Navegando por Autor "Ribeiro, Regivan Cavalcante"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.