Navegando por Autor "Reis, Queles Teixeira de Souza"
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- ItemQuando o ensino de ciências amplia o olhar para a atividade carvoeira: um estudo etnográfico sobre a relação humano natureza em comunidades rurais de Matina-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-27) Reis, Queles Teixeira de Souza; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Dias, Márcia Adelino da SilvaEste estudo, inscrito na esfera das pesquisas sobre os conflitos socioambientais associados à atividade carvoeira em suas repercussões no ensino de Ciências, explora a seguinte questão: como os modos de vida dos carvoeiros de comunidades rurais do município de Matina-BA podem ser articulados ao ensino de Ciências, especificamente na análise dos conflitos socioambientais? O objetivo principal desta pesquisa busca entender como os modos de vida dos carvoeiros, em comunidades rurais do município de Matina-BA, podem ser articulados a análise dos conflitos socioambientais no ensino de Ciências. Tal objetivo se desenvolve por meio de objetivos específicos que incluem: descrever os modos de vida dos carvoeiros do município de Matina-BA em suas relações com a natureza; identificar os desafios e potencialidades de construir práticas educativas integradas ao ensino de Ciências a partir dos conflitos socioambientais em torno das carvoarias de Matina-BA, e a construção de um Guia para trabalhar nas aulas de Ciências a carvoaria a partir da perspectiva dos carvoeiros. A dissertação segue o formato Multipaper, composta por três artigos interligados, que abordam diferentes dimensões da carvoaria em Matina-BA. O primeiro artigo apresenta relatos etnográficos, os quais proporcionam uma visão ampla e sensível da prática carvoeira e suas conexões como elementos simbólicos e ecológicos, ao incluir humanos, fauna, flora e ecossistemas. O segundo artigo discute questões legais e institucionais, analisa as tensões entre subsistência econômica, regulamentações ambientais e práticas de fiscalização, ao evidenciar como os pequenos produtores negociam essas pressões. O terceiro artigo examina as interfaces entre a realidade carvoeira e o ensino de Ciências, bem como identifica lacunas e oportunidades para uma Educação Ambiental transformadora e contextualizada. A metodologia adotada assenta-se em uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico, de orientação antropológica, inclui técnicas como a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, estratégias essenciais para a triangulação de dados em pesquisas etnográficas. Foram entrevistados vinte interlocutores, entre carvoeiros e agricultores familiares, para a coleta de dados significativos. A fundamentação teórica apoia-se em contribuições de diversos autores, entre eles, Cruz (2019), Geertz (2008), Haraway (2023), Latour (2020) e Tsing (2019). Como resultado, foi elaborado um Guia Didático a partir da perspectiva dos carvoeiros, conectando o campo dos saberes ambientais, com propostas teóricas e práticas de atividades.