Navegando por Autor "Purificação, Marcelo Máximo"
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- ItemEducação religiosa em debate: por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Bom Jesus da Lapa – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-11-24) Teixeira, Eberson Luís Mota; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho sob título: EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM DEBATE: Por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba tem como fulcro investigar a práxis racista contra a diversidade étnico-religiosa, assim como abrir espaços de compreensão frente aos conceitos de intolerância religiosa sob a perspectiva de uma abordagem inclusiva ao ressignificar a intolerância religiosa em um racismo religioso por Nogueira (2020), posto que expressa um modus operandi (modo de agir) excludente revelado na estrutura institucional da civilização hodierna (Almeida, 2019), a qual se manifesta num modus vivendi (modo vivencial) da herança atávica da sociedade patriarcal, discriminativa e colonialista brasileira (William, 2019). Destarte, o escopo tem como justificativas as trajetórias pessoais (do pesquisador), no que se refere ao arcabouço necessário para o aprofundamento da discussão sobre o combate antirracista e a intolerância religiosa diante das demandas do racismo pessoal, institucional e estrutural no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba. Por conseguinte, apresenta-se como uma problemática: como desenvolver uma práxis educativa de inclusão e respeito à diversidade religiosa? Essa adversidade foi observada após embates, chistes e críticas às religiões de matrizes africanas como um processo sistemático de violência simbólica (Bourdieu, 1989). Não obstante, foram analisados as causas e os efeitos deste racismo e intolerância perante as religiões de matrizes étnico-religiosas (africanas e indígenas) sob a óptica da abordagem qualitativa em Minayo (2007). Nesta empreitada utilizamos a linha da pesquisa bibliográfica e documental em (Gil, 2002 e Marconi e Lakatos, 2003). A metodologia utilizada para a análise dos dados, foi obtida através de observações (Gil, 1994 e Freire, 1986), questionário (Lankshear e Knobel, 2008) tendo como fiel a análise de conteúdo (Bardin, 1977; 1979). Como referenciais teóricos capitais da escrita dos três artigos interrelacionados serão utilizados Nogueira (2020) e Fanon (2008) para intolerância religiosa e decolonialidade, Adichie (2019) e 1hooks (1995) ao ensinar a transgredir contra uma historicidade única e Almeida (2019) e Kilomba (2019) com histórias educativas e participativas contra o racismo estrutural e a favor da decolonialidade. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o entendimento e desvelamento desta construção histórica racista, que implica no desrespeito religioso à tradição sagrada de matriz africana e indígena, sendo uma constante ingerência no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa - Ba e seu entorno (à cidade de Bom Jesus da Lapa – capital baiana da fé católica), visto que o possível cerne destas práticas de racismo religioso estarão atreladas a uma cultura judaico-cristã instada num projeto colonial de poder (das elites) sob o viés monoteísta judaico–cristão (excludentes), à medida em que explicita um epistemicídio (Santos, 2010) percebido na crueza da escravidão e do tráfico de pessoas do continente africano e ameríndio desde a colonização portuguesa (Gilroy, 2001). Sem embargo, o trabalho final apresentou um produto proveniente do processo de observação, pesquisa e intervenção, que foi fruto de diálogos com os integrantes tendo a sequência didática, o projeto de intervenção e um artigo abordando an passant (de passagem) os resultados da aplicação nesta instituição de ensino (IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa) para abarcar os fenômenos objetivos e subjetivos dos participantes perante à temática investigada.
- ItemAs Metodologias Ativas mediadas por tecnologias digitais e processos de aprendizagens: uma proposta colaborativa para formação de licenciandos de uma universidade pública estadual no Território do Sisal.(2022-05-25) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaA educação do mundo atual exige dos professores habilidades condizentes com a era digital, que os cursos de licenciatura, fornece muito pouco ou nenhuma formação nesse sentido. Os aportes metodológicos necessário a prática docente no cenário da era digital, precisam serem desenvolvidas pelos professores no seu processo de formação, visto que, a sala de aula do século XXI são ocupadas pelos nativos digitais, jovens que nasceram após a virada do século e não conhece o mundo a analógico, eles são sendo turbinados de informações e precisam aprender a transformar informação em conhecimento, a escola precisa ensinar os estudantes a aprender a aprender, os jovens atuais são sujeitos ativos e dinâmicos, querem ser sujeitos da sua própria aprendizagem, desejam uma educação em que eles sejam os protagonistas e os professores os mediadores no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Interversão Educativa e Social, Linha: Novas formas de subjetivação e organização comunitária do Departamento de Educação – Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como objetivo principal compreender como as Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais contribui para criação de aulas inovadoras e interativas, que busque o protagonismo do aluno, a fim de que este seja agente ativo da sua própria aprendizagem. Para atingir tal objetivo produzimos, como produto dessa pesquisa, um curso de extensão sobre o uso das Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais para os estudantes dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, lócus da nossa pesquisa, que possibilite esses futuros docentes a criação de ideias de aulas inovadoras e interativas que permitam aos alunos construir conhecimentos a partir das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais, e compartilhar em rede, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da geração da mudança. O curso em questão, vem contribuir de forma significativa com o processo de formação desses licenciandos, munindo-os com ferramentas que os permitam transformar suas aulas em momentos de aprendizagens que conecte os jovens, engajando-os através do trabalho com Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais, promovendo assim a aprendizagem significativa, apresentando aos professores em formação ferramentas que permita a aprendizagem em rede; propondo aos mesmos metodologias de ensino que permitam capacitação e autonomia para o aprendizado ativo e dinâmico; criando assim condições para o desenvolvimento de atividades a serem desenvolvida como um trabalho compartilhado em rede (fora da sala de aula); mostrando as possibilidades a partir do uso das tecnologias digitais para auxílio de práticas pedagógicas em sala de aula e “fora dos muros da escola” que objetive “prática continuada”.
- ItemO uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do ensino fundamental anos iniciais e a constituição do sujeito leitor(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Silva, Cristina Barreto Santos da; Vitorino, César Costa; Purificação, Marcelo Máximo; Cortizo, Telma LimaO referido estudo está ancorado na linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (MPIES/UNEB) – Campus XI – Serrinha BA. A educação brasileira, especificamente nos anos iniciais de escolarização, tem perpassado por muitas mudanças conceituais e metodológicas, como a necessidade da inclusão da criança aos seis anos de idade na escola e no mundo da escrita. Dessa forma, o foco da pesquisa enseja na problemática: Como os jogos educativos contribuem para a constituição do sujeito leitor no processo de alfabetização de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública Municipal de de Salvador - BA? A presente pesquisa tem como objetivo geral explorar uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento juntos aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Jesus de Nazaré no Município de Salvador-BA. Os objetivos específicos são: a) discutir concepções de alfabetização à luz de pressupostos teóricos de autores nacionais e internacionais; b) refletir sobre as contribuições dos jogos educativos para o processo inicial deleitura e escrita; c) compreender as concepções de alfabetização, leitura e escrita a partir da análise de eventos de alfabetização realizados no chão da escola pública municipal em bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia; d) fazer descrição teórico-prática como resultado do trabalho etnográfico realizado na escola pública municipal. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de natureza etnogafica com abordagem quali-quantitativa. Sabe-se que o advento das pesquisas sobre a inovação da prática pedagógica mais significativa para o processo de alfabetização, no que consiste o uso de dispositivo móvel, os jogos educativos manuais passam despercebidos para as crianças, mas são elementos cruciais no processo de alfabetização, assim debruçamo-nos na pesquisa através de dois momentos: o primeiro, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I; e o segundo momento, com uma turma de 2º ano que estavam participando do Programa de Alfabetização “Aprender pra Valer”, promovido pela Secretária Municipal de Educação - Smed. Assim, foi elaborado e desenvolvido um projeto de intervenção sobre a temática, em que foram tomadas como referência 40 alunos, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, para nortear a importância dos jogos como ferramenta no processo de alfabetização. Dessa maneira, concluímos por meio das ações realizadas com os jogos educativos em sala de aula que houve um grande envolvimento dos alunos e interesse para apreensão da leitura e escrita, e destacamos a importância do uso dos jogos educativos nas aulas de alfabetização. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.618.533, emitido em 01 de setembro de 2022.
- ItemRacismo institucional: o combate em rede no Baixo Sul Baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-03-13) Santana, Lousana de Jesus; Purificação, Marcelo Máximo; Carneiro, Everton Nery; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho intitulado Racismo institucional: o combate no Baixo Sul Baiano tem como objetivo potencializar espaços de compreensão dos aspectos do racismo institucional a partir das perspectivas do Baixo Sul em Rede no Combate ao Racismo Institucional (BSRCRI). O trabalho tem como justificativas trajetórias pessoais da pesquisadora, fomento da pesquisa científica, acúmulo para o BSRCRI no que se refere ao arcabouço necessário para o alargamento e aprofundamento da discussão e o combate praxiológico a esse tipo de racismo. Diante das demandas da rede (BSRCRI), apresenta-se como problemática: como solucionar o desconhecimento sobre o racismo institucional no baixo sul baiano? Essa problemática foi levantada após um processo de pesquisa junto ao grupo com o método zopp (baseia-se num processo de planejamento participativo sendo desenvolvidos passo a passo em equipes que contam com a participação dos indivíduos ou grupos afetados pelo projeto). A metodologia utilizada para a análise dos dados, obtidos através de observações e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo. Diante do processo de pesquisa e desenvolvimento da temática, constata-se que o racismo institucional é uma constante presente no baixo sul baiano e eixo central para a prática das demais formas de racismo naquele território. Ao final, o trabalho apresenta-se um produto proveniente do processo de pesquisa, que é fruto de diálogo com os integrantes do BSRCRI em formato de cartilha de formação/ informação.
- ItemRe)existência e empoderamento da identidade negra: prática docente e estudos decoloniais no centro municipal de educação de Valilândia /Valente (Ba)(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-13) Lourenço, Josilene Andrade Lima; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Leyva, Pedro AcostaA dissertação em foco discutiu sobre as práticas docentes embasadas em uma abordagem teórico-prática decolonial, visando o empoderamento da identidade negra dos discentes no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA). Isso porque, sabe-se que a escola tem papel fundamental na construção do diálogo sobre as diferenças, já que é um espaço marcado por elas e que por isso pode contribuir em um processo fluido, dinâmico e menos discriminatório no tocante às identificações étnico-raciais dos sujeitos que nela habitam. Nesse sentido, a presente pesquisa questiona: “Como ocorrem os debates sobre as questões raciais e a percepção da identidade negra para os discentes, e quais as estruturas de poder que subjazem as questões raciais e identitárias nas práticas curriculares dos docentes do ensino fundamental II do Centro Municipal de Educação de Valilândia, sob a perspectiva dos estudos decoloniais?”. Com base nessa indagação, objetivou-se colaborar com as discussões sobre as questões étnico-raciais e identitária dos discentes, e as práticas curriculares dos professores do ensino fundamental II deste mesmo locus, avigorando uma educação decolonial de (re)existência e empoderamento da identidade negra no âmbito educacional e social. Frente a isso, os enlaces teóricos deste trabalho tomaram como base as categorias de identidade (HALL, 2003, 2014), decolonialidade (COSTA, 2000), (MUNANGA, 2009, 2016), (QUIJANO, 2005) e (FANON, 2020), além de considerar a relação de educação e currículo na perspectiva dos estudos decoloniais (GOMES, 2003, 2017), (FREIRE, 2019) e (ARROYO, 2011). Nesse contexto, a metodologia ancorou se na abordagem qualitativa (BOGDAN & BIKLEN,1994), por meio do estudo de caso e da pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 2011; LUDKE, 2028), utilizando a observação participante e a entrevista intensiva como técnicas de produção de dados, tendo, posteriormente, a análise de dados mediante à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi a partir da concretização dessas proposições que o projeto de intervenção se desenvolveu, à medida que foram realizadas as oficinas pedagógicas no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA) (locus de pesquisa) com os docentes e os discentes dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental II – participantes da pesquisa. Tendo em vista esse movimento, intentou-se a construção de um caderno temático com proposições didático-pedagógicas a fim de colaborar na construção identitária a partir de uma educação decolonial e antirracista. Diante dessas questões, ficou compreensível, portanto, que este trabalho corroborou na desconstrução da imagem racializada e negativa dos povos que sofreram a diáspora africana e dos negros escravizados, além de ter criado alternativas para que as questões étnico-raciais ganhem cada vez mais espaço no contexto escolar.
- ItemUso das tecnologias na EJA no território do sisal: uma proposta interventiva pedagógica de inclusão digital e social(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-09-22) Santos, Elcione Carvalho; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEsta pesquisa teve como propósito analisar a utilização de ferramentas digitais, informacionais e comunicacionais com discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das etapas formativas finais VI e VII. Foi conduzida na cidade de Araci-Ba, especificamente no Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no centro da cidade. A motivação para esta pesquisa surgiu das reflexões, experiências e inquietações no trabalho com esse público, tanto na rede municipal, como docente há 25 anos, quanto como Coordenadora Pedagógica desde 2018 na rede estadual. Teve como objetivo geral, investigar como a utilização dos recursos digitais e tecnológicos poderá contribuir para inclusão digital e social dos estudantes da EJA do Ensino Médio, etapas VII e VII, de forma criativa e participativa, por meio de uma proposta de intervenção. Como objetivos específicos: Contextualizar a Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela visão nacional, estadual e local; Compreender a incorporação das tecnologias na educação, na modalidade EJA, identificando recursos tecnológicos, digitais, criativos e acessíveis como meio de inclusão digital e social; e Desenvolver com estudantes do Ensino Médio da EJA, etapas VI e VII, oficinas de ensino utilizando recursos didáticos, tecnológicos e digitais, registrando seu processo de modo a construir um site educativo como produto final para divulgação e interação. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (1986),Lévy (2007), Gadotti (2014), Arroyo (2017), Moran (2013) e Kenski (2008) e Pretto (2014), os quais abordaram a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem com os meios tecnológicos, bem como seu impacto no mundo e o papel da escola nesse contexto. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, uma pesquisa do tipo prática, pois teve uma aplicação interventiva, foi exploratória e explicativa no intuito de descobrir, explicar fatos e dados. Desenvolveu-se com uma aproximação da pesquisa-ação por se tratar de uma proposta de intervenção em que houve uma construção colaborativa de oficinas de ensino e um site educativo com a síntese das oficinas, os textos, os documentos e os livros utilizados no percurso da pesquisa seguindo as normas do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). Os instrumentos de coleta de dados foram o levantamento bibliográfico, documental e intervenção com oficinas temáticas, tendo o diário de campo como suporte para registro e o grupo focal com a intenção de manter uma organização e levantar informações para as oficinas. A análise de dados foi realizada tendo por base a análise do conteúdo da Bardin (1977), que visa à descrição dos materiais coletados e organizados em categorias. Por fim, espera-se, com essa pesquisa de intervenção, proporcionar reflexão, descobertas e atuação dos indivíduos da EJA, permitindo-lhes maior participação como estudantes, cidadãos críticos e aprendentes.