Navegando por Autor "Rios, Rita Cristina Novais"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA(UNEB, 2024-07-17) Maciel, Geane Alves; Costa, Patrinne Dias da; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Francisco de Assis; Rios, Rita Cristina NovaisO presente trabalho de conclusão de curso aborda como a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser eficaz na aprendizagem e processo de ensino da EJA, explorando os benefícios e as diversas possibilidades oferecidas por essa metodologia imersiva. Ao integrar mecanismos de jogos nesse processo, a gamificação visa motivar e envolver os alunos, incentivando sua participação ativa e impulsionando a construção coletiva do conhecimento. Tem como objetivo geral compreender a gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA, específicos de conhecer o contexto e práticas da gamificação na educação de jovens e adultos, analisar o percurso gamificado na turma de EJA e refletir a inovação e engajamento junto as práticas de gamificação na EJA. Neste estudo, em termos teóricos a pesquisa está alicerçada nos estudos de Moran (2015) que intervém na utilização de metodologias ativas como uma maneira para tornar a educação mais relevante, participativa e significativa; Alves (2015) que explora o conceito da gamificação em relação à aprendizagem e instrução; A pedagogia Freiriana, e entre outros autores que também fundamentaram este estudo. Em termos metodológicos, utilizou uma abordagem qualitativa, de procedimento exploratório e bibliográfica onde investigamos os efeitos da gamificação em relação a motivação dos alunos, na construção do conhecimento, na evolução das competências socioemocionais e na transformação das abordagens pedagógicas, através desta pesquisa participativa. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser eficaz no processo de aprendizagem da EJA, bem uma contribuição valiosa para na participação dos sujeitos, além de que as metodologias ativas atendem às necessidades e características dos alunos da EJA.
- ItemA importância da escolarização para a comunidade do Rodeadouro(UNEB, 2024-07-19) Félix, Ana Célia Santos; Santos, Cássia da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Lima, Aurilene Rodrigues; Vieira, Josenilton NunesO estudo investigou a situação educacional dos jovens e adultos da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro da Bahia, com foco na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação cidadã e cultural desses indivíduos. A ausência de acesso à educação e os desafios enfrentados pela comunidade foram pontos centrais da pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 30 moradores da comunidade, com baixo ou nenhum grau de escolarização, buscando compreender suas percepções, expectativas e desafios em relação à educação. O estudo buscou mapear as dificuldades enfrentadas pelos quilombolas em relação à educação, identificando as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que a falta de acesso à escolarização impacta significativamente na formação e no desenvolvimento dos indivíduos da comunidade quilombola do Rodeadouro. Diversos fatores, como falta de transporte, discriminação, casamento infantil e gravidez na adolescência, contribuem para a exclusão educacional, dificultando a participação dos moradores na educação formal. Diante dos desafios identificados, a pesquisa ressalta a importância de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos quilombolas, respeitando sua cultura e identidade. A valorização da Educação de Jovens e Adultos como uma oportunidade de recomeço e realização, aliada ao reconhecimento da história e dos direitos dos quilombolas, é essencial para promover a inclusão educacional e o empoderamento dessas comunidades marginalizadas
- ItemA importância da merenda escolar para os alunos da EJA: Estudo de caso em um colégio estadual de Juazeiro-BA(UNEB, 2023-12-14) Santos, Jéssica da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Guedes, Neuma de Sá; Batista, Denise AmaralA pesquisa é de natureza qualitativa, pois aborda problema social no campo da EJA. Trata-se de estudo de caso analítico com destaque para a importância da merenda escolar para os alunos da EJA. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Jutahy Magalhães de Juazeiro-BA. A pesquisa buscou conhecer a importância da merenda escolar para os alunos da educação de jovens e adultos. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. A pesquisa apresenta a alimentação escolar/merenda como recurso importante para efetivação e permanência no processo de ensino-aprendizagem da EJA das turmas pesquisadas.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemCartas para a avó professora leiga, de sua neta professora pedagoga, sobre os desafios da prospecção de carreira docente(UNEB, 2024-07-11) Jesus, Amanda Clara Santos de; Santos Júnior, Antônio Carvalho dos; Rios, Rita Cristina Novais; Roseno, Camila dos PassosEste artigo aborda a trajetória da minha formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, tanto em estágios formais quanto não formais. Por meio de cartas endereçadas à minha vó, compartilhei meus medos e angústias durante o percurso acadêmico, refletindo sobre as decisões tomadas para concluir o curso. A escolha do formato de cartas para abordar esses temas pessoais e profissionais adiciona uma camada de intimidade e reflexão ao artigo. A conexão entre gerações de educadoras na minha família, representada pela troca de correspondências entre minha avó e eu, traz uma dimensão emocional e histórica única à narrativa. Além disso, as cartas expressam as expectativas em relação ao futuro da educação no Brasil, e fazem de algum modo uma homenagem à minha avó, que foi professora leiga no semiárido baiano. A maneira como eu explorei os desafios específicos da formação docente, as dúvidas enfrentadas no caminho e as perspectivas para o futuro da educação no Brasil proporcionam uma reflexão profunda não apenas sobre minha jornada pessoal, mas também sobre o cenário educacional mais amplo do país utilizando-me de referências bibliográficas de extrema importância para o campo educacional brasileiro como Paulo Freire. A forma como compartilhei minhas experiências de forma tão íntima e reflexiva não apenas homenageia a trajetória da minha avó como professora, mas também contribui para um diálogo significativo sobre os desafios e as esperanças dos futuros educadores. Minha abordagem criativa e sensível certamente enriquece o campo da Pedagogia
- ItemEtnomatemática: aplicando tópicos de matemática em trabalho de marcenaria(UNEB, 2024-07-19) Nunes, Gustavo Cordeiro de; Gomes, Tadeu Ferreira; Rios, Rita Cristina Novais; Silva, Elis Rejane SantanaA educação como um todo, historicamente, sofre com a negligência por parte dos gestores públicos e o ensino da matemática, não é diferente, já que está incluída nos planos das secretarias de educação. Com isso, foi-se constatado que o desempenho escolar dos estudantes das séries iniciais de EJA, em matemática, é tido como insuficiente, o que leva, a uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo dessa clientela, em um meio escolar com um currículo frágil.
- ItemIndefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem: repercussão no contexto da escola(2021-07-09) Bezerra, Diana de Jesus; Benevides, Silvia Lúcia Lopes; Rios, Rita Cristina Novais; Macedo, Yuri MiguelO termo dificuldade de aprendizagem ainda se encontra indefinido, sendo identificada na literatura, uma divergência conceitual. Durante as observações nos estágios curriculares no espaço escolar, percebeu-se que esse termo está constantemente sendo utilizado dentro do âmbito escolar, principalmente entre os professores no que se refere ao processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que modo a indefinição do conceito de dificuldade de aprendizagem repercute no contexto das escolas. Para isso foi feita uma análise exploratória em pesquisas empíricas que tratavam sobre o tema, elegeu-se os estudos de Rodrigues (2009); Carvalho (2007) e Osti (2004) que trazem a visão dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem. Através dessa análise, identificamos que os professores não compreendem de fato o conceito de dificuldade de aprendizagem, por causa disso, eles fazem uma confusão conceitual entre esse termo e a dificuldade escolar, entendo ambas como sinônimos. Como consequência, as dificuldades das crianças são compreendidas como transtornos de aprendizagem, incidindo na patologização da aprendizagem, nos diagnósticos infundados e na rotulação dos alunos.