Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Carla Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O despertar à docência a partir das práticas de ensino do PIBID: um estudo de caso no Colégio Estadual De Serrolândia-Bahia
    (2018-06-15) REIS, Carla Almeida; NUNES, Marcone Denys dos Reis; BRITO, Maria Auxiliadora Valois Coutinho Pereira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de
    A formação de professor atravessou vários períodos até chegar aos dias atuais, com o surgimento da educação superior em Geografia sentiu-se a necessidade da criação de políticas públicas que pudessem ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e auxiliar no processo de instrução do conhecimento de licenciandos. Nessa perspectiva, foram criados programas de iniciação à docência no âmbito universitário, com o objetivo de valorizar o magistério e inserir o licenciando na Educação Básica. O Colégio Estadual de Serrolândia (CES) foi beneficiado com o Subprojeto intitulado “Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar”, que se tornou de grande importância para a formação dos licenciandos e dos alunos da instituição de ensino contemplada. Essa monografia tem como objetivo analisar a contribuição do PIBID na formação dos professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus IV. Pode-se concluir que, os pontos positivos atribuídos à atuação do licenciado na escola durante a participação no PIBID, vão muito além do ambiente escolar ao qual ele está inserido no decorrer desse processo, e contribuem sobretudo com a construção da identidade docente. O foco dessa pesquisa foi de analisar as práticas de ensino, Roda de Conversa, Café Filosófico e Aulas Coparticipadas desenvolvidas no Subprojeto que contribuem para a construção do conhecimento dos graduandos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais