Navegando por Autor "Ribeiro, Luana de Santana"
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- ItemO diálogo entre o mundo do trabalho e as tecnologias digitais no contexto da educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Ribeiro, Luana de Santana; Souza, Lanara Guimarães de; Santos, Jocenildes Zacarias; Venas, Ronaldo FigueiredoO diálogo entre o mundo do trabalho, e as tecnologias digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é definido como enredo para defender as temáticas do mundo do trabalho, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), na realidade da EJA. O problema mobilizador deste trabalho é: como um design educacional contextualizado pode contribuir para o diálogo entre o mundo do trabalho e as TDIC na EJA? A pesquisa tem como objetivo principal, compreender como o mundo do trabalho e as tecnologias digitais presentes no contexto da EJA podem dialogar por meio de um design educacional contextualizado. Seguido dos objetivos específicos definidos em analisar os fundamentos teóricos, políticos e educacionais do mundo do trabalho no contexto da educação de jovens e adultos; analisar as bases político-sociais e pedagógicas das tecnologias digitais de informação e comunicação na EJA; mapear e discutir desenhos didáticos de articulação dialógica entre a temática do trabalho e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na EJA; e propor um desenho didático contextual que articule o mundo do trabalho com as tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de jovens e adultos. Utilizou-se como base epistemológica a complexidade de Morin (2001) numa abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa exploratória e aplicada. O lócus da investigação são escolas públicas que ofertam a EJA no município de Cruz das Almas, Bahia. Tendo como técnica de pesquisa a aplicação do grupo de discussão baseado no grupo focal entre os professores voluntários e questionário de perfil entre os professores e estudantes para compreender a realidade dos sujeitos. Os processos metodológicos utilizados contribuíram para a idealização e construção de um desenho didático contextualizado (DDC) apresentado como uma alternativa atemporal, para ser aplicado nas turmas desta modalidade de ensino, a fim de que cada sujeito trabalhador/empreendedor da EJA utilize as TDIC no seu mundo do trabalho formal ou informal, com base na realidade vivenciada em meio a precarização das tecnologias digitais. No decorrer da pesquisa o empreendedorismo social surge como um caminho para a valorização dos saberes individuais dos sujeitos, tornando-os mais preparados para o mundo do trabalho. A partir da conexão entre a abordagem teórica sobre as temáticas retratada a partir dos principais autores como Mészáros(2006), Morin (2011), Freire ( 1980), Arroyo (2005) e Kenski (2012) presentes na pesquisa na exposição dos pensamentos, em comparação com o que é abordado e vivenciado no grupo de discussão e pela aplicação do questionário que o Desenho Didático Contextualizado - DDC foi projetado e embasado com as características de ser: atemporal que perpassa as transições e não se torna obsoleto com o passar dos anos; acessível sendo de simples compreensão; alcançável estando ao alcance de todos; atrativo sendo capaz de atrair a atenção dos sujeitos participantes; objetivo em ser direto ao ponto no que se pretende e como pretende; concreto saindo do campo da teoria e explorando o real e simplificado pensado para tornar mais simples os conteúdos mais complexos. Essas características se mostraram relevantes ao decorrer da pesquisa e na estruturação do modelo canva, formato o qual é idealizado o DDC para tornar a experiência mais dinâmica, explorando a criatividade. Diante do contexto vivenciado a pesquisa foi concluída e reflete os resultados obtidos por completo. Podendo alcançar novos avanços em pesquisas futuras que em novos contextos não pandêmicos possam ampliar seus resultados.