Navegando por Autor "Rocha, Flávia Aninger de Barros"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 1(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 2(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus.‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.
- ItemVeredas críticas: a recepação de Primeiras Estórias de Guimarães Rosa(Universidade do Estado da Bahia, 2016-08-28) Rosendo, Patrícia Morais; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Oliveira, Sayonara Amaral de; Rocha, Flávia Aninger de BarrosA partir da realização de leituras e estudos relacionados ao que se falou acerca da obra de Guimarães Rosa, surgiu o interesse em analisar mais cuidadosamente a maneira em que se deu o processo da recepção de sua produção pela crítica literária brasileira. Busca-se examinar neste estudo o quanto a atitude receptiva do leitor ilustra o modo pelo qual a recepção tem um peso singular na constituição de um cânone e na historicidade da obra. Deste modo, a pesquisa trata de uma investigação no âmbito da leitura sobre as diferentes maneiras de recepção de uma produção literária, no caso Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa, avaliando como o leitor crítico compõe e atualiza o quadro da leitura do livro em questão. Para tanto, o levantamento bibliográfico sobre o conjunto da produção crítica rosiana foi recolhido de recortes de jornais – colecionados pelo próprio Guimarães Rosa e preservados no Arquivo do autor no Instituto de Estudos Brasileiros na USP –, produzidos pela crítica impressionista no decênio compreendido entre os anos de 1962 a 1972; e em teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos e ensaios publicados em revistas especializadas e livros, advindos da crítica acadêmica contemporânea, produzida entre os anos de 2003 a 2013. Como referência teórica norteadora utilizou-se especialmente a Teoria da Estética da Recepção, a partir das ideias de Hans Robert Jauss (1994) e de outros estudiosos, a exemplo de Antoine Compagnon (2012) e Antonio Candido (1973). A análise desse material coletado refere-se ao período da formação da crítica literária no Brasil, o que permite a reconstrução do processo de recepção e de suas conjecturas, uma vez que restaura a dimensão histórica da pesquisa, assinalando as mudanças ocorridas no cenário da crítica literária brasileira. Procura-se mostrar que a narrativa de Primeiras Estórias, publicado em 1962, ao favorecer um diálogo de várias gerações de leitores, sustenta a prerrogativa que tem garantido sua permanência e vitalidade, inquirindo como essas leituras críticas fomentaram a criação do cânone Guimarães Rosa.