca da formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo desenvolver uma discussão a respeito das práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e propor a ampliação dos conhecimentos pedagógicos em prol de uma educação humanizadora e significativa através do curso de formação continuada. O curso será realizado com professores que comungam com a importância de se capacitarem, a fim de obterem conhecimentos que possam levá-los a enfrentar os desafios e as adversidades sociais pertinentes a sua profissão. Partindo desse plano de fundo para as discussões ao longo do trabalho e dos motivos que levaram a justificar a necessidade do aprimoramento dos professores, afinal os conhecimentos profissionais advindos de cursos de formação inicial a cada dia têm-se revelado, em via de regras, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente cotidiana, como, por exemplo, a pandemia do Covid-19 que estamos vivenciando. Neste período surgiu a necessidade de professores se capacitarem para atuar no novo cenário educacional que lhe foi imposto. Em seguida, há uma sequência de capítulos que rebuscam o percurso da formação docente, sendo tratada a formação inicial e a importância do treinamento contínuo no desenvolvimento profissional, e a contextualização da BNCC com a formação docente. Em termos de metodologia, optamos por fortalecer o estudo utilizando dados qualitativos, uma revisão de literatura sobre o tema analisado por meio da abordagem interpretativista e com a aplicação de questionário com uma amostra de professores que contribuíram com pesquisa. Percebemos, então, que se faz necessária uma atualização contínua em prol de uma formação de cidadãos habilitados para exercer ativamente suas atividades na sociedade e, com base nisso, subtraímos dessa pesquisa um produto educacional que visa à realização de um curso de formação continuada voltada para as necessidades elencadas pelos seus participantes.
- ItemProdução de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá Cariacá(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Sousa, Nuccia Carla Arruda deO ensino de Ciências, particularmente os conteúdos de Física, ainda são pouco trabalhados de forma contextualizada na modalidade de educação quilombola. As escolas quilombolas enfrentam diversos problemas como a falta de material contextualizado, professores sem formação adequada e estrutura física inapropriada para oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes. Devido a importância das energias renováveis no contexto atual, a base deste conhecimento é necessária para integrantes de comunidades quilombolas. A contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos, possibilita ao estudante entender e transformar o ambiente ao seu redor. O objetivo do trabalho foi investigar os saberes e a cultura da comunidade quilombola Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA, a fim de construir uma proposta metodológica que explore o estudo contextualizado da ciência no Ensino Fundamental II, de forma a aproximar a teoria da prática no cotidiano dos sujeitos envolvidos. Para isso, foi necessário reconhecer nas entrevistas feitas com o professor, gestores da escola, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de lideranças comunitárias e na reflexão sobre o currículo, o melhor caminho para se chegar a esse objetivo. Para discutir esses assuntos, trouxemos autores já consagrados como Freire (1996), Munanga (2005), Almeida (2014) e Arroyo (2017, 2011) e trabalhos contemporâneos como os de Macêdo (2008, 2015), Matos (2013) e Silva (2001, 2000) que contribuíram com conhecimentos ligados às duas categorias trabalhadas: “Educação escolar Quilombola” e “Ensino de Ciências”. As observações e análises feitas, sugerem que para construção desses materiais é necessário levar em consideração os costumes, os meios de vida e as necessidades dos alunos dessa comunidade sob o ponto de vista dos integrantes da pesquisa. Este estudo aponta que uma das possibilidades de melhorar a aprendizagem é a utilização de recursos naturais da própria comunidade como recurso pedagógico para ensinar. A proposta apresentada é uma cartilha para os professores, retratando a cadeia de produção do biogás por meio da explicação dos conceitos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia, dentro dos conteúdos de Ciências, além da abordagem de conteúdos e conceitos relacionados a multidisciplinariedade, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência na comunidade quilombola.