Navegando por Autor "Ribeiro, Mônica Matos"
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- ItemA função planejamento em microempresas: análise de uma empresa da área de construção civil em Santo Antônio De Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Oliveira, Gideval Ricardo Santos; Ribeiro, Mônica Matos; Souza, José Gileá de; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto deEste trabalho teve por objetivo analisar a importância da função planejamento para o alcance dos propósitos de uma microempresa da área de construção civil, contribuindo para a realização das suas atividades de forma eficiente e eficaz. Ao observar uma microempresa em Santo Antônio de Jesus-BA, constatou-se que a mesma vem apresentando atrasos e perdas de recursos financeiros, além de desgaste de recursos humanos, na execução das obras que efetua. Nesse cenário a pesquisa questionou: como a falta da função planejamento prejudicou uma microempresa no alcance dos seus objetivos? A hipótese levantada é que a função planejamento pode ajudar a dirimir problemas organizacionais, ao se debruçar, sobretudo, sobre as teorias de Fayol e, também, de autores que trataram da estruturação da função planejamento nas organizações. Em termos metodológicos, a pesquisa lançou mão de um estudo de caso concernente à empresa analisada, e utilizou as técnicas bibliográficas, para compreender a estruturação da função planejamento, e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa, envolvendo aspectos da função planejamento. Os resultados apontaram a importância da elaboração e aplicação de um planejamento estratégico por parte da organização, devido sua capacidade de orientar a tomada de decisões e ações futuras, ajudando a definir objetivos e metas claras a fim de estabelecer estratégias assertivas para alcançá-los.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.