Navegando por Autor "Reis, Vanessa Ribeiro dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental na formação docente: análise das propostas curriculares dos cursos de pedagogia da Universidade Do Estado Da Bahia (UNEB)(2017-04-11) Reis, Vanessa Ribeiro dos; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Souza, Girlene Santos de; Aquino, Maria SacramentoO presente trabalho tem por objetivo investigar a inserção do tema Educação Ambiental no currículo dos cursos de Pedagogia que são ofertados nos diversos campi da UNEB. A metodologia utilizou aportes da pesquisa qualitativa, empregando-se como técnicas para coleta de dados a análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. O desenvolvimento da pesquisa se deu por etapas, não estanques, mas integradas. No primeiro momento foi realizado um levantamento dos estudos e pesquisas de mestrado e doutorado que abordam o mesmo tema ou temas correlatos. Em segundo momento a identificação dos cursos de Pedagogia da UNEB procurando estabelecer relações que caracterizam os diferentes projetos pedagógicos. No terceiro momento, foi realizada análise documental dos fluxogramas e Projetos Pedagógicos. Por fim, foi realizada entrevista semiestruturada com alguns coordenadores (as) dos cursos de Pedagogia. A partir dessas informações estabeleceram-se discussões acerca dos documentos e fundamentação teórica a respeito de cada aspecto destacado no sentido de compreender qual a função da Educação Ambiental na formação docente nos cursos de Pedagogia da UNEB. Verificou-se que a temática ambiental não aparece entre os conteúdos, objetivos e ementas da maioria das disciplinas. Os resultados revelam que existe discrepância entre a abundância de documentos oficiais (leis, diretrizes e resoluções) e a tímida presença da Educação Ambiental na estrutura curricular dos cursos de pedagogia de diferentes departamentos da UNEB. Espera-se que os resultados alcançados possam servir de base para intervenções que visam o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada dos docentes na perspectiva da consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental prevista em lei.