Navegando por Autor "Ramos, João Maurício Santana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação profissional para a construção civil em um assentamento do MST: contribuições para a autoconstrução habitacional(2010-09-30) Ramos, João Maurício Santana; Nunes, Eduardo José F.; Santana, Marcos Jorge Almeida; Tarqui, Jorge Luis ZegarraEsta pesquisa, do tipo estudo de caso, visa identificar quais as contribuições trazidas por cursos de formação profissional de pedreiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas e pintores, ministrados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba) entre novembro de 2006 e março de 2007 a um grupo de 48 assentados do Movimento de Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no município de Água Fria – BA, de modo que estes assentados pudessem construir, em regime de autogestão, as 212 casas do assentamento. A metodologia da pesquisa compreendeu a construção de referencial teórico, e coleta e análise de dados de campo. A construção de referencial teórico possibilitou a compreensão acerca dos campos temáticos eleitos: “formação profissional” (contribuições de Saviani, Meszáros, Gallo, e Codello), “processos educativos do MST” (contribuições de Menezes Neto, Fernandes, e Gohn), e “autoconstrução e mutirão habitacional” (contribuições de Bonduki, Cardoso, Abiko e Coelho, Lopes e Rizek, Malard). A partir do aporte teórico, percebeu-se que: as demandas colocadas pelo mercado de trabalho atual à educação encontram resposta nos ideais da politecnia; o MST, em suas ações educativas, defende a adequação do projeto pedagógico da escola ao contexto do assentamento onde está localizada, mas procura uniformizar a educação oferecida aos assentados, por meio da adoção de princípios filosóficos e pedagógicos e por meio da valorização da educação pelo e para o trabalho e da educação para a cooperação; os mutirões representam uma possibilidade de acesso das populações menos favorecidas à moradia, ainda que gere um sobretrabalho às pessoas, e também representam um processo educativo que contempla todos nele envolvidos. Para a coleta de dados de campo, foram analisados documentos do Thaba (planos e propostas de trabalho e relatórios), realizaram-se reuniões junto aos assentados formados, aos educadores e coordenadores do Thaba (utilizando a técnica do grupo focal), e foram aplicados questionários junto a lideranças regionais do MST. A análise dos dados obtidos em campo permitiu comprovar: o atendimento dos cursos do Thaba às demandas do mercado de trabalho; a correlação entre os cursos do Thaba e os princípios filosóficos e pedagógicos da educação do MST; o impacto negativo que exerceu a baixa escolaridade dos aprendizes na sua formação profissional; a aprendizagem significativa ocorrida junto aos assentados, promovida nos cursos do Thaba, verificada na aplicação, em outro sistema construtivo, de saberes adquiridos em um sistema construtivo, verificada na transferência de conhecimento para pessoas que não participaram dos cursos e verificada na solução de problemas enfrentados durante a construção; a educação para a cidadania que ocorre nas deliberações entre os assentados; a necessidade da atuação de agentes da sociedade civil junto aos assentados, para dinamizar o seu desenvolvimento.