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Navegando por Autor "Ribeiro, Sirlei Aparecida de Almeida"

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    A concepção de educação das escolas de assentamentos do município de Marcionílio Souza - BA: entre a educação do campo e a educação rural
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Ribeiro, Sirlei Aparecida de Almeida; Santos, Janeide Bispo dos; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Santos, Tiago Rodrigues
    Esta pesquisa nomeada: A Concepção de Educação das Escolas de Assentamentos do Município de Marcionílio Souza – BA: entre a educação do campo e a educação rural, apresenta como tema a educação do campo e a educação rural nas escolas de assentamentos de reforma agrária. Possui como objeto de estudo a análise dos documentos orientadores do currículo das escolas de assentamentos e a concepção de Educação que se faz presente no currículo escolar, tendo como problemática a concepção de Educação que direciona e orienta o trabalho pedagógico nas escolas de assentamentos de reforma agrária. O Objetivo Geral: Analisar os documentos orientadores do currículo das escolas de assentamentos do município de Marcionílio Souza - BA e a concepção de Educação que direciona o trabalho pedagógico na escola. Os Objetivos Específicos: Identificar a concepção de Educação presente nos documentos orientadores do currículo da escola de assentamento de reforma agrária de Marcionílio Souza - BA; Problematizar a prática pedagógica dos docentes e coordenadoras pedagógicas de uma escola de assentamento de reforma agrária em Marcionílio Souza - BA; Realizar rodas de conversa com intuito de identificar entendimento das (os) docentes e coordenação pedagógica da escola de assentamento de Marcionílio Souza acerca da Educação do Campo; Realizar oficinas formativas com objetivo de elaborar as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo da Unidade de Ensino. Constitui-se uma pesquisa de Intervenção Formativa e Colaborativa (Pereira, 2019), de Abordagem Qualitativa (Minayo; Gomes, 2016). Os princípios teóricos e metodológicos estão aportados na Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2003). As (os) participantes foram 04 professoras (es) e 02 coordenadoras pedagógicas que atuam na Escola Municipal de Educação Integral Jaci Lopes Viana. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, cujo número do Parecer é: 6.747.672. As principais referências que aportaram este trabalho são: Alentejano (2012), B. dos Santos (2015), Caldart (2012), Ferreira (2006); Frigotto (2012); Mészáros (2005), J. Stédile (2015), Marx e Engels (2020); Moreira (2018, 2020), R. Santos (2012). A coleta de dados foi realizada através da análise de acervo documental que aportam a prática pedagógica e curricular da escola piloto, um questionário semiestruturado e duas rodas de conversa. A análise dos dados foi realizada através do método de Análise de Conteúdo (Gomes e Minayo, 2016). Os resultados da pesquisa apontaram a predominância de um modelo de escola rural em um assentamento de reforma agrária e a vigência de uma teoria não crítica que orienta o currículo e os princípios pedagógicos. Foram realizadas oficinas de intervenção formativa e colaborativa aportadas na Pedagogia Histórico-Crítica, nessa perspectiva, materializou-se as Diretrizes Operacionais da Escola de Assentamento de Reforma Agrária, sendo o referido produto construído a partir dos princípios e marcos da Educação do Campo, neste sentido, uma contribuição relevante para o lócus da pesquisa, para o município e para este Programa de Pós-Graduação.
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