Navegando por Autor "Reis, Sheila Lidiane Jatobá Pereira"
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- ItemVenho da roça, sim sinhô: a tessitura da relação currículo/identidades campesinas no Instituto Federal da Bahia, Campus Jacobina - BA(UNEB, 2021-03-03) Reis, Sheila Lidiane Jatobá Pereira; Vieira, Josenilton Nunes; Rodrigues, José Roberto Gomes; Brito, Talamira Taita RodriguesA presente pesquisa, inserida na Linha de Pesquisa 3 – Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Que teve como questão norteadora: Quais as implicações do currículo nas relações identitárias de autoafirmação de alunos do campo no Instituto Federal da Bahia? Sendo assim, o objetivo dessa consiste em compreender implicações do currículo escolar na construção das identidades campesinas dos estudantes do campo, matriculados no Instituto Federal da Bahia (Campus Jacobina – BA). Teve como colaboradores os estudantes campesinos/as do curso de Licenciatura em computação residente nos distritos e povoados de Jacobina – BA. Na busca por atender à problemática da pesquisa já mencionada, trilhou-se inicialmente por uma revisão teórica, com o intuito de compreender de forma mais detalhada o objeto de pesquisa na sua completude histórica, social e política, buscou-se para isso os autores: Hall (2014), Silva (2020), Sacristán (2013), Goodson (2018) entre outros. A trajetória metodológica para atender à problemática e aos objetivos propostos revelou-se através da pesquisa qualitativa, com enfoque no materialismo histórico dialético por possibilitar uma visão macro acerca do objeto pesquisado. Com o intuito de aplicar materialmente, utilizou-se da observação no período de dezembro de 2019 e janeiro 2020 sendo interrompida em virtude da pandemia do coronavírus. Como instrumento, também, de coleta, foi utilizada a análise documental através do PPI e PPC na busca por identificar as concepções de currículo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 colaboradores campesinos estudantes do IFBA, utilizando a triangulação percebe-se como resultado que o currículo elaborado através dos documentos normativos, torna a população campesina invisibilizada, restando-lhe adaptar-se. Com relação a autoafirmação apesar das dificuldades encontradas, existe evidência no tocante ao sentimento de pertencimento e reconhecimento da identidade campesina por partes dos estudantes pesquisados.