Navegando por Autor "Ramos , Michael Daian Pacheco"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de ações tático-técnicas das equipes de futebol finalistas da UEFA champions league da temporada 2020/2021: relação da saída de bola e progressão ao gol(UNEB, 2023-12-12) Sousa, Felipe Ribeiro de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nunes, Lizandra da Silva; Maturino, ElmoÉ sabido que o futebol passou as ser mais disputado desde sua criação, recorrendo a altas capacidades físicas, já que uma partida de futebol profissional é disputada com alta intensidade entre 90 minutos ou mais, alinhando a tática realizada por equipes além das capacidades técnicas individuais, os jogadores precisam ser capazes de resolver situações em poucos segundos, além de ter uma leitura do jogo dentro dos aspectos organizacionais tratados pelos treinadores, para que possuam ter a capacidade de executar as ações mais coerentes a partir do sistema de jogo proposto e assim obterem resultados positivos para as suas equipes. Diante disso, a necessidade de estudos relacionados a prática futebolística vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro da ciência esportiva. Trate-se de uma pesquisa documental, que, com os dados obtidos a partir das análises realizadas dos jogos que foram transmitidos pela UEFA e que estão armazenados no acervo pessoal do pesquisador, foi possível analisar e assim compreender como ocorrem as saídas de bola das equipes finalistas da competição, além de compreender as atitudes, padrões, qualidades e possíveis lacunas a partir do objetivo central da pesquisa. Utilizou-se como auxílio de pesquisa e para melhor entendimento acerca do jogo, o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) (Teoldo et al., 2011), o que forneceu fundamentação teórica sobre a tática no futebol. Através das análises, obteve-se resultados satisfatórios quanto ao retrospecto das equipes estudadas, tendo como características, principalmente da equipe M, números que faz jus a característica de jogo praticada durante a competição. Na variável posse de bola, foi encontrado um tempo de 2 minutos e 7 segundos de posse contra apenas 42 segundos máximo da equipe C que também realizava as jogadas com passes rápidos, porém, procuravam finalizar as jogadas com mais rapidez, diferente da equipe M que sua característica principal no estilo de jogo era envolver a equipe adversaria até encontrar lacunas. Diante disso, a análise de desempenho de jogadores de futebol e clubes profissionais é necessária e deve acompanhar a constante evolução do futebol profissional na área do treinamento esportivo, juntamente com as grandes exigências apresentadas no jogo de alto rendimento. Por isso, cada partida de futebol se torna única, com novos “problemas” a serem resolvidos diante de adversários distintos e com novas tomadas de decisão durante os jogos, tornando assim esse esporte como imprevisível, já que, cada partida se torna única a frente dos objetivos mostrados e que devem ser resolvidos para que os resultados tornem sempre positivos ou o mais favorável possível.
- ItemTrabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Almeida , Cristiano Lima dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Maria Antônia de; Meireles, Mariana Martins de; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Ramos , Michael Daian Pacheco; Nascimento, Antônio DiasEste estudo insere-se no campo da pesquisa narrativa e objetiva analisar conhecimentos pedagógicos e condições de trabalho docente de professoras de turmas multisseriadas. Nesta tese, considero trabalho docente como o conjunto de ações e práticas desenvolvidas e implementadas pelas professoras no contexto pedagógico das turmas multisseriadas, tendo em vista as aprendizagens dos educandos, práticas que necessitam ser orientadas pela diferença e heterogeneidade enquanto características fundantes da multisseriação. Os conhecimentos pedagógicos são tomados enquanto conjunto de saberes profissionais relacionados à docência e que se constituem a partir de suas diferentes dimensões: cultural, curricular, teórica, política e experiencial. O objeto de estudo da tese são as condições de trabalho docente em turmas multisseriadas de três escolas rurais e uma escola urbana, nos municípios de Candeias e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (BA), municípios com maior concentração total de turmas e estabelecimentos rurais de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental da área de atuação do Consórcio Intermunicipal Sociedade Organizada para o Município Avançar (Somar). Metodologicamente, o trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa e toma princípios da abordagem (auto)biográfica para construção do corpus e análise no processo da pesquisa. Priorizou-se a realização das entrevistas narrativas com três professoras de turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde e uma docente da rede municipal de ensino de Candeias. Quanto à análise das narrativas, optou-se pela perspectiva da análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2014). Como resultado deste estudo, depreende-se que as narrativas das professoras sobre o trabalho docente indicaram que os conhecimentos pedagógicos da docência multisseriada são estabelecidos como respostas às situações vivenciadas pelas professoras no cotidiano escolar, compõem o repertório profissional ao longo do tempo e nas aproximações, vivências e experiências com os pares. Portanto, esta tese problematiza questões sobre trabalho docente e suas interfaces com a heterogeneidade experienciada no currículo, no planejamento escolar, na organização do tempo, no espaço e ações docentes no contexto da multisseriação, além do estabelecimento de espaços formativos no âmbito das secretarias de educação que possibilitem a circulação das experiências e conhecimentos pedagógicos mobilizados pelas professoras das turmas miltisseriadas.