Navegando por Autor "Rocha, Francisco Ulisses Santos"
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- ItemA ferrovia e a configuração urbana da cidade de Alagoinhas - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2005-09-29) Araújo, Mayara Mychella Sena; Fernandes, Rosali Braga; Brito, Cristovão Cassio da Trindade; Rocha, Francisco Ulisses SantosNo final do século XVIII, um sacerdote fundou uma capela no sítio em que existe atualmente o município de Alagoinhas. Em 1852, por Resolução Provincial, o então povoado Santo Antonio das Lagoinhas foi elevado à categoria de vila, sendo desmembrado de Inhambupe. Em 1868, a sede do município foi transferida para o sítio onde se erguia a estação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco; ficando a antiga conhecida por Alagoinhas Velha. A nova sede foi elevada à categoria de cidade, por Lei Provincial em 1880. O trabalho apresentado remete-se ao processo de implantação da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco na cidade de Alagoinhas – Ba, em 1863, considerando como essa interferiu nas condições de ocupação, expansão e conformação urbana do local. A nova realidade, observada pela cidade, esteve relacionada ao modal ferroviário enquanto elemento atuante no arranjo territorial do crescimento de Alagoinhas. No trabalho o ferroviarismo é apontado como dispositivo potencializador da dinâmica urbana de Alagoinhas.
- ItemA importância dos bondes na expansão urbana da cidade de Salvador (1866 – 1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-26) Costa, Hilton Gerson Zenha; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Souza , Luis Antônio deSéculo XIX. A cidade de Salvador inicia seu processo de modernização, principalmente na área de transportes urbanos. Até então dominavam os deslocamentos a pé, seguidos pela utilização dos carros a tração animal. Mas é em 1866 que O próspero empresário Rafael Ariani, proprietário também de uma fábrica de carros, importa os primeiros bondes puxados a burro, inaugurando assim a era dos transportes coletivos das populações urbanas. É ainda através de Ariani e sua firma associada a Monteiro & Carneiro que surgem os transportes coletivos sobre os trilhos de ferro – os bondes – uma inovação tecnológica tornando possíveis viagens mais rápidas e confortáveis. O bonde, além de caracterizar toda uma época, exerceu um papel de fundamental importância no deslocamento urbano pois diversos núcleos habitacionais foram surgindo e se articulando. Através das linhas e dos trilhos abriram-se muitas casas de negócios e construíram-se muitas residências, alongando a cidade com investidas cada vez mais audaciosas inseridas ou não nos projetos governamentais. Os trilhos seguiram se estendendo pela cidade até aos lugares mais distantes, ligando os extremos norte e sul e partes alta e baixa delineando suas diferenças. Insere-se aí também o projeto e a construção de um transporte para articulação vertical no sentido de reduzir os desníveis urbanos – o elevador – para transporte de cargas e passageiros, tudo isso dentro de um plano estratégico de crescimento e modernização de Salvador. Essa obra genuinamente baiana e revolucionária provera a integração do elevador com as linhas de bonde que iam sendo instaladas e principalmente à comodidade de locomoção de comerciantes nacionais e estrangeiros que fervilhavam à época com o crescimento da vida social e com o divertimento importado da Europa. Este trabalho acadêmico tem pois como objetivo elaborar um estudo sobre o papel exercido por esse meio de transporte e principalmente sua importância no desenvolvimento e na expansão física de Salvador no período compreendido entre 1866 e 1930, ano em que ocorreu na cidade o “quebra-quebra”, marco do declínio deste sistema que persistiu até 1961. A partir da pesquisa fundamentada nos princípios do método histórico e das bibliografias especializadas, busca-se traçar um paralelo entre a implantação deste sistema ferroviário com o desenvolvimento e ampliação das fronteiras urbanas.