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Navegando por Autor "Reis, Larissa de Souza"

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    Museu virtual de contos africanos e itan: contribuições à implementação da Lei nº 10.639/03
    (2017-05-30) Reis, Larissa de Souza; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Oliveira, Eduardo David de; Filho, Raphael Rodrigues Vieira
    Este trabalho aborda o desenvolvimento de um museu virtual sobre contos africanos e itan no ensino fundamental I e foi patenteado em uma escola municipal de Salvador. A investigação utilizou a abordagem metodológica intitulada “Design Based Research” (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento, considerando o seu aspecto de pesquisa aplicada que reconhece a comunidade participante como membro integrado e colaborativo à pesquisa. O projeto tem como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, o diário de bordo, o protocolo de atividades, o gravador de áudio, conversas informais e a entrevista semiestruturada. O processo educativo envolveu práticas pedagógicas em duas classes do 4º ano da escola referida, com crianças de 9 a 12 anos de idade. As etapas educativas contemplaram o estudo de narrativas africanas de origens banto e iorubá, por meio de: leituras, exercícios, dinâmicas e oficinas artísticas de desenho, recorte e colagem, pintura e teatro, rumo a construção e produção colaborativa do museu indicado. O projeto oferece possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem da temática relacionada a História e a Cultura Afro-Brasileira, enquanto proposta descolonizadora que valoriza novos olhares em torno de recursos didáticopedagógicos, em aproximação a conteúdos digitais, para o combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial na educação básica.
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    Yalodês em movimento: mulheres negras, contos afro-brasileiros e o racismo na escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-27) Reis, Larissa de Souza; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Nogueira, Claudete De Sousa; Santana, Marise de; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Cardoso, Cláudia Pons; Silva, Valdélio Santos
    A presente pesquisa, intitulada “Yalodês em Movimento: Mulheres Negras, Contos Afro-Brasileiros e o Racismo na Escola” visa analisar de que maneira o estudo sobre contos afro-brasileiros de Candomblé da Bahia pode contribuir para o processo de enfrentamento de professoras negras diante do racismo na escola. Com esse intuito, expomos como objetivos específicos: investigar o contexto histórico da diáspora africana de povos bantu e yorùbá no Cabula; averiguar o papel das narrativas de tradição oral afro-brasileira para a educação antirracista, por meio da consulta a Candomblecistas; promover um estudo coletivo sobre contos afro-brasileiros com professoras negras de uma escola pública de Salvador, por meio de grupo focal e oficinas artísticas; observar como o processo de estudo e discussão acerca dos contos, com as professoras/o professor da pesquisa, pode revelar elementos de identificação e de combate ao racismo na escola. A investigação, de natureza qualitativa, segue o viés da pesquisa participante e tem como instrumentos de produção de dados: diário de bordo da pesquisadora; conversas informais; observação participante; entrevista semiestruturada; gravador de áudio; o aplicativo Whatsapp; as plataformas Zoom, Google Meet e Teams; grupo focal, oficinas artísticas e diário de bordo das/do professoras/professor. Este trabalho pode proporcionar um espaço reflexivo de âmbito socioeducativo e acadêmico, pelo investimento na valorização de discussões descolonizadoras, como forma de aproximação de análises em torno do racismo ocorrido em espaços socioeducativos.
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