Navegando por Autor "Queiroz, Magnólia Siva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAUTONARRATIVA DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II(UNEB, 2024-07-17) Pinto, Caroline Andrade de Pinho Alves; Queiroz, Magnólia Siva; Coelho , Alexa Araújo de Oliveira Paes; Leão , Claudia da SilvaO Estágio Supervisionado faz parte do currículo dos cursos de graduação e é fundamental para a formação do discente. Durante esse período, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados ao contexto prático da futura profissão. Em março de 2020, o mundo foi afetado pelo SARS-CoV-2, pandemia de COVID-19, e enfrentou mudanças na rotina em todos os setores. No campo da educação não foi diferente: com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, na educação básica e no ensino superior, devido ao isolamento social, as aulas e estágios remotos surgiram como alternativas para reduzir os impactos negativos no campo de ensino- aprendizagem. No presente trabalho, “autonarrativa de uma licencianda do curso de ciências biológicas a partir de vivências do estágio supervisionado I e II”, busquei narrar e refletir sobre minhas vivências no Estágio Supervisionado I e II que marcaram minha trajetória e foram essenciais para a formação da minha identidade docente. Para a produção desse trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa e, como método, a narrativa autobiográfica, na qual realizei uma revisitação das minhas memórias e portfólio, que foi um instrumento de análise e reflexão das minhas experiências. Durante o período dos estágios supervisionados, enfrentei diversos desafios fundamentais para o meu crescimento profissional, pois cada dificuldade exigiu uma solução criativa com abordagem adaptativa. No entanto, cada obstáculo foi uma oportunidade para descobrir novas maneiras de ensinar e aprender. Ao longo desse processo, busquei constantemente aplicar metodologias educacionais que considerassem os diferentes perfis e necessidades das turmas em que trabalhei, o que tanto enriqueceu minha prática pedagógica quanto permitiu uma maior inclusão e engajamento dos docentes. O estágio presencial me preparou melhor para lidar com os desafios do ambiente educacional ao mesmo tempo em que me proporcionou valiosos aprendizados sobre a importância da flexibilidade, da empatia e da inovação no processo de ensino-aprendizagem.