Navegando por Autor "Rios, Ana Patrícia Falcão de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão de jogos digitais educativos na sala de recursos multifuncional(2020) Rios, Ana Patrícia Falcão de Oliveira; Correia, Patrícia Carla da HoraEsta investigação compreende a inclusão como fundamental no processo educacional e proporciona reflexões a respeito dos sujeitos com deficiência intelectual inseridos na Educaçãode Jovens eAdultos (EJA)eautilizaçãodosJogosDigitaisdentrodoespaçoda Sala de RecursosMultifuncional como potencial ferramenta inclusiva. Justifica-se pela necessidadedeinovaçãodaspráticaspedagógicasnoAtendimentoEducacionalEspecializado (AEE)coma introduçãodos jogosdigitaiseducativos.Aquestãonorteadoraseresumeem: como os jogos digitais educativos podemser utilizados como instrumentos de inclusão contribuindonoprocessodeinteraçãoenodesenvolvimentodehabilidadesdosalunosjovens eadultos comdeficiência intelectual atendidosnoColégioEstadualdaBahia-Central?O objetivo geral consiste emcompreender como os jogos digitais educativos utilizados no Colégio Estadual da Bahia podemcontribuir como potencial à inclusão de alunos com deficiência intelectual da EJA. Os objetivos específicos visamdiscutir os pressupostos epistemológicos,históricoselegaisdaEJAeasuainter-relaçãocompessoascomdeficiência intelectualeousodaSaladeRecursosMultifuncional; refletirsobrejogosdigitaiseducativos quepodempromovera inclusãodesujeitoscomdeficiência intelectualnocontextodaEJA; analisar autilizaçãodos jogosdigitaisparaos estudantes jovenseadultoscomdeficiênciaintelectualnaSaladeRecursosMultifuncionalnoColégioEstadualdaBahia–Centralparaa organização de umblog visando contribuir comos profissionais que atuamna Sala de RecursosMultifuncional.Estapesquisacontoucomaparticipaçãodeoitoalunosinseridosna EducaçãodeJovenseAdultosdoColégioEstadualdaBahiaCentralquepossuemdeficiência intelectualesãoatendidosnaSaladeRecursosMultifuncional.Aabordagemmetodológica de pesquisa foi aqualitativa, baseadanapesquisa-ação, emqueospesquisadorespossuemum papel ativonarealidadedos fatos, tendocomoinstrumentosasobservaçõeseentrevistas.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da pessoa comdeficiência intelectual edassuas relaçõescomos jogosdigitaisdentrodocontextodasaladerecursos multifuncional.Os resultadosadquiridosconfirmaramodesenvolvimentodehabilidadesede interaçãodosalunosjovenseadultoscomdeficiênciaintelectualatravésdosjogosdigitaisna Sala deRecursosMultifuncional no contexto emestudo e demonstra o quantose fazem importantes e necessárias estas habilidades nas salasde aula de ensino regular.