Navegando por Autor "Reis, Marília Oliveira dos"
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- ItemGamificação: uma proposta em educação financeira com docentes do Ensino Fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-28) Reis, Marília Oliveira dos; Leão, Jose Antonio Carneiro; Marinho, Fernando Celso Villar; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro, Marcus Tulio de FreitasEste estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de utilização da gamificação com o conteúdo da educação financeira, como estratégia de planejamento para aplicação no ensino fundamental I. A Escola Municipal de Cajazeiras 11, em Salvador – Bahia, foi o lócus da pesquisa que conta como sujeitos da pesquisa, a participação de quatro docentes, dos componentes de matemática, ciências, artes e língua portuguesa. A partir da observação participante no lócus foi construída uma proposta de conteúdo de educação financeira gamificada que contempla três pilares distribuídos em trilhas: consumo, poupança e investimento. Na trilha Consumo, foram trabalhados conceitos de consumo consciente, diferença entre preço e valor, os diversos tipos de meios de pagamento e a origem dos alimentos. Na trilha Poupança, foram trabalhados os sonhos de curto prazo, o valor do dinheiro no tempo e a importância de aproveitar o máximo da vida útil dos bens. Na trilha Investimento, os sonhos de longo prazo e conceitos de empreendedorismo: criatividade, preço de custo, preço de venda, lucro. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos de gamificação e ciclos de aprendizagem de forma que em todos os pilares trabalhados está presente a interdisciplinaridade. Como norteador pedagógico da proposta foi utilizado o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. O material serviu de base para a definição do conteúdo a ser trabalhado por componente/pilar e a aprendizagem esperada para cada um deles, de modo que o estudante possa avançar na trilha conforme atinja a aprendizagem esperada para cada pilar/componente. Além da construção da proposta, as vivências no lócus provocaram uma intensa reflexão dos sujeitos sobre suas práticas, desafios e sobre a importância de conferir autonomia ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalhando em conjunto, puderam também perceber a importância da construção coletiva. Para pesquisas futuras, sugere-se a utilização de modelos digitais funcionando em parcerias com modelos não digitais, criando uma proposta híbrida de uso da gamificação para a educação financeira e um maior enfoque na formação dos sujeitos para práticas gamificadas de ensino da educação financeira.