Navegando por Autor "Ramos, Vera Camila Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImaginar para existir: vozes infantis do Instituto Dona Raimunda(2025) Nascimento, Camila Carolina; Rocha, Claralidia dos Santos; Ramos, Vera Camila SantosEste E-book é o produto pedagógico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Camila Carolina, Claralidia Rocha e Vera Ramos. Nele serão exibidas oficinas literárias e entrevistas realizadas com as crianças do Instituto Dona Raimunda, experiência que nos fez refletir sobre a importância da literatura no diálogo com o imaginário infantil de crianças em situação de vulnerabilidade social. Pensamos a literatura como uma linguagem lúdica que amplia o diálogo com a imaginação infantil. A literatura que na nossa infância e juventude nos ajudou a construir pensamentos e a romper com preconceitos postos sobre nós, também pode ser essa saída para essas e muitas outras crianças. O ato de criar, sonhar e recontar a partir da literatura, são imagens de um mundo distinto, onde os conflitos ganham novas formas, e desfechos que são solucionados na mente dessas crianças. Imaginar um peixe saindo de uma pedra, ou até mesmo estimular a habilidade do pensamento criativo, são reflexões que a leitura literária constrói, e que por esta razão destacamos a importância do contato com essa linguagem, que alimentará a imaginação, que é própria do universo infantil.
- ItemImaginar para existir: vozes infantis do Instituto Dona Raimunda(UNEB, 2025-08-06) Nascimento, Camila Carolina; Rocha, Claralidia dos Santos; Ramos, Vera Camila Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Martins, Adeilda Ana da Silva; Guedes, Neuma de SáEste memorial de Conclusão de Curso apresenta o Produto Pedagógico em formato de E-book, intitulado “Imaginar para Existir: Vozes Infantis do Instituto Dona Raimunda”, que tem seu nascedouro a partir de experiências das discentes em projetos de contação de histórias e na disciplina Literatura Infanto Juvenil. Este trabalho objetivou refletir sobre o imaginário infantil e a infância, através da Literatura, no contexto de uma instituição que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos específicos foram: exercitar a Literatura, através das oficinas com as crianças, vendo a ficção como forma de recriar-se e de perceber o mundo; vivenciar a Literatura, como um movimento de recriação da realidade; conhecer o Instituto Dona Raimunda e as crianças através de exercícios com a linguagem literária; registrar as paisagens da pesquisa a partir da construção de um e-book; estimular a expressão das crianças através das oficinas literárias e entrevistas infantis e dialogar com o Projeto de Extensão Literatura, Infâncias e Juventudes no Semiárido Brasileiro. A pesquisa foi realizada no Instituto Dona Raimunda, em Juazeiro-BA, com crianças de sete a dez anos, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa participante. O percurso metodológico incluiu a realização de seis oficinas literárias, entrevistas com as crianças e com educadoras da instituição, além do uso de diários de bordo, gravações e registros fotográficos. O E-book construído reúne as oficinas realizadas, os relatos das crianças, suas produções artísticas e os perfis poéticos de cada criança realizados a partir das nossas vivências e escuta. A discussão teórica parte do diálogo com os seguintes autores: Lins (2020); Zambrano (2000); Huizinga (2003); Brum (2012); Santos (2022) e Abramovich (1997). As ações realizadas buscaram valorizar as vozes infantis e suas narrativas simbólicas, tratando a imaginação não como fuga, mas como afirmação sensível de existência. Os resultados revelaram impactos educacionais significativos em espaços não escolares. Para o curso de Pedagogia, o trabalho contribuiu com uma prática formativa que valoriza a escuta e a linguagem artística como fundamentos pedagógicos.