Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Deralúcia Oliveira Nascimento"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios e possibilidades do núcleo de apoio psicopedagógico NAPP: diálogo com a educação especial na perspectiva inclusiva
    (2023-03-20) Queiroz, Deralúcia Oliveira Nascimento; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Cruz, Amália Catharina Santos
    A presente pesquisa “Desafios e Possibilidades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico: Diálogo com a Educação Especial na perspectiva inclusiva, está vinculada a linha de pesquisa: Cultura, Docência e Diversidade. Teve como objetivo compreender como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico pode corroborar para a inclusão educacional dos estudantes com deficiências e ou transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, com os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar o trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 2) Mapear os desafios que os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico enfrentam para a inclusão educacional; 3) Apresentar uma proposta interventiva que corrobore para o trabalho da educação especial na perspectiva inclusiva. Foi desenvolvida por meio do estudo de caso com abordagem qualitativa, ancorou-se no paradigma do materialismo histórico dialético, em favor da discussão crítica da educação especial inclusiva, frente a organização social capitalista que engessa o cotidiano educacional. Teve caráter exploratório e como foco principal: desenvolver, elucidar e (des)construir conceitos e ideias já cristalizadas, podendo servir também para levantar hipóteses ou formular problemas para futuras pesquisas. Foi apresentado um plano de formação educacional inclusiva, como produto da pesquisa, para a equipe do Núcleo de Apoio psicopedagógico, com vistas para integrar forças e maximizar o diálogo em favor da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Concluiu-se que é relevante potencializar o serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, para a ampliação do espaço físico e formação de uma equipe multiprofissional que possa melhorar a qualidade do atendimento das demandas escolares da educação especial inclusiva.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais