Navegando por Autor "Ribeiro, Jainê da Silva Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO pensamento imaginativo da criança na representação do desenho: sentidos para a educação infantil(2021-10-20) Ribeiro, Jainê da Silva Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Ramos, Rosemary Lacerda; Almeida, Risonete Lima deEsta pesquisa objetiva analisar as representações do desenho infantil e a produção de sentidos delas decorrentes. A centralidade é a criança autora, de muitas infâncias e de culturas próprias, sujeito de direitos que clama por ser escutada e compreendida em seus sentidos, modos de pensar-sentir-viver-agir no mundo, o que demanda compreendê-las em suas itinerâncias. Nesta pesquisa, este ser-criança é entendida como um ser de direito, sujeitohistórico, que cria linguagem e cultura e comunica através de sua representação de desenho e sentidos produzidos ao longo deste processo. O desenho é uma linguagem de representação simbólica da qual a criança utiliza-se desde tenra idade, uma das muitas possibilidades de comunicar-se e de ser escutada em suas representações, ao tempo em que se constitui nas relações dialógicas com seus outros e com o mundo, instigando a questão desta pesquisa: como as representações do desenho infantil expressam os sentidos produzidos pela criança do Grupo 5? Para responder esta questão, e aos objetivos propostos: conhecer os sentidos produzidos pelas crianças na representação do desenho em situação de proposição pedagógica; correlacionar os sentidos produzidos com possíveis ressonâncias pedagógicas, pertinentes a este momento em que as proposições pedagógicas se dão em espaços-tempos virtuais de interação e comunicação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica crítica multirrefrencial. No tratamento e análise de informações produzidas ao longo do processo investigativo, utiliza-se da triangulação, e por inspiração, princípios dos núcleos de significação. No entendimento que pesquisar com a criança pequena requer procedimento e dispositivos que nos aproxime dela e que possibilite captar em suas nuances os sentidos produzidos nas representações de seus desenhos, opta-se pela observação através de vídeos, áudios e entrevista. Dada a complexidade que é a criança em sua inteireza e processo de desenvolvimento e aprendizagem, centramos o processo investigativo em torno dos aspectos peculiares às infâncias, a construção do pensamento simbólico (semiótico) e seu potencial imaginativo-criativo, o desenho como uma linguagem de representação e produção de sentidos. Para tal, buscamos sustentação teórica na: Antropologia da criança, Sociologia da criança, Psicologia e Pedagogia, trazendo teóricos que discutem a criança, sujeito-histórico e produtora de culturas, alinhados à perspectiva sócio-histórica e cultural, que dão embasamento para as discussões sobre a infância, criança, pensamento imaginativo-criativo, linguagem e produção de sentidos. Os construtos desta pesquisa, nos encaminham para um fazer pautado na multirreferencialidade que perpassa a criança da educação infantil; a construção do pensamento e da linguagem de representação, o desenho, e produção de sentido, reconhecendo as especificidades de cada processo, as relações, implicações e reciprocidade de um ao outro. A educação infantil pública municipal é o espaço-tempo do acontecimento desta pesquisa, e a criança de 5 anos de idade, autora. A pesquisa conclui, então, que é importante garantir à criança o direito de dialogar sobre os seus feitos e partilhar seus etnométodos e etnomeios, possibilitando ao adulto aprender com elas sobre suas representações em seus aspectos emocionais, sociais e representação simbólica, planejando atividades que estimulem a prática de desenho como prática de escuta das narrativas de suas representações que são a expressão de seus sentidos.