Navegando por Autor "Prado, Thiago Martins Caldas"
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- ItemAl Berto, um anjo incandescente que viaja sob as fases da lua: um estudo sobre Lunário e o anjo mudo(2021-08-13) Sousa, Erivaldo Santos de; Prado, Thiago Martins Caldas; Ornellas, Sandro Santos; Lima, Elisabeth Gonzaga deNesta dissertação, investiga-se a literatura do escritor lusitano Al Berto, pseudônimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (1948-1997), a partir da análise de duas obras, Lunário (1988) e O anjo mudo (1993). Busca-se entendê-las sob a perspectiva do que seria a maior paixão do autor – escrever e viajar. Os dois livros explicitam a concepção da escrita de Al Berto, construída por meio de uma vida errante, marcada por viagens sem destinos certos, determinadas pelo acaso e possíveis encontros ou desencontros. As suas anotações de viagens por pequenas cidades europeias, quase sempre sem morada fixa, constituemse em pequenos diários que compõem a prosa poética de Al Berto – dispersa em revistas, catálogos de exposições de pintura e fotografia, além de performances do autor declamando poemas – compilada em O anjo mudo. Em Lunário, de modo fragmentado, Al Berto narra viagens de Beno, um personagem-narrador, cuja trajetória aproxima-se de sua própria experiência de homem nômade, uma espécie de alter ego do autor. A literatura de Al Berto explicita um sujeito transgressor de prática e atitude radicais, que não se limita a um único campo, relacionando-se com diversas artes, além de se expor como objeto da sua própria ficção, ao criar uma espécie de autobiografia poética nessas pequenas crônicas de viagem. Como fundamentação teórica acerca da escrita autobiográfica de Al Berto, traça-se um diálogo entre Arfuch (2010, 2013), Bourdieu (2005), Foucault (1983), Freitas (2004), Sibilia (2008), entre outros, engendrando discussões sobre um eu errante autobiografado no espaço-tempo contemporâneo.
- ItemO Amor-destino na literatura Sul-coreana(2021-12-22) Azevedo, Adriana Teixeira de; Prado, Thiago Martins Caldas; Pereira, Fernanda Mota; Souza, Marcos Aurélio dos SantosNesta dissertação, tem-se o objetivo de analisar a presença de traços de amor em narrativas de diferentes momentos históricos da Coreia do Sul. Ao longo da análise, forja-se o conceito de amor destino e se discute como ele se apresenta em narrativas da Ásia oriental. A sugestão dessa possível nomenclatura, amor destino (운명적읶 사랑), é defendida sem julgar o amor sul-coreano como exótico, mas a partir da premissa de que, apesar de o amor ser pluriverso, passível de ser sentido e experienciado por indivíduos independente da sua nacionalidade, ele apresenta peculiaridades relacionadas à cultura do povo que o manifesta, em distintos períodos, em suas narrativas. A fim de desenvolver a pesquisa proposta, engendra-se o referencial teórico nos constructos da Literatura Comparada a partir de Baldensperger (1921), Cairo (1997), Chow (1995), Coutinho e Carvalhal (1994), Perrone-Moisés (1990), entre outros. E para a forja comparativa sobre o amor em diferentes fases da Literatura SulCoreana, lança-se mão dos estudos de Rougemont (1939), Compagnon (1999), Jankowiak e Fisher (1992), Watt (1957), entre outros. Elabora-se um quadro comparativo dos textos literários sul-coreanos que compõem o corpus da pesquisa, permitindo a leitoras e leitores: visualizar, de maneira sintética, um panorama literário historiográfico, abrangendo sete textos, de 37 a.C. a 1724; conhecer os títulos dessas produções em três idiomas (coreano, inglês e português), os gêneros literários (história oral, romance, conto) e as fontes dos textos. Como principais resultados, discutem-se e divulgam-se histórias de amor sul-coreanas, às quais, por muito tempo, parte do público leitor brasileiro não teve acesso.
- ItemE então falamos nós: vozes literárias afrodiaspóricas e femininas do Recôncavo Baiano(2019) Nascimento, Juscineide de Jesus; Prado, Thiago Martins Caldas; Luciana Sacramento Moreno; Mirian Sumica Carneiro ReisA presente dissertação aborda as vozes afrodiaspóricas presentes na literatura de Escritoras Negras do Recôncavo Baiano, ressaltando a condição feminina como fator relevante na produção de tais escritos. Para tanto, realizou-se este estudo a partir da literatura de sete escritoras negras da Região: Sued Nunes, Jacquinha Nogueira, Daianna Quelle, Isadora Silva, Giselli de Oliveira, Andrielle Antônia e Dinha dos Anjos, residentes e/ou nascidas em Sapeaçu, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Muritiba, cidades que compõem a Região do Recôncavo Baiano. Elas abordam questões da memória cultural, ancestralidade, da identidade e autoria, ao tecerem versos e narrativas com marcas discursivas, em que traços raciais e de gênero são evidenciados. Ao conhecer os discursos produzidos por essas mulheres, procuramos observar as particularidades da escrita feminina e negra, bem como sua relação com as marcas identitárias que advêm de culturas africanas ressignificadas no Recôncavo e inscritas em suas obras literárias. Tal abordagem foca-se, fundamentalmente, na possibilidade de refletir sobre a maneira como as literaturas que abraçam a cultura africana permeiam o universo literário da Bahia. Como fundamentação teórica, utilizamos os postulados de Stuart Hall, um dos principais autores a discutir o conceito de identidade dentro dos estudos culturais; Guacira Lopes Louro, Judith Butler e Djamila Ribeiro, com os posicionamentos sobre gênero e feminismo negro; Conceição Evaristo, Cuti e Ana Rita Santiago, trazendo reflexões a respeito da literatura de autoria feminina e negra, dentre outros. Ao centrar-se na obra de autoras negras baianas, contemporâneas e desconhecidas, buscou-se uma relação importante, a de pensar, dentro do elemento racial negro, como a autoria constitui-se em meio aos discursos contemporâneos sobre a negritude feminina.