Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rocha, Adilma Nunes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O texto machadiano no trânsito dos objetos culturais na contemporaneidade: entre contos e requadros
    (2012-05-10) Rocha, Adilma Nunes; Magalhães, Carlos Augusto; Silva, Marcia Rios da; Vieira, Nancy Rita
    O presente trabalho tem por objetivo umaanálise de como ocorrena contemporaneidade o diálogo entre produtos culturais distintos, prática que se concretiza nos textos híbridos que democratizamo acesso àsvariadas produções das culturas. Tais diálogos são motivados por um mercadoque passa a investir em novas sensibilidades identificadas com astramascomunicativas que rompemfronteiras geográficas, sociais e culturais.Neste contexto, procuramosestabelecer a relação entre a literatura de Machado de Assisna versão tradicionalea literatura em quadrinhos machadiana,por intermédio da tradução intersemióticaobservando como os jovens percebemestes textos. Asquadrinizaçõesliterárias tornam-se objeto de atençãotanto pela nova linguagemengendrada no encontro do verbal (clássico)e o icônico, comopela recepção que provocam, no sentido de que propiciamao público leitor o conhecimento e apreciação das experiências de outros tempos-lugares. Em consonância com esteintento, realizou-se pesquisa bibliográfica na qual foram fundamentais as discussão de Jésus Martin-Barbero, Nestor García Canclini, Umberto Eco, Walter Benjamin, Moacy Cirne, Will Eisner, Júlio Plaza, Wolfgang Iser, Hans Robert Jauss, entre outros. Outra vertente do trabalho foi pesquisação, atividade que se centrou na leitura, análise e discussão do conto A causa secretana versão tradicionale na quadrinizada. A experiência desenvolveu-se mediantecírculosde leitura, em que se envolveu uma escola da rede pública de Jequié-Ba
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais