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Navegando por Autor "Ramos, Eliene Rodrigues"

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    A campanha de educação de adultos na Bahia: formação para o trabalho, cultura e política (1947 a 1963)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-26) Ramos, Eliene Rodrigues; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Dick, Sara Martha; Silva, Paulo Santos; Costa, Lívia Alessandra Fialho da
    Essa tese tem o objetivo de compreender as concepções educacionais para a formação de trabalhadores e as disputas políticas na Bahia pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 a 1963. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), foi um plano de ensino supletivo aprovado pelo Ministério da Educação e Saúde em convênio com os estados e territórios da federação, para instalar classes de ensino supletivo para todo país. A pergunta que norteia a pesquisa é: como as concepções educacionais para a formação de trabalhadores provocaram disputas políticas pelas classes de ensino da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos na Bahia de 1947 a 1963? A análise se pauta em acontecimentos educacionais, culturais e políticos que possibilitam compreender motivações, atitudes e divergências em grupos políticos e intelectuais envolvidos no fenômeno múltiplo e complexo da cultura política no contexto de 1947 a 1963. Trata-se de pesquisa documental cujas abordagem e problematização estão articuladas com as perspectivas de autores engajados com o modo de fazer história da educação que estabelece amplo diálogo com a história cultural, a exemplo de Beisiegel (1974); Berstein (1998); Bomeny (1993); Brito (2001); Carvalho (2014); Faria Filho (2014); Fonseca (2008); Galvão (2008); Gatti Jr. (2002); Gomes (2016); Luz (2009); Magalhães (2015); Paiva (2003); Silva (2011); Veiga (2008). A CEAA foi além das disputas político partidárias e instaurou novas formas de funcionamento com intervenção do Estado no processo de escolarização formal para adolescentes e adultos e inaugurou uma expansão do ensino supletivo tutelada pelo Estado para fortalecer a si próprio a partir da mudança de valores, costumes, crenças e práticas, na tentativa de formar trabalhadores.
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    Campanha Nacional de Educação Rural – CNER: as missões rurais na bahia e uma nova perspectiva de educação rural (1952 – 1963)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-25) Ramos, Eliene Rodrigues; Brito, Gilmário Moreira; Dick, Sara Martha; Santana, Elizabete Conceição
    O estudo aqui apresentado tem o objetivo de investigar a Campanha Nacional de Educação Rural - CNER a partir das Missões Rurais implantadas na Bahia e qual o seu projeto de “recuperação” do homem rural no período de 1956 a 1963. Para alcançar esta investigação buscamos compreender o contexto histórico da educação rural na Bahia no período citado; compreender o funcionamento das Missões Rurais da CNER a partir dos seus eixos norteadores: a educação agrícola, a instrução e o saneamento; e analisamos as ações das Missões Rurais da CNER, especificamente na Bahia. Prioritariamente recorremos como fonte a Revista da Campanha Nacional de Educação Rural, periódico produzido pelas equipes de técnicos da CNER e publicados com o auxílio do Ministério da Educação e Cultura. A pesquisa possibilitou verificar que as ações pedagógicas realizadas na zona rural pelas Missões Rurais desconsideravam o contexto cultural rural em detrimento de uma cultura urbana com o objetivo de “recuperação total do homem do campo”. Tal finalidade pretendia assegurar completa modificação no espírito do morador da zona rural como foi possível verificar, a partir de relatórios técnicos, a realização de mutirões para a construção de centros sociais, a intensificação do cultivo de agriculturas domésticas e comerciais; a inserção do teatro, artesanato e a instalação de postos médicos sanitários intermitentes. Dessa forma, percebemos que a Campanha Nacional de Educação Rural desenvolveu uma função central na alteração de novas formas e funcionamentos sociais no campo.
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