Navegando por Autor "Rocha, Alan de Aquino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações sociais sobre o Instituto de Educação Euclides Dantas em Vitória da Conquista-BA: contribuições às práticas pedagógicas e processos formativos em educação física(2023-03-31) Rocha, Alan de Aquino; Bomfim, Natanael Reis; Nunes, Claudio Pinto; Pire, Roberto Gondim; Vago, Tarcísio Mauro; Oliveira, João Danilo Batista de; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho buscou investigar como as Representações Sociais (RS) de professores e egressos, construídas sobre o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), mais conhecido com Escola Normal de Vitória da Conquista, contribuem com imagens que possam orientar práticas pedagógicas e saberes nos processos formativos do/da professora/professor da Educação Física Escolar, norteado pelo seguinte questionamento: Como as Representações Sociais, construídas por professores e egressos do Instituto de Educação Euclides Dantas, podem contribuir com orientação de práticas pedagógicas e construção de saberes nos processos formativos? Para tal, essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem interpretativa, pelo seu caráter qualitativo, colaborativo e solidário (BOMFIM e GARRIDO, 2019), pautada na Teoria e Método das Representações Sociais em sua abordagem socio genética (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001) e estrutural (ABRIC, 1988). Participaram da pesquisa, 10 professoras e professores que atuaram ou atuam no IEED e 10 egressos. A produção de informações foi realizada através de entrevistas utilizando a Plataforma Google Meet, entre os meses de outubro e dezembro de 2021. Foram utilizados dois instrumentos: a técnica de associação livre de palavras (TALP), cujo tema indutor foi ‘Escola Normal’, sendo-lhes solicitado que registrassem as primeiras cinco palavras que lhes viesse à lembrança, e um questionário semiestruturado. As palavras evocadas passaram por análise prototípica utilizando o software IRAMUTEQ. Os achados apontam a palavra ‘amizade’ como sendo o núcleo central (NC) das representações, e que as palavras ‘educação’, ‘aprendizado’, ‘trabalho’, ‘professor’, ‘companheirismo’, ‘profissão’, ‘acolhimento’, ‘dedicação’, ‘desafio’ e ‘confiança’, constituem o sistema periférico (SP). A apreensão da imagem das RS sobre o IEED, presente no discurso dos participantes, foi realizada através da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2016), com suporte do IRAMUTEQ, o qual, a partir do corpus textual das 20 entrevistas, procedendo à Classificação Hierárquica Descendente (CHD), fez emergir as três classes analisadas e discutidas, com retenção de 85,81% dos segmentos de texto (ST). As informações produzidas com o estudo apontaram, como saliência desta representação, o alto nível de envolvimento afetivo com o IEED por parte dos seus atores, atribuindo àquele espaço representacional, um lugar de estabelecimento de fortes vínculos de amizade, sobrepondo-se a aspectos mais formais, e nos permitiu elaborar algumas sugestões/orientações em relação à prática pedagógica e à formação da/do professora/professor da Educação Física Escolar.