Navegando por Autor "Rocha, Arnon Alves"
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- ItemO apagamento da dental vozeada oral /d/ nas formas em gerúndio na comunidade de fala de Jacobina-BA: análise variacionista(2013) Miranda, Sueli Pereira da Silva; Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Rocha, Arnon Alves; Divino, Ludinalva Santos do AmorEste trabalho descreve o comportamento das formas de gerúndio no Português falado da cidade de Jacobina. Em tais formas, é possível verificar o fenômeno de apagamento do /d/ do morfema de gerúndio /ndo/, que passa a ser realizado como [no] na língua falada. A descrição do fenômeno, neste trabalho, é embasada nas teorias Sociolinguística Variacionista de Labov (1972,1994). O corpus desta pesquisa é formado por dados de fala espontânea extraídos de informantes da comunidade de fala. Compõem a amostra da pesquisa dez entrevistas de narrativas de experiências de informantes do gênero feminino e masculino, pertencentes às três faixas etárias (17 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 anos ou mais) e a três níveis de escolaridade (Ensino fundamental II, Ensino Médio e Ensino superior). Para a análise variacionista das ocorrências, consideramos, além das três variáveis sociais (faixa etária, escolaridade e gênero), variáveis linguísticas (extensão do vocabulário: dissílabo, trissílabo e polissílabo). Por meio da análise variacionista, verificamos que, do total de 94 ocorrências de gerúndio analisadas, 66 delas apresentaram apagamento do /d, o que evidencia que os falantes produzem mais a forma nãopadrão, „fala [no]‟. As variáveis selecionadas como relevantes para a aplicação do apagamento foram: gênero, escolaridade, faixa etária e extensão do vocabulário. A análise variacionista revelou que a frequência da aplicação da regra é alta na variedade estudada, sendo recorrente na fala dos homens e dos mais jovens. Esses resultados assinalam um quadro típico de forma inovadora e estigmatizada.
- ItemRefletindo a práxis na aula de LE: um exercício investigatório para uma melhor abordagem de ensino(UNEB, 2008-05-27) Miranda, Maryana Augusto Vieira; Machado, Wanderson Silva; Rocha, Arnon AlvesEste trabalho reflete a práxis de professores de inglês em uma escola pública no município de Jacobina-Ba, investigando como os professores atuam dentro e fora da sala de aula. Além disso, ele traz os modos para que o docente invista numa postura reflexiva, analisando o ensino de Língua Inglesa criteriosamente, não ficando preso somente ao universo da sala de aula. Nessa perspectiva, nós postulamos a possibilidade do professor agir de forma autônoma ne seu ensino, afirmando que ele precisa ter a capacidade de relatar os resultados que consegue em suas aulas de forma clara e precisa. Por esta razão, o professor precisa buscar subsídios em várias leituras e/ou pesquisas diversas, a fim de se tornar um sujeito emancipado. Como complemento dessa análise, indicamos que ela procura trazer melhorias para o ensino-aprendizagem de linguas, a partir do momento que os educadores tentem desenvolver ideias e práticas mais adequadas na inter-relação com os estudantes.
- ItemA variação do tu e você no português de Jacobina: uma análise sociolinguística(2013) Almeida, Jamille Maria Araujo de; Andrade, Tadeu Luciano Siqueira; Rocha, Arnon Alves; Divino, Ludinalva Santos do AmorEste trabalho de pesquisa consiste na análise da variação dos pronomes tu e você na comunidade de fala de Jacobina – Bahia, desenvolvida com fundamento nos pressupostos teóricometodológicos da Sociolinguística e configurada pelo modelo de análise do comportamento linguístico desses pronomes no português brasileiro, no seu aspecto sincrônico e diacrônico, bem como uma análise desses pronomes à luz da Gramática Tradicional em confronto com o uso discursivo. Aborda ainda uma análise variacionista acerca dos usos dessas formas pelos falantes – sujeitos da pesquisa. A composição da amostra se deu com a coleta dos dados, como a gravação de entrevistas, posteriormente transcritas, focalizando as narrativas, histórias e experiências de vida; levando em conta os fatores internos e externos que possam influenciar em seus resultados e confirmar se na comunidade analisada as formas tu e você estão em processo de variação ou a caminho de uma possível mudança em relação ao uso.