Navegando por Autor "Ramos, Michael Daian Pacheco"
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) Lima, Tatiane da Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) Pinto, Luciene Pereira da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cruz, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemAtividade física na Estratégia de Saúde da Família: apresentando a realidade de Uibaí - BA.(2014-11-12) Machado, Francisco Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Ramos, Michael Daian PachecoO objetivo deste trabalho é compreender a atuação do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família – ESF, no município de Uibaí-Ba. Para isso, realizou-se estudo qualitativo e descritivo com dois professores que atuam com atividade física e/ou práticas corporais no município, através de entrevista parcialmente estruturada e observações diretas extensivas de sua atuação, objetivando ainda compreender a relação do professor de Educação Física (EF) com os demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da ESF, conhecer as limitações e potencialidades em sua atuação na ESF, bem como seu grau de formação inicial e continuada. A organização dos dados foi feita conforme a ferramenta metodológica Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa atende às exigências éticas e científicas fundamentais previstas pela resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde que aprova pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa revela que o professor de EF tem grande importância na saúde pública desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da prática de atividade física orientada, diminuindo o sedentarismo e oferecendo uma melhor qualidade de vida para seus usuários. Mantém uma boa relação com os demais profissionais da equipe multidisciplinar da ESF, com ajuda mútua baseada no apoio e na proposição de ideias para um melhor desenvolvimento do trabalho. Possui limitações e dificuldades como falta de informações e conhecimento sobre o papel da equipe multidisciplinar pelas equipes das UBS, pela sua recente implantação no município e grande demanda das UBS.
- ItemAvaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática(2014-07-22) Soares, Angélica Miguel; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Ramos, Michael Daian Pacheco; Cavalcante Neto, Jorge LopesO comportamento motor é um processo contínuo ao longo da vida dos indivíduos, influenciado por fatores individuais e ambientais. Existem diversos instrumentos para avaliação de tais comportamentos em diferentes públicos. Contudo, ainda são escassos os instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática. Foram adotados como critérios: apenas artigos originais, do tipo pesquisa de campo, sem determinação cronológica. As buscas foram feitas nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando-se dos seguintes descritores: Transtorno autístico, Atividade Motora, Educação Física e Teste. Dessas buscas realizadas nas bases de dados foi encontrado um total de 3.164 artigos na busca inicial, no qual foram analisados minunciosamente, inicialmente os títulos, resumos, e os textos na integra, assim foram selecionados 06 artigos que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações relacionadas aos instrumentos de avaliação do comportamento motor em crianças com transtorno do espectro do autismo ainda é bastante limitada, uma vez que ficou evidente a necessidade de instrumentos que sejam específicos para avaliação do comportamento motor em tal público, já que crianças com transtorno do espectro do autismo podem apresentar dificuldade no que diz respeito ao comportamento motor. Referente à credibilidade dos instrumentos encontrados nos estudos, ficou claro a preocupação dos autores com instrumentos que sejam adequados à população, apesar de existir uma limitação no que tange à construção e validação de instrumentos que se detenham exclusivamente à avaliação do comportamento motor desses indivíduos, visto que são crianças que tem as funções de desenvolvimento afetadas e sua etiologia ainda é pouco conhecida. Nesse sentido ficou evidente a necessidade de estudos que venham abordar instrumentos com tais características e que através das análises e resultados dos mesmos, possam existir maneiras para intervir com tal público, melhorando os déficits existentes nas mesmas.
- ItemCondições de infraestrutura das escolas públicas de educação básica do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia.(2023-01-08) Neto, Jeovana Sousa ; Ramos, Michael Daian PachecoCom o objetivo de estabelecermos relações entre as condições de trabalho e a escola de educação básica, este projeto de pesquisa analisa a configuração da infraestrutura das escolas públicas do Território de Identidade Piemonte da Diamantina-Bahia, em particular nos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia. Utilizamos a base de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 que possibilitou verificar a existência ou não de desigualdades entre as características da infraestrutura das escolas do Território investigado. É notório a quantidade expressiva da oferta educacional em estabelecimentos públicos no estado da Bahia, em especial nestes municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, demarcando a importância de estudos sobre a configuração da educação que é ofertada nessas localidades. As produções acadêmicas (SÁ; WERLE, 2017; SATYRO; SOARES, 2007; SOARES; SATYRO, 2007) revelam a necessidade de ampliar as discussões sobre a infraestrutura escolar, bem como os impactos que ela pode proporcionar no desempenho dos estudantes. No Brasil, as condições de oferta educacional são marcadamente diferentes de acordo com a localização da escola, da etapa de atendimento, conforme seja ela rural ou urbana. Diferentes estudos, revelam diferenças significativas entre a infraestrutura das escolas urbanas e rurais, apontando um maior precariedade e insuficiência nos estabelecimentos de ensino em contextos rurais, alertando para a ausência de diferentes insumos como: salas de aula, sala de professores, banheiros, bibliotecas, área de recreação, cozinha, equipamentos didáticos, serviços básicos dentre outros. (NETO et al, 2013a, 2013b; SOUZA et al, 2017a, 2017b; PACHECO, PEREIRA JUNIOR, OLIVEIRA, 2018; RAMOS, OLIVEIRA, COELHO, 2018; UNESCO, 2019; RAMOS, 2020). Compreendemos que a infraestrutura escolar tem potencial para influenciar significativamente a qualidade da educação. Prédios e instalações adequadas e acessíveis, existência de biblioteca e salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios, acesso a livros didáticos e materiais pedagógicos, por exemplo, possivelmente podem melhorar o desempenho dos alunos.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemCondições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia(2017) Araújo, Carolina Maia de; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nova, Jessica Vitorino Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia? Apontamos como objetivo geral analisar em quais condições os professores da educação básica na cidade de Serrolândia-Bahia realizam seu trabalho docente, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais para a melhoria da educação. Elencamos como objetivos específicos: 1) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia; 2) compreender as condições de trabalho dos professores de educação básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil e;3) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando as condições de trabalho do docente, bem como de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Do ponto de vista metodológico optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) constatamos que a maior parte dos docentes são do sexo feminino; possuem idade entre 40 a 49 anos; se auto declararam pardos e brancos; são casados e possuem filhos; b) percebemos que a maioria dos docentes tem sua remuneração entre 1 a 2 salários mínimos; c) a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira; d) no que diz respeito à escolaridade, a maior parte dos docentes possui graduação completa; e) quanto às condições estruturais da escola, é grande o número de docentes que consideram regular e/ou ruim; f) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que escolheriam trabalhar com a educação novamente, g)no que se refere à atuação e filiação dos docentes em sindicatos, a maioria deles possui filiação em algum sindicato, no entanto, existe um número considerável de docentes insatisfeitos com a atuação do mesmo, h) quanto à filiação a algum partido político apenas uma minoria possui filiação; i) no que diz respeito à classificação dos ruídos dentro e fora da sala de aula e fora da unidade escolar, a maioria dos docentes classificaram como razoável; j) na perspectiva da atual Política Nacional de Formação Docente a maior parte dos professores consideraram satisfatória, no entanto, ressaltaram uma necessidade de melhoria e; k) quanto ao Plano Nacional de Educação, a maioria dos docentes pontuou que conhece, inclusive suas metas e estratégias.
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) Santos, Jéssica Pinho dos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- ItemCondições de trabalho dos docentes de educação física nas academias de ginástica da cidade de Jacobina - Bahia.(2017) Silva, Valéria Ferreira da; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraO presente estudo tem como objeto as condições de trabalho dos docentes de Educação Física no âmbito das academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. Nosso problema de pesquisa foi: em quais condições os docentes de Educação Física vêm desenvolvendo o seu trabalho nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia? Apontamos como objetivo geral: analisar as condições de trabalho docentes de Educação Física que atuam nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. E como objetivos específicos: 1) Compreender as transformações no mundo do trabalho e os impactos no campo da academia de ginástica; 2) Identificar o perfil socioeconômico e demográfico dos professores de Educação Física das academias de ginástica de Jacobina em seus múltiplos aspectos e; 3) Refletir sobre o campo de atuação dos docentes de Educação Física no contexto contemporâneo. Em relação a metodologia, quanto a sua natureza esta pesquisa classificou-se do tipo de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento tratou-se de um estudo de campo, e em relação aos objetivos compreendemos enquanto uma pesquisa de cunho exploratório. A pesquisa foi realizada em treze (13) academias da cidade de Jacobina, onde coletamos dados de trinta e quatro (34) docentes de Educação Física que atuam na área da musculação e outras modalidades de práticas corporais como dança, circuito funcional, boxe, personal Trainner, ballet e ginástica. Nossa coleta se desenvolveu entre março à maio de 2016. Optamos como técnica para análise dos dados a análise de conteúdo. Os resultados encontrados foram: 1) a pesquisa demonstrou que a rotina de trabalho dos docentes das academias de ginástica da cidade de Jacobina Bahia pode influenciar na sua qualidade de vida e satisfação com o ambiente de trabalho; 2) o salário caracterizado por hora/ aula, a instabilidade no emprego e a falta de participação em decisões importantes, as mudanças e inovações, a quantidade de trabalho desenvolvido, o estilo de supervisão foram apontados como importantes elementos na insatisfação profissional; 3) os profissionais de academias de ginástica procuram manter uma qualidade de vida o melhor possível dentro de suas limitações com a rotina de trabalho. Portanto, precisa-se alterar as relações trabalhistas de modo a atender a legislação vigente.
- ItemO conteúdo esporte nas aulas de educação física do ensino médio: uma análise das escolas estaduais do município de Seabra-Bahia.(2015-11-10) Souza, Alan Estevam de; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho tem como objeto de estudo o conteúdo esporte no âmbito das aulas de Educação Física no ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Seabra-Bahia. Partimos da seguinte problemática de que maneira o conteúdo esporte vem sendo organizado pedagogicamente nas aulas de Educação Física das escolas estaduais de ensino médio no município de Seabra-Bahia? O objetivo geral da pesquisa foi analisar de que maneira os professores de educação física organizam pedagogicamente em suas aulas do ensino médio o conteúdo esporte. Realizamos uma pesquisa baseada no materialismo histórico-dialético, de natureza qualitativa, descritivo-exploratória e um estudo de campo. O estudo foi realizado em três escolas estaduais do município de Seabra-Ba, onde selecionamos quatro professores licenciados em Educação Física. A coleta de dados foi através de um questionário aberto. Utilizamos para a nossa análise dos dados a técnica da análise de conteúdo. Nosso aporte teórico foi embasado em: Assis de Oliveira (2010), Kunz (2004), Coletivo de autores (1992), Bracht (2005), dentre outros. Desta forma, destacamos nos resultados encontrados que: 1) o conceito de esporte apresentados pelos os professores foram: cooperação, lazer, atividade com regras fixas, educacional, lúdico, saúde, experiência e resgate cultural; 2) na classificação do esporte apareceram os seguintes elementos: cooperativo, divertido, esporte de altorendimento, esporte para todos, diferença entre o esporte e jogos, esporte saúde e esporte competição; 3) os professores possuem algumas limitações a respeito de determinados conhecimentos sobre o ensino do esporte; 4) há necessidade de se aprofundarem no conhecimento sobre o conceito e classificação do esporte e sobre o ensino das técnicas, tática e regras esportivas; 5) há uma confusão sobre as abordagens da Educação Física que fundamenta sua prática. Nesse sentido, entendemos que o estudo apresenta importantes reflexões sobre um conteúdo que é bastante realizado e pouco refletido no interior das aulas de Educação Física.
- ItemDiagnóstico das políticas públicas de esporte na cidade de Jacobina: uma análise documental entre os períodos de 2007 a 2016(2017) Santos, Nilton Soares César; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho tem como tema as Políticas Públicas de Esporte na Cidade de Jacobina, realizando um estudo documental entre os períodos de 2007 a 2016. Tivemos como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as políticas públicas de esportes vêm se constituindo na cidade de Jacobina no período de 2007 a 2016? Nosso objetivo geral foi: compreender como as políticas públicas de esporte foram se constituindo no período entre 2007 a 2016 na cidade de Jacobina. E os objetivos específicos que deram aporte para elucidação do problema de pesquisa: 1) elencar e analisar documentos dos poderes legislativo e executivo que tratem sobre o esporte; 2) identificar as estruturas físicas dos espaços públicos construídos para a prática do esporte e 3) relacionar as políticas públicas de esporte e a utilização dos espaços públicos. Quanto a metodologia, tratou-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, onde utilizamos a pesquisa documental. Na análise dos dados utilizamos a técnica da análise de conteúdo. O material (indicações e requerimentos) produzido pelo poder legislativo municipal, nos traz uma preocupação no que diz respeito a visão que boa parte dos membros da câmara de vereadores tem a respeito do esporte, ficando as suas proposições e solicitações voltadas apenas para construção e reforma de espaços destinados para a pratica esportiva. Outro aspecto que não pode passar despercebido é o abandono de alguns espaços públicos para o esporte, bem como a falta da aplicação da legislação em relação a acessibilidade nestes locais. Concluímos que ocorreram avanços consideráveis na legislação municipal, bem como na capitação de recursos para construção e reforma dos espaços para a prática esportiva, contudo entendemos que apesar de vermos avanços na legislação como mencionado anteriormente, principalmente com a representatividade da sociedade civil em órgãos colegiados, percebemos que ainda é necessário que a gestão municipal evolua no sentido de fazer com que a população se sinta estimulada as práticas esportivas, pois para nós a simples oferta de estruturas físicas não são suficientes para a efetivação das políticas públicas de esporte.
- ItemA educação das escolas rurais do território de identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da pandemia.(UNEB, 2023-01-05) Valois, Milena Silva ; Ramos, Michael Daian PachecoEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias que foram utilizadas pelas escolas rurais dos municípios do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da Pandemia de Covid-19. Posteriormente foi realizado um estudo documental da Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional a Pandemia de Covid-19, publicado em 2022, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Esta pesquisa apresenta resultados referentes as estratégias adotadas em 118 escolas rurais e os nossos principais achados foram: a) todas as escolas tiveram aulas suspensas devido a medidas protetivas contra o vírus da Covid-19; b) a maioria das escolas tiveram aulas suspensas no mês de março de 2020 e retorno após o mês de abril de 2021; c) as principais estratégias utilizadas pelas escolas junto aos professores foram a realização de reuniões virtuais de planejamento, coordenação e monitoramento das atividades; d) o WhatsApp, o Zoom e Youtube, foram as ferramentas digitais mais utilizadas, e) todos os municípios, menos Caém, apontaram a disponibilização de matérias de ensino-aprendizagem impressos para retirada na escola e/ou entrega em domicílio, como estratégia mais utilizada pelas escolas rurais do Território do Piemonte da Diamantina.
- ItemEducação física e as práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da base nacional comum curricular.(UNEB, 2023-01-04) Matos, Anélia Rodrigues da Silva ; Ramos, Michael Daian PachecoAs configurações dadas às Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs são de que elas são realizadas pelo indivíduo por meio do movimento e atrelado a isso encontram-se as eventualidades como os imprevistos e os riscos, tendo a natureza e seus encantos como centro da referida prática. Ressalta-se ainda, que no Brasil, estas tem ganhado notoriedade, bem como novos adeptos, e diferentes expressões destas manifestações corporais, podendo contribuir significativamente na construção de saberes, além de despertar sentimentos como emoção e medo. Nesse sentido, o artigo tem como propósito analisar como a Base Nacional Comum Curricular-BNCC tem abordado o trato com as Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs, bem como, mapear conteúdos que relacionam tais práticas presentes na BNCC e refletir sobre o trato com o conhecimento das PCANs nas aulas de Educação Física Escolar. A partir de uma pesquisa documental, de caráter descritiva e explicativa e de abordagem qualitativa, tendo como alicerce a fonte primária, o documento da BNCC em sua mais recente versão, e alguns estudos bibliográficos para elucidar as informações. O artigo aponta que, embora as instituições educacionais sigam as recomendações da normativa que guia o sistema de ensino básico do país, existem fatores, como o desconhecimento PCANs por parte dos professores e a infraestrutura escolar inadequada, que implicam no trabalho de realização de tais práticas nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, essas circunstâncias são um cenário comum na educação brasileira. É imprescindível o nascimento de mais pesquisas e uma reflexão crítica que articulem e lancem novas formas de proporcionar e fazer com que as Práticas Corporais de Aventura na Natureza cheguem aos alunos com a mesma intensidade que as demais práticas corporais tradicionais são expandidas.
- ItemEducação física na recuperação de usuários de álcool e drogas: uma revisão sistemática.(2017-12-15) Santos, Talita Almeida; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Costa, Laura Emmanuela Lima; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa surge com a inquietação de investigar sobre as possíveis contribuições da Educação Física na recuperação de usuários de álcool e drogas. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar, através de uma revisão sistemática, a contribuição da Educação Física no processo de recuperação de usuários de álcool e drogas. De forma específica pretendeu-se: 1) Analisar o grau interesse dos pesquisadores acerca desses temáticos e possíveis avanços e/ou retrocessos neste campo de estudo, 2) Apontar de forma quantitativa os indicadores da produção científica publicada nos últimos seis anos (2010-2016), 3) Refletir sobre a Educação Física como agente influenciador do processo de recuperação de usuários de álcool e drogas. Adotou-se como metodologia desta pesquisa a revisão sistemática, de abordagem qualitativa, com apontamentos quantitativos. Os resultados apresentados pelos índices quantitativos foram de trinta (30) trabalhos, uma pequena quantidade de produções relacionadas à temática no período estudado (2010-2016). Os índices quantitativos relacionados à tipologia obteve um maior número de produções, sendo esses os artigos científicos com dezoito (18) trabalhos, seguindo de dez (10) monografias e duas (02) dissertações. Observou-se através da variável “números de autores por trabalhos” destacou-se a produção realizada de forma individual apresentando assim uma somatória maior do que os realizados em grupos e/ou trios. Contatou-se que a Universidade Estadual Vale do Acaraú, foi à instituição evidenciada com o maior número de autores vinculados, destacando que a mesma pertence à região Nordeste um fator bastante significativo. Porém, de modo geral, percebeu-se que a região Sudeste possui o maior número de autores que publicaram sobre o tema. Sendo assim, apesar da temática ser bastante relevante, muito ainda precisa ser feito. A análise qualitativa, com o intuito de responder a questão principal apontou que a Educação física influência de forma direta e benéfica no processo de recuperação dos usuários de drogas, no entanto, observou-se que apesar das quantidades relativas que apresentaram as palavras chaves, Educação Física, Usuários de álcool e drogas no escopo do texto, fica claro que estes apontaram poucas contribuições acerca da relação da Educação Física e sua intervenção nesse tratamento. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, identificamos e reconhecemos o CAPS como um campo de atuação profissional da Educação Física e que se expressa, na perspectiva de humanizar o serviço e o atendimento de pessoas com problemas psíquicos.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) Silva, Crismilla dos Santos; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.
- ItemFormação de professores em educação física: um balanço do debate atual.(2016) Ribeiro Neto, Agenor José Ribeiro; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daO presente estudo tem como tema a Formação de professores de Educação Física, cujo o objetivo foi compreender o debate sobre a Formação de professores de Educação Física a partir da fragmentação da profissão entre Licenciatura-Bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho. Para tal, levantamos a seguinte indagação: Como está sendo desenvolvido o atual debate sobre formação profissional na Educação Física, a partir da fragmentação da profissão, entre licenciatura-bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho? Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi investigado o ordenamento legal no período de 2004 a 2015. Ainda, discutiu-se o embate de projetos no âmbito da Educação Física, tendo correlação com o mundo do trabalho. De um lado, o sistema CONFEF/CREF defendendo a fragmentação da profissão, do outro lado, os movimentos de luta social contra a regulamentação da profissão: MEEF e MNCR, por exemplo. Pôde ser observado que as investidas do CONFEF precarizam a profissão, e que a regulamentação não beneficia em nada aos trabalhadores. Dessa forma, os movimentos de luta social, lutam contra tais investidas, buscando, a regulamentação do mundo do trabalho por melhores condições de vida. Para tal, aparece nesse cenário, a Licenciatura plena de caráter ampliado, como uma possível solução para este entrave.
- ItemInfraestrutura das escolas rurais de educação básica do território do Sisal: análise dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba Jacobina.(UNEB, 2023-01-04) Miranda, Lorena Oliveira; Ramos, Michael Daian PachecoA importância da infraestrutura é relacionada à sua capacidade de influenciar a qualidade da educação, com prédios e instalações adequadas, bibliotecas, salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios contribuindo para o desempenho dos alunos. Este artigo propõe uma análise da infraestrutura das escolas rurais de educação básica nos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba, mostrando as principais carências desses municipios. A metodologia do estudo é descrita como quantitativa, utilizando microdados do Censo da Educação Básica relacionados às escolas rurais no Território do Sisal-Bahia. São definidas variáveis, como espaços internos e externos, serviços básicos e recursos materiais, para análise. O processo inclui o download dos dados do Censo Escolar 2021, seleção de escolas rurais no software SPSS versão 28 e análise estatística descritiva das variáveis. A análise comparativa dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba revela disparidades significativas na educação básica em 2022. Cansanção e Conceição do Coité mostram diferenças marcantes entre escolas urbanas e rurais em atividade, sugerindo desafios específicos na dinâmica educacional. Ichu destaca-se pela totalidade de escolas rurais ativas, enquanto Itiúba apresenta uma divisão mais equitativa. A infraestrutura revela divergências na presença de prédios escolares, com Cansanção e Conceição do Coité destacando-se. A distribuição geográfica das escolas revela especificidades, como Ichu concentrando-se em áreas de assentamento. A análise da acessibilidade e serviços básicos aponta para melhorias necessárias, enquanto a presença de equipamentos tecnológicos é notável, com algumas variações entre áreas urbanas e rurais. Esses resultados ressaltam a importância de estratégias educacionais e investimentos diferenciados para atender às necessidades específicas de cada região.
- ItemInfraestrutura das escolas rurais de educação básica do território Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Mirangaba, Umburanas e Ourolândia.(2022-07-27) Cezar, Iorrane de Oliveira; Ramos, Michael Daian Pacheco; Santos Junior, Paulo Antônio dos; Santos, Nathalya Ribeiro dosEste estudo analisa como estão dispostas às infraestruturas das unidades escolares de Educação Básica do Território de Identidade Piemonte da Diamantina. Por meio da investigação da configuração escolar e da caracterização das particularidades da Educação Básica ofertada no contexto rural, as unidades escolares dos municípios de Mirangaba, Ourolândia e Umburanas foram analisadas no sentido de identificar processos de semelhanças e diferenças entre tais instituições situadas num mesmo território baiano. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem Quanti-Qualitativa, marcada, principalmente, pelos manuseios e tabulações dos dados extraídos das variáveis dos microdados disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2019 (INEP 2020), assumindo, portanto, um caráter, também, documental. A partir da utilização do software SPSS versão 22.0 os dados referentes à caracterização da infraestrutura e os equipamentos das escolas puderam ser analisados estatisticamente através de frequências descritivas. Tais resultados demostraram a existência de diferenciações estruturais entre as escolas rurais e urbanas, além de apontar semelhanças educacionais nas escolas situadas no território rural dos municípios supracitados. Ademais, a pesquisa também revela a inexistência de serviços básicos que toda instituição deveria oferecer para promover um ensino seguro e de qualidade. Com isso, este estudo busca iluminar tais fragilidades por meio da análise das variáveis dispostas em espaços internos, como também nos espaços externos das unidades escolares que se encontram em atividade e que são pertencentes aos municípios baianos de Mirangaba, Ourolândia e Umburanas. Consideramos oportuno ampliar a análise através de estudos presencial nas respectivas unidades escolares.
- ItemMapeando possibilidades: um estudo bibliométrico sobre gênero, sexualidade e interculturalidade no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-01) Ribeiro, Ariane Confessor de Carvalho; Silva, Zuleide Paiva da; Santos, Dayana Brunetto Carlin dos; Barreira, Maria Isabel de Jesus Souza; Ramos, Michael Daian PachecoEsse estudo tem o objetivo de verificar o modo como se configuram as produções do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que são atravessadas pelos temas interculturalidade, gênero e sexualidade, analisando, a partir das discussões tecidas e intervenções/produtos propostos, em que medida essas produções contribuem ou podem contribuir para melhorar as práticas pedagógicas da educação básica e da educação regional em geral. Os objetivos específicos propostos são: a) mapear as abordagens epistemológicas e metodológicas dos trabalhos; b) identificar a tipologia das propostas interventivas e do produto delas; c) analisar como as produções interpretam as questões de gênero e sexualidade no contexto escolar; d) identificar demandas que emergem dentro do programa, no que se refere ao desenvolvimento dessas pesquisas e) discutir sobre o perfil das(dos) egressas(os), o processo de produção dos Trabalhos Finais de Conclusão de Curso (TFCCs) e sobre a execução das suas propostas interventivas. O percurso teórico-metodológico adotado baseia-se na perspectiva política e filosófica do feminismo materialista, a partir da qual se compreende que a luta feminina contra os sistemas de opressão não pode ser desvinculada das lutas de classe. Esse é um estudo bibliométrico, de caráter exploratório de abordagem metodológica quali-quantitativa. Para construção dos dados, utilizamos uma Revisão Sistemática de Literatura, a análise bibliográfica de produções do MPED e ciclos de conversas com egressas(os) do programa. A análise dos dados construídos foi feita utilizando a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001). No que se refere ao aporte teórico, acionamos principalmente Mathieu (2009; 2021), Wittig (1970), Delphy (2009; 2015), Scott (1995), Louro (2000), Candau, (2003; 2020), Hall (2006) e Gatti (2001). Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que há a necessidade de se repensar a oferta dos componentes curriculares obrigatórios e optativos ou mesmo reconsiderar as ementas desses componentes no MPED. Os resultados também constatam que são de grande valia estudos que deem visibilidade às produções do programa, evidenciando para a comunidade científica e para a sociedade em geral as melhorias não apenas propostas, mas promovidas, na educação básica local, por esses TFCCs. O produto pensado para essa pesquisa é uma cartografia das produções do programa organizada no formato de um infográfico. A expectativa é que esse produto seja integrado aos produtos resultantes das pesquisas de demais colegas que desenvolvem no MPED pesquisas sobre gênero e sexualidade, de forma que a integração dos produtos resulte em um produto único, um caderno de orientação elaborado e publicado na intenção de pensar formação de professoras(es) da educação básica numa perspectiva de gênero e sexualidade.
- ItemA monitoria de ensino como contribuição na formação de professores de Educação Física(2016-04-10) Santos, Lucas da Silva; Ramos, Michael Daian PachecoO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência concretizado na monitoria de ensino da disciplina Aspectos Históricos da Educação Física, componente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV. Nesse sentido, buscamos discutir o papel da monitoria na formação de professores. O processo de monitoria foi desenvolvido durante o período de quatro meses (março a junho de 2014) onde realizamos as seguintes atividades: 1) planejamento da disciplina; 2) auxílio no desenvolvimento das atividades em sala de aula; 3) realização de pesquisas, textos, vídeos; 4) acompanhamento e supervisão nas atividades práticas e 5) construção de relatório sobre as experiências desenvolvidas. Compreendemos que a monitoria de ensino é fundamental no processo de formação de professores, pois: a) constitui-se como uma atividade inserida na tríade que sustenta a Universidade a saber: ensino, pesquisa e extensão; b) proporciona maior interação entre o corpo docente e discente; c) estabelece uma melhor relação entre a teoria e a prática na formação do futuro profissional e d) contribui no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Portanto, temos acordo com autores (SOUZA e SOUZA, 2012; BANDEIRA, 2006) que a experiência na monitoria de ensino possibilitou uma maior compreensão acerca das práticas pedagógicas, dos próprios desafios impostos a docência e da compreensão de possibilidades educativas. Dessa forma a monitoria de ensino reafirma sua importância no percurso formativo e na ampliação do conhecimento, se concretizando como uma valiosíssima oportunidade dentro da graduação.