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Navegando por Autor "Rocha, Arnon Alves"

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    A construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação
    (UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Lima , Luciano Rodrigues; Almeida Filho, Carlos Paes de; Siqueira , Domingos Sávio Pimental
    As pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e he dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, tráçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual Ihes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de Suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no contexto sociocultural dos alunos.
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    A construção da competência aplicada do professor de LE: um diálogo entre reflexão e ação
    (UNEB, 2010-05-21) Rocha, Arnon Alves; Santos, Edleise Mendes Oliveira; Almeida Filho, José Carlos Paes de; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
    As pesquisas sobre formação de professores de línguas com atuação no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras têm mostrado que há falhas no que concerne ao desempenho desses professores em sala de aula. No contexto da maioria das faculdades e institutos de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil, o que se percebe são docentes bastante desarticulados quando o foco é a relação teoria e prática, sem saber o que fazer para a melhoria de sua prática pedagógica, já que não se tem uma proposta teórica mais adequada para a sua formação, que promova esse necessário diálogo. Muitas vezes, os professores se valem de experiências de ensinar/aprender LE, já adquiridas no seu próprio exercício, mas não se dão conta de sistematizá-las. O modelo de competência aplicada de Almeida Filho (2005b) capacita o professor a ensinar de acordo com o que sabe conscientemente, e lhe dá a condição de explicitar por que ensina da maneira que ensina e por que obtém os resultados que obtém. Dessa forma, esse pensamento se assemelha à ideia do senso de plausibilidade de Prahbu (1990), através do qual o professor precisa teorizar o que faz em sala de aula, a partir do desenvolvimento de suas próprias experiências. Nesse sentido, esta pesquisa analisa o que fazem os três professores de inglês pesquisados, ao longo do desenvolvimento de suas práticas docentes, e como explicam esse fazer. A partir de reflexões do trabalho de investigação realizado com os professores participantes do estudo, verificamos quais são e de onde advêm os elementos que constituem a prática desses professores e como eventualmente eles a modificam. Após analisarmos os dados gerados a partir de observações e gravações de aulas, notas de campo, entrevista semiestruturada e questionário estruturado, traçamos um perfil da competência aplicada dos professores com vistas a contribuir para o processo de formação docente. Os dados revelaram que, de forma diferenciada, as inovações mais marcantes, presentes nas práticas dos professores, surgiram desde a mudança curricular do curso de letras/inglês, a qual lhes proporcionou um novo percurso formativo apoiado num aprendizado contínuo, sistemático e reflexivo na ação. Com isso, os professores diversificaram suas modalidades de aulas, incluindo o aluno e suas atitudes como elementos constituintes de sua abordagem de ensinar, tornaram-se mais conscientes e explicitadores de suas ações, e essas mudanças se evidenciam com mais potencialidade na relação entre o ensino que realizam e a aprendizagem correspondente. Dessa forma, os professores saem de um paradigma de ensino/aprendizagem rígido e universal para interagirem nas novas concepções de língua/linguagem, no processo de ensinar e aprender LE, mais focadas no Contexto sociocultural dos alunos.
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