Navegando por Autor "Reis, Larissa de Souza"
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- ItemMulheres negras na matriz curricular da formação em pedagogia da uneb/campus i: escassez dos saberes e também dos corpos?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Trindade, Nívea Maria da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima da; Silva, Antonio Cosme Lima da; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Reis, Larissa de SouzaEste trabalho, intitulado “Mulheres Negras na Matriz Curricular da Formação em Pedagogia da UNEB: escassez dos saberes e também dos corpos?” é de caráter qualitativo e tem como instrumento de coleta a Matriz Curricular, através do Projeto Político Pedagógico-PPP, com na análise documental e metodologia da pesquisa bibliográfica. Se presta a pesquisar, especificamente, a composição dos Referenciais Gerais e Bibliografias Básica e Complementar, das últimas versões de 2007 e 2020, das Ementas dos Componentes, dos Projetos Políticos Pedagógicos, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Motivada pelo questionamento: como estão referenciadas as Intelectuais Mulheres Negras, na matriz curricular formativa do curso de pedagogia da UNEB, Campus I? Traço como objetivo geral analisar como estão referenciadas, na Matriz Curricular do curso de pedagogia da UNEB, campus Salvador, as Intelectuais Mulheres Negras e como objetivos específicos: verificar se a abordagem étnicoracial se evidencia nas pesquisas, produções e traços fenotípicos corporais das que constam nos referenciais da matriz curricular de pedagogia; evidenciar as intelectuais mulheres negras que constam no documento, sugerindo outras em complemento e provocar reflexões acerca do resultado encontrado na pesquisa. Quanto a organização, esse trabalho apresenta uma subdivisão em cinco seções, além da introdução e das considerações finais: a primeira parte, denominada de Justificativa e Motivações à essa Pesquisa; a segunda intitulada Percurso Metodológico; seguida da terceira nomeada como Gráficos, o que nos apresentam?, a quarta denominada Escurecendo com alguns fundamentos e, por fim, a quinta como Intelectuais Mulheres Negras Ativistas: as kipovis mais velhas e mais novas em relações ubuntu. O trabalho evidencia o perfil dos referenciais da matriz curricular formativa inicial em pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, quanto ao gênero/sexo e a cor/raça, assim servindo como um registro.
- ItemMuseu virtual de contos africanos e itan: contribuições à implementação da Lei nº 10.639/03(2017-05-30) Reis, Larissa de Souza; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Oliveira, Eduardo David de; Filho, Raphael Rodrigues VieiraEste trabalho aborda o desenvolvimento de um museu virtual sobre contos africanos e itan no ensino fundamental I e foi patenteado em uma escola municipal de Salvador. A investigação utilizou a abordagem metodológica intitulada “Design Based Research” (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento, considerando o seu aspecto de pesquisa aplicada que reconhece a comunidade participante como membro integrado e colaborativo à pesquisa. O projeto tem como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, o diário de bordo, o protocolo de atividades, o gravador de áudio, conversas informais e a entrevista semiestruturada. O processo educativo envolveu práticas pedagógicas em duas classes do 4º ano da escola referida, com crianças de 9 a 12 anos de idade. As etapas educativas contemplaram o estudo de narrativas africanas de origens banto e iorubá, por meio de: leituras, exercícios, dinâmicas e oficinas artísticas de desenho, recorte e colagem, pintura e teatro, rumo a construção e produção colaborativa do museu indicado. O projeto oferece possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem da temática relacionada a História e a Cultura Afro-Brasileira, enquanto proposta descolonizadora que valoriza novos olhares em torno de recursos didáticopedagógicos, em aproximação a conteúdos digitais, para o combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial na educação básica.
- ItemYalodês em movimento: mulheres negras, contos afro-brasileiros e o racismo na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-27) Reis, Larissa de Souza; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Nogueira, Claudete De Sousa; Santana, Marise de; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Cardoso, Claudia Pons; Silva, Valdélio SantosA presente pesquisa, intitulada “Yalodês em Movimento: Mulheres Negras, Contos Afro-Brasileiros e o Racismo na Escola” visa analisar de que maneira o estudo sobre contos afro-brasileiros de Candomblé da Bahia pode contribuir para o processo de enfrentamento de professoras negras diante do racismo na escola. Com esse intuito, expomos como objetivos específicos: investigar o contexto histórico da diáspora africana de povos bantu e yorùbá no Cabula; averiguar o papel das narrativas de tradição oral afro-brasileira para a educação antirracista, por meio da consulta a Candomblecistas; promover um estudo coletivo sobre contos afro-brasileiros com professoras negras de uma escola pública de Salvador, por meio de grupo focal e oficinas artísticas; observar como o processo de estudo e discussão acerca dos contos, com as professoras/o professor da pesquisa, pode revelar elementos de identificação e de combate ao racismo na escola. A investigação, de natureza qualitativa, segue o viés da pesquisa participante e tem como instrumentos de produção de dados: diário de bordo da pesquisadora; conversas informais; observação participante; entrevista semiestruturada; gravador de áudio; o aplicativo Whatsapp; as plataformas Zoom, Google Meet e Teams; grupo focal, oficinas artísticas e diário de bordo das/do professoras/professor. Este trabalho pode proporcionar um espaço reflexivo de âmbito socioeducativo e acadêmico, pelo investimento na valorização de discussões descolonizadoras, como forma de aproximação de análises em torno do racismo ocorrido em espaços socioeducativos.