Navegando por Autor "Portugal, Jussara Fraga"
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- ItemA ensolarada Itaparica: lugares e experiências nas crônicas de João Ubaldo Ribeiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-18) Costa Júnior , Ronaldo Santos; Portugal, Jussara Fraga; Marandola Junior, Eduardo José; Lima-Payayá, Jamile da Silva; Calvacante, Tiago VieiraEste estudo explora as crônicas de João Ubaldo Ribeiro, enfatizando como ele tece geograficidade e simbolismo em suas narrativas para revelar a diversidade de lugares e o sentimento de pertencimento e afetividade que o escritor baiano nutre pela sua terra natal. Focando em Itaparica, as nove crônicas de Ribeiro são analisadas para entender como o literato retrata esse lugar não apenas como cenário, mas como entidade viva que influencia e é influenciado pelas experiências e rotinas diárias das pessoas. Utilizando uma abordagem fenomenológica e inspirando-se na pesquisa narrativa, o estudo busca uma compreensão mais profunda da geografia vivenciada nas histórias narardas por Ribeiro. Por meio da análise das crônicas, investigou-se como o escritor descreve os lugares, narra vivências e experiências, evoca memórias, oferecendo uma perspectiva íntima e afetiva sobre o cotidiano na ensolarada Itaparica. O trabalho destaca como as narrativas de Ribeiro abrange temas vinculados aos conceitos de lugar e experiência, servindo como um meio de explorar a existência humana em diversos contextos. Sua escrita não apenas reflete as vivências cotidianas, mas também desempenha um papel crucial na formação de compreensões geográficas e literárias, destacando a intersecção entre Geografia e Literatura. Por meio desta análise, buscou-se responder a questão da pesquisa – de que forma João Ubaldo Ribeiro, nas crônicas, entrecruzam histórias que retratam os lugares ao narrar experiências na cidade de Itaparica-Bahia? –, cuja principal intenção foi compreender as narrativas do/no e sobre os lugares de Itaparica e as experiências retratadas nas crônicas de João Ubaldo Ribeiro. As narrativas sobre lugares e experiências revelam geograficidade dos nativos da ilha. Ao narrar sobre os lugares, apresentar os sujeitos (personagens), relatar acontecimentos e descrever as suas experiências, o escritor mobiliza memórias e demostra formas de existir, pois seus escritos são elaborações literárias autoficcionais que comportam histórias de vida e permitem aos leitores a reflexão sobre os lugares narrados e a própria condição vivente, revelando a geograficidade dos nativos da Ilha entrelaçada com a do escritornarrador. As narrativas literárias de Ribeiro apresentam elementos significativos para perscrutar lugares, vivências, experiências e cotidianos, ao valorizar as dimensões espaciais e existenciais, mas também contribuem para os estudos geográficos, reforçando a potencialidade da interface entre Geografia e Literatura, decorrente da compreensão do lugar enquanto circunstancialidade e das múltiplas formas de narrar os modos de existência com e nos lugares. Desse modo, o lugar, enquanto circunstancialidade, é apresentado como particular, próximo e onde se estabelece as relações entre as personagens. Este estudo procurou não apenas analisar a crônica, como gênero literário, mas como uma fonte de pesquisa, cujas narrativas possibilitaram estudar o lugar e a experiência, criando enredos sobre a vida na ensolarada Itaparica.
- ItemAbordagens da Geografia Urbana: uma proposição didática a partir de filmes no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-03) Martins , Ely Makeise Araujo dos Santos; Andriano Eysen, Rego; Portugal, Jussara Fraga; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaEsta dissertação situa-se no âmbito das pesquisas que discutem o ensino de geografia e o cinema, numa perspectiva de novas aprendizagens sobre o fenômeno da Geografia urbana no Centro Municipal de Educação Santa Rita de Cássia, com alunos/as do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise de duas películas fílmicas: Mauá, o imperador e o rei e, Trash: a esperança vem do lixo. Tem como compreender como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula. A questão que nos moveu foi: Como a linguagem cinematográfica pode potencializar o ensino/aprendizagem da Geografia urbana em sala de aula? Nessa perspectiva, a investigação teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa, baseado em Ibiapina, (2006) e Flick, (2009). Com efeito, fizemos uma revisão bibliográfica elegendo alguns teóricos da Geografia Cultural, a exemplo de: Claval, (1997), Corrêa (2007, 2009), Cosgrove, (1983), Rosendahl (2007), Sauer, (1931). Nas discussões sobre urbanização, esta investigação esteve pautada em estudiosos/as, como: Santos, 1997; Carlos, (2013); Calvalcante (2008), Lefebvre, (2002); Sposito, (2004); Sposito, (2006). Certamente, para tratar dos diálogos relacionados ao cinema e a Geografia, temos o embasamento dos(as) autores(as) como: (Portugal, (2013); Oliveira, (2011); Morin, (2002); Cousin, (2012); Duarte, (2002), dentre outros(as) autores(as) que deram embasamento teórico e metodológico para a identificação da importância do filme no ensino da Geografia urbana, considerando-o como instrumento responsável por um ensino lúdico e potente na formação crítica/reflexiva do(da) estudante no seu processo de formação crítica. Como produto, foi criada uma página no instagram com a participação dos(as) alunos(as), onde será divulgado dicas de filmes que possa ser correlacionados com conceitos geográficos, a partir dos momentos experienciados durante a participação nos Ateliês Geo-cinematográficos, com o propósito de fazer os educandos refletirem acerca da utilização do cinema em sala de aula como suporte didático-pedagógico para potencializar a compreensão dos conceitos, temas, fenômenos e processos da geografia urbana, assim, oportunizando uma formação crítica/reflexiva a partir do cinema.
- ItemBiogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Moreira, Andréa dos Santos; Franco, Gustavo Barreto; Portugal, Jussara Fraga; Matos, Mara Rojane Barros de; Amorim, Raul ReisEsta pesquisa intitulada “Biogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes” apresenta como foco de abordagem a análise e interpretação das narrativas sobre o saber-fazer de seis professoras (três licenciadas em Biologia e três em Geografia) de escolas públicas da rede estadual, localizadas na cidade de Feira de Santana (BA), como estas abordam em suas práticas de ensino os conceitos, conteúdos e temas ligados à Biogeografia. Trata-se de uma investigação ancorada na abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa narrativa, cujo dispositivo de recolha de dados (fonte) foi a entrevista narrativa. A questão norteadora foi: como os conteúdos, conceitos e temas que transversalizam a abordagem da Biogeografia reverberam no saber-fazer de professores que praticam à docência em três escolas vinculadas à rede pública estadual na cidade de Feira de Santana (BA). Os objetivos que demarcaram o processo de investigação foram: conhecer as trajetórias de formação e atuação profissional das professoras de Biologia e de Geografia que atuam em escolas públicas estaduais de Ensino Médio na cidade de Feira de Santana; descrever as estratégias metodológicas elaboradas e/ou utilizadas pelas professoras no seu fazer pedagógico, na abordagem de conteúdos, conceitos e temas vinculados à Biogeografia; cotejar, por meio da análise e interpretação das narrativas, as práticas de ensino de professoras de Biologia e de Geografia referentes à abordagem dos conteúdos, conceitos e temas da Biogeografia. Ao narrar sobre a trajetória de formação-profissão, as professoras colaboradoras da pesquisa sinalizaram que as experiências de vida-formação-profissão e suas dimensões reverberam no seu saberfazer-docente. As metodologias citadas são resultantes das experiências construídas no cotidiano da sala de aula.
- ItemCidade, cultura e ensino de geografia: proposições para abordagens das dimensões culturais de Cachoeira-BA nos espaços educacionais(2023-05-07) Silva, Aisllan Damacena Souza da; Castro, Janio Roque Barros de; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaO espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se abordar com as questões urbanas em sala de aula, de maneira ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso da cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações dos períodos colonial e imperial. Nessas mesmas ruas, ocorrem durante todo o ano diversas manifestações culturais relacionadas às expressões identitárias do Recôncavo. Diante disso, o presente estudo problematiza o espaço urbano por meio das especificidades da cidade de Cachoeira, com ênfase nas suas dimensões culturais e seu espaço de ensino para a Geografia. Adota-se, enquanto objetivo geral para essa pesquisa, analisar as dimensões culturais no/do espaço urbano da cidade histórica de Cachoeira, situada no Recôncavo Baiano, apresentando proposições didático-pedagógicas para o trabalho docente, com essas dimensões, no contexto do ensino de Geografia. Com abordagem metodológica qualitativa, os procedimentos desenvolvidos neste estudo de caso contemplam levantamento bibliográfico, o qual desencadeou, no referencial teórico-conceitual deste trabalho, análise de anais dos principais eventos do ensino de Geografia da atualidade, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Plano Nacional de Cultura (PNC), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Municipal (DCRM) de Cachoeira e, por fim, realização de entrevistas com quatro professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Edvaldo Brandão Correia. Levando em consideração que a cultura é um tema recorrente na área educacional e que a Geografia possui influência nesse debate, o presente trabalho se constitui em uma relevante contribuição com a Geografia Escolar, em que, por meio de interfaces dialógicas entre cultura, urbano e ensino, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, valorizando, assim, a importância do cotidiano dos estudantes.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemEntre letras, melodias e canções: uma leitura geográfica da obra de Luiz Gonzaga(2022-08-18) Barros, Alana Cerqueira de Oliveira; Portugal, Jussara Fraga; Pereira, Carolina Machado Rocha Busch; Souza, Hanilton Ribeiro deAs músicas de Luiz Gonzaga expressam relações com os lugares e as paisagens, são portadoras de sentidos e expressam percepções, emoções e experiências socioculturais. Por isso, compreendemos que as letras das canções apresentam potencialidades para a leitura geográfica a partir dos elementos que a constituem. A musicografia gonzagueana é revestida de personagens, de cenários e de sensibilidade. Por isso, ainda hoje é rememorada por fãs, artistas e, também, por pesquisadores no âmbito da academia, devido à sua grande influência musical, ao dar visibilidade a ritmos até então pouco conhecidos pelo Brasil afora. Este trabalho dissertativo está ancorado na abordagem qualitativa e inscreve-se no âmbito dos métodos biográfico e fenomenológico, inspirado na abordagem da Geografia Cultural. Por isso, o olhar da Geografia Humanista, no viés da fenomenologia, possibilitou transitar pelos conceitos de lugar e paisagem, destacando as trajetórias existenciais, o sentimento de pertencimento aos lugares e à paisagem como retrato das nossas vidas construídas cotidianamente. A questão que norteou esta pesquisa foi: Como os conceitos geográficos – lugar e paisagem – são abordadas nas canções de Luiz Gonzaga? E, a partir da referida questão, foram delineados os seguintes objetivos: Compreender a abordagem dos conceitos lugar e paisagem que emerge nas letras das canções que compõem o repertório de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; conhecer a história de vida e a trajetória profissional de Luiz Gonzaga; caracterizar a linguagem musical como dispositivo e fonte de pesquisa no âmbito dos estudos geográficos ancorados na abordagem fenomenológica, contextualizar as letras das músicas de Luiz Gonzaga como fontes de leituras geográficas e analisar a importância das músicas de Luiz Gonzaga na representação da região Nordeste. A metodologia demarcada para contemplar o objeto da pesquisa e os seus objetivos está ancorada nos princípios teórico-metodológicos e na interface da pesquisa (auto)biográfica com inspiração do método fenomenológico, cuja principal fonte foram as letras das canções produzidas e interpretadas por Luiz Gonzaga e seus parceiros, ao longo da sua trajetória artística. Mediante análise e interpretação das letras das canções, é possível afirmar que há muitos elementos que retratam o Sertão nordestino, seus lugares e paisagens, o cotidiano da vida do seu povo e suas tradições. Por fim, reiterase que o repertório da Luiz Gonzaga permite visualizar e interpretar as geografias que emergem dos contextos nordestinos, da identidade do povo sertanejo, seus modos de vida e das manifestações culturais que demarcam paisagens e lugares que dialogam com as experiências dos espaços vividos.
- ItemEu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: Abordagens do conceito de lugar na EJA(2023) Santos, Adelvan Ferreira; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Sacramento, Ana Claudia Ramos; Maia, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre fizeram parte das relações sociais nas diferentes fases da vida e, aliados ao ensino de Geografia, possibilitam a aprendizagem significativa de conceitos basilares da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, esta pesquisa tem a seguinte problemática: Como os jogos podem contribuir para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental II? O objetivo geral foi compreender as contribuições dos jogos para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade EJA, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos estão ancorados no diagnóstico/questionário sobre a relação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do COMAGS com os jogos analógicos; adaptação de dois jogos a partir do referencial curricular do Município de Serrolândia que norteiam o planejamento da professora de Geografia do COMAGS de modo a contemplar os temas trabalhados pela docente a partir do conceito de Lugar; uso destes dispositivos didáticos pedagógicos nas aulas de Geografia nas turmas da EJA; questionários com os estudantes das quatro turmas onde foram utilizados dois jogos – Dominó geográfico e Trilha Serrolandense – com o intuito de verificar se estes dispositivos contribuíram para o aprendizado. Ademais, a professora de Geografia, responsável pelas turmas, foi indagada, por meio de entrevista semiestruturada, com o intuito e investigar como os jogos contribuíram com a sua prática docente, cuja análise possibilitou perceber que os jogos instigaram a maior participação dos estudantes nas aulas de Geografia e promovem aprendizagens significativas de temas geográficos com ênfase ao lugar de vivência dos estudantes.
- ItemGeografias vividas e narradas: conceitos geográficos e acervos experienciais de professores da educação básica(2021-10-04) Santana, Cleidinai Lima; Portugal, Jussara Fraga; Souza, Hanilton Ribeiro de; Meireles, Mariana Martins deEsta pesquisa intitulada “Geografias vividas e narradas: conceitos geográficos e acervos experienciais de professores da educação básica” apresenta como foco de abordagem, narrativas sobre o saber-fazer de professores de Geografia referentes à abordagem dos conceitos geográficos no devir da docência. Trata-se de uma investigação ancorada na abordagem qualitativa e inspirada no método (auto)biográfico, com ênfase nas narrativas sobre os percursos formativos e profissionais de quatro professores de Geografia e o trato com conceitos geográficos (espaço geográfico, lugar, paisagem, território e região). A questão norteadora foi: Como esses conceitos geográficos emergem das narrativas sobre o saber-fazer de professores de Geografia que praticam a docência no Colégio Estadual Daniel Lisboa, bairro de Pau da Lima, na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia? Os objetivos que demarcaram o processo de investigação foram: Compreender como os conceitos geográficos emergem das narrativas sobre o saber-fazer cotidiano de professores de Geografia que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Daniel Lisboa, no bairro de Pau da Lima, na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia; contextualizar as abordagens dos conceitos geográficos na trajetória do pensamento geográfico; conhecer as histórias de vida e as memórias das itinerâncias de escolarização e formação profissional dos professores, buscando compreender como estão se constituindo professores; e analisar como esses conceitos emergem nas práticas de ensino desses professores, por meio da análise e interpretação compreensiva das narrativas decorrentes das entrevistas narrativas individuais. As narrativas dos professores de Geografia, colaboradores desta pesquisa, revelaram que as experiências de vida-formação-profissão e suas dimensões implicam no modo como concebem a docência e, sobretudo, como abordam os conceitos geográficos que emergem dos conteúdos curriculares da Geografia na escola. Ao refletirem e narrarem sobre o ser professor, o saber (conhecimentos da ciência geográfica e da didática) e o fazer (práticas de ensino), os professores compartilharam vivências, experiências, saberes e histórias sobre os modos singulares de ensinar conceitos e temas da Geografia na escola, os quais são marcados pelas trajetórias de formação e profissionalização. As narrativas evidenciaram as estratégias e dispositivos didáticos selecionados e os modos como os professores abordam os conceitos geográficos em análise. As práticas relatadas são decorrentes das suas trajetórias de vida, ao contextualizar os conteúdos com a vida cotidiana dos alunos, as quais se entrecruzam com as suas trajetórias de formação e das experiências construídas no devir da profissão, ao realizar a transposição didática.
- ItemMeu punhado de farinha: o sabor da ancestralidade no saber-fazer da farinha de mandioca no povoado de Jurema de Pedro Leite, São Gabriel, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0024-01-29) Silva, Efigênia Rocha Barreto da; Lima-Payayá , Jamille da Silva; Portugal, Jussara Fraga; Paula, Andréa Maria Narciso Rocha de; Gratão, Lúcia Helena BatistaEssa pesquisa tem como objetivo investigar o sentido ancestral do sabor expresso na territorialidade do saber-fazer da casa de farinha do povoado Jurema de Pedro Leite, em São Gabriel, Bahia. A produção artesanal de farinha de mandioca vem se perdendo nos últimos anos por diversos motivos, dentre eles a desvalorização do modo de vida rural que desencadeou a inoperância de algumas casas de farinha, quadro que se radicalizou com o período de limitação da circulação de pessoas durante a pandemia da COVID-19, especialmente entre 2020 e 2021. No entanto, a forte relação com a farinha de mandioca e sua essencialidade alimentar ainda se faz presente como expressão identitária sertaneja. Com base na abordagem fenomenológica, realizamos pesquisa de imersão na experiência, por meio de vivência em campo, participando dos diversos momentos que envolvem desde o plantio, a capina e a colheita da mandioca, até as atividades de produção da farinha de mandioca. O trabalho evidencia a importância da farinha de mandioca na cultura alimentar sertaneja e seu caráter comunitário territorializado, evidenciando atravessamentos indígenas e negros não apenas na produção, mas nos significados e sentidos do sabor da farinha, como um saber-fazer geográfico ancestral.
- ItemPIBID, PRP e formação de professores de geografia: narrativas, saberes e experiências(2024-08-05) Sousa, Vitória Letícia de Jesus; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Costella, Roselane ZordanO presente trabalho versa sobre dois importantes programas que potencializam a formação de professores. O objeto de estudo surgiu a partir das minhas vivências ao longo do curso de Licenciatura em Geografia, quando participei do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) e percebi a potencialidade desses programas na formação docente e a partir daí, tive a curiosidade de analisar como outros bolsistas avaliam a sua participação nesses programas durante seu processo formativo. A partir disso, a minha pesquisa tem como lócus a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente os quatro departamentos - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal. A questão que mobiliza esta pesquisa pauta-se no seguinte indagamento: - Quais saberes docentes e experiências emergem das narrativas de professores de Geografia, egressos e em processo de formação inicial, que vivenciaram/vivenciam situações formativas no âmbito dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI? O principal objetivo é compreender, a partir das narrativas (auto)biográficas de professores de Geografia egressos e em formação, como os saberes docentes e experiências vivenciadas nos subprojetos desenvolvidos nosprogramas financiados pela Capes – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) – vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal – contribuíram com a identidade e o fazer docente de professores de Geografia. Os objetivos específicos deste estudo são: 1) Caracterizar o PIBID e o PRP como importantes programas que compõem a política pública de valorização do magistério na Universidade do Estado Bahia; 2) Contextualizar a implementação e os projetos do PIBID e do PRP na UNEB no curso de Licenciatura em Geografia nos departamentos dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; Sertão Produtivo e Sisal; 3) Evidenciar a importância e as contribuições do PIBID e do PRP para a formação inicial de professores egressos e em formação do/no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB; 4) Analisar, a partir das narrativas dos professores de Geografia, os saberes apreendidos na/sobre a docência no âmbito do PIBID e do PRP e suas implicações no fazer docente dos professores egressos e em formação nos cursos de Geografia dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método (auto)biográfico, cuja recolha de informações centrou-se na pesquisa bibliográfica, análise documental e narrativas 15 escritas de 16 (dezesseis) participantes, dentre os quais, têm-se bolsistas, ex bolsistas dos programas, objeto desta pesquisa, PIBID e PRP, que cursam/cursaram Licenciatura em Geografia em 1 (um) dos 4 (quatro) departamentos da UNEB. As análises realizadas a partir dessa pesquisa possibilitaram consumar que o PIBID e o PRP são políticas educacionais potentes que contribuem significativamente na/para formação docente, pois propiciam que os bolsistas, em formação inicial, durante sua participação nos programas, experienciem momentos de práticas docentes educativas que fomentam a formação para o futuro desempenho profissional.
- ItemProcessos de Des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos em Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos , Emanuel Gonzaga dos; Coelho Neto, Agripino Souza; Portugal, Jussara Fraga; Porto, Gil CarlosNa presente pesquisa considera-se a concepção clássica de que o território é a porção do espaço ao qual o Estado exerce o seu poder e nesse mesmo território criamos relações denominadas de territorialidades. Durante a migração ocorre a modificação de uma vivência territorial denominada de desterritorialização e ao mesmo tempo um novo território é experienciado, ou seja, passamos por uma reterritorialização. Diante disso nos questionamos: como se configuram os processos de des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos em Salvador? Nosso objetivo geral é compreender os processos de des-reterritorialização de imigrantes venezuelanos na capital baiana. Os objetivos específicos são: contextualizar no espaço e no tempo aspectos envolvidos nesse processo migratório, compreender as desterritorializações da trajetória do migrante em questão e analisar a reterritorialização dessa comunidade bolivariana em Salvador. Para o desenvolvimento da pesquisa e a consecução dos objetivos estabelecidos, operamos com a tríade conceitual T-D-R (territorialização-desterritorializaçãoreterritorialização) e com o conceito de migrações. Nossos procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Nossas fontes são decorrentes de livros, revistas, jornais e órgãos estatais do Brasil e da Venezuela, assim como o trabalho de campo, que foi realizado por meio de entrevistas focalizadas com 10 venezuelanos que vivenciaram Salvador, sendo 7 homens e 3 mulheres. Nos anos 2010 se inicia a maior crise econômica da história da Venezuela e para amenizar os impactos destes eventos na população, o governo distribui alimentos e promete realizar melhorias estruturais no país, o que não impediu uma desterritorialização na i-mobilidade de parte da população local. Diante desses acontecimentos alguns venezuelanos realizaram migrações internacionais, se configurando como uma desterritorialização “no movimento”, resultando em uma reterritorialização. No caso de Salvador, este processo não ocorre homogeneamente com os imigrantes, pois os provenientes das ondas mais recentes, os desempregados/subempregados e aqueles com uma frágil rede de contatos estão em condições de maior vulnerabilidade. Seus planos de permanência estão condicionados principalmente a à estabilidade de renda, formação de núcleo familiar e das suas esperanças quanto a à uma recuperação econômica da Venezuela.
- Item“Quem é da roça é formiga!” histórias de vida, itinerâncias formativas e profissionais de professores de geografia de escolas rurais(2013-12-18) Portugal, Jussara Fraga; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Cavalcanti, Lana de Souza; Mota, Kátia Maria Santos; Chaigar, Vânia Alves MartinsEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscreve-se no âmbito do método (auto)biográfico, toma as narrativas das histórias de vida e das trajetórias de formação-profissão de seis professores de Geografia que nasceram, cresceram, vivem e exercem a docência em escolas situadas em contextos rurais, no Território de Identidade do Sisal, no semiárido baiano. Intentou compreender como esses professores ressignificam, nas salas de aula da Educação Básica, os saberes construídos nas experiências cotidianas nos seus espaços de vivências, no que se refere aos conhecimentos geográficos e pedagógicos advindos dos processos formativos na universidade. A metodologia ancora-se nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos – memorial, observação, entrevista narrativa individual e, de modo pontual, questionário – para a coleta de fontes da pesquisa. As narrativas dos professores evocam memórias e descrevem histórias marcadas pelas singularidades da vida em contextos rurais, retratadas pelo trabalho infantil nas lavouras e na criação de animais, as trajetórias dos tempos de escola, as experiências no âmbito da formação acadêmica, o tornar-se e ser professor de escolas rurais. Essas histórias narradas compõem os repertórios das geo(BIO)grafias, as quais compreendem os modos singulares de narrar a vida a partir dos seus lugares de enunciação – a roça, a casa, a escola, a universidade – reafirmando, desse modo, a identidade rural dos professores, os lugares do acontecer da vida e os cenários da profissão. As experiências narradas revelam também que o significado que cada professor confere à sua atividade como docente está relacionado às suas histórias de vida; seu modo de situar-se no mundo, cujas representações são significativas na construção da sua identidade como professor de escolas rurais e ajudam a configurar os saberes que estruturam a sua profissão. Estes saberes entrelaçados aos conhecimentos geográficos acadêmicos apresentam ressonância na ação pedagógica nas escolas rurais, a partir das cartografias das práticas pedagógicas e do trabalho docente em escolas rurais.
- ItemRegião: uma análise das obras didáticas de geografia a partir do PNLD(2021-05-25) Santos, Gilton Cruz dos; Oliveira, Simone Santos de; Portugal, Jussara Fraga; Santos, Maria Francineila Pinheiro dosA abordagem do conceito de região é fundante no processo de escolarização e, sobretudo, na Educação Geográfica. A investigação que resultou nesta dissertação é caracterizada como uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, vinculada à Linha de Pesquisa II – Processos Territoriais e Dinâmica UrbanoRegional, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cuja problemática envolveu a seguinte questão: como o conceito de região é abordado nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do triênio 2017 a 2019 e do quadriênio 2020 a 2023, adotadas na escola pública Estadual Polivalente de Aratu, localizada na cidade de Simões Filho - BA, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador e como esse conceito possibilita compreender o processo de regionalização, de modo a contribuir para uma melhor Educação Geográfica? A intenção da pesquisa foi analisar como a região, enquanto conceito fundante da Geografia, e a regionalização são apresentadas nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD de 2017 a 2019, de modo a comparar as abordagens da regionalização feitas nas coleções didáticas escolhidas no quadriênio 2020 a 2023, com vistas a compreender como essas obras apresentam os conceitos de região e de regionalização para discutir temáticas pertinentes à Educação Geográfica. Além desta intencionalidade primordial, a pesquisa pretendeu discutir a região como uma das principais categorias de análise espacial e conceito fundante no ensino de Geografia para compreender a regionalização brasileira; historicizar o PNLD como importante política pública voltada para a educação básica e para o ensino de Geografia; discutir a região como um dos principais conceitos e categoria de análise espacial para o ensino da Geografia; analisar a abordagem do conceito de região nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD, selecionados e utilizados no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da rede pública da cidade de Simões Filho, tendo em vista comparar as obras didáticas do PNLD de 2017 a 2019 com as obras do quadriênio 2020 a 2023 do PNLD 2020 e; identificar as principais linguagens apresentadas e indicadas nos volumes dos livros adotados no Colégio Estadual Polivalente para abordar conteúdos relacionados ao conceito de região e como estes podem ajudar o professor a discutir questões voltadas para os modelos de regionalizações Geoambientais, brasileira, africana e europeia possibilitando uma melhor Educação Geográfica. A dissertação está estruturada a partir de três grandes eixos temáticos, a saber: 1) a categoria região e o ensino de Geografia; 2) a regionalização nas obras didáticas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental; 3) a representação da categoria região nas diversas imagens dos livros didáticos – representações cartográficas, gráficos, fotografias, quadros e tabelas. Os procedimentos metodológicos envolvidos nesta pesquisa qualitativa estiveram ancorados na análise dos seguintes documentos: - a obra didática Homem & Espaço de autoria de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco aprovada no PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental do triênio 2017-2019, utilizada no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da cidade de Simões Filho (SF), no estado da Bahia; análise da obra didática Araribá Mais Geografia, de autoria de Cesar Brumini Dellore, coleção escolhida e adotada para a mesma unidade escolar, para o quadriênio de 2020 a 2023. Além das análises comparativas dessas duas coleções, foi feita uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne às questões pertinentes ao componente Geografia e do Guia Digital PNLD de Geografia de 2020. As abordagens apresentadas nesta dissertação são imprescindíveis para o processo de Educação Geográfica, haja vista que região é um conceito importante para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, bem como poderá contribuir para a formação continuada do professor de Geografia, além de possibilitar futuras outras reflexões e publicações sobre os conceitos de região e de regionalização. Nessa análise comparativa das coleções didáticas, perceberam-se algumas mudanças apresentadas na coleção Araribá Mais Geografia relacionadas às temáticas regionais embutidas nos objetos de conhecimentos discutidos, ou seja, ocorreu uma ênfase à percepção humanística, ao espaço vivido e à ideia de pertencimento ao lugar, indicativos pertinentes à proposta da Educação Geográfica, a qual se preocupa com o assunto que está sendo abordado em sala de aula e que contemple o contexto e a realidade dos estudantes.
- ItemRelações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia(2022-08-08) Ribeiro, José Marcos Silva; Oliveira, Simone Santos de; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaEsta dissertação insere-se no campo das pesquisas em Educação Geográfica, ensino de Geografia e (auto)biografia, centrando-se na análise dos modos como as relações campo-cidade e urbano-rural emergem em narrativas, concepções e práticas de cinco professores de Geografia que exercem a docência em contextos rurais e urbanos de um pequeno município do semiárido baiano, sertão nordestino. Este estudo foi mobilizado pela seguinte questão: Como as concepções e práticas pedagógicas que os professores de Geografia empreendem em sala de aula, em torno das relações campo-cidade e rural-urbano, podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar? O objetivo geral deste estudo foi: - compreender como as concepções e práticas pedagógicas empreendidas pelos professores de Geografia para contemplação de conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar. A partir disso, emerge uma outra questão que orienta a investigação: I) as abordagens de campo-cidade e rural-urbano na Obra Teláris Geografia da Editora Ática se aproximam ou se distanciam da realidade experienciada/vivida pelos estudantes que vivem em confluência entre o urbano e o rural nos pequenos municípios? Buscando respostas para as perguntam que mobilizam o transcurso da presente pesquisa foram pensados os seguintes objetivos específicos: - identificar as abordagens dos conceitos campo-cidade e rural-urbano que emergem do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia do PNLD 2020-2023, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental das instituições de ensino campo da pesquisa; Apresentar os conteúdos ancorados na abordagem dos conceitos campo-cidade e rural-urbano concebidos no volume do 7º ano da coleção Teláris Geografia do PNLD dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do quadriênio de 2020-2023; caracterizar os professores colaboradores da pesquisa e as estratégias adotadas para abordagem dos conceitos de campo-cidade e rural-urbano a partir da análise interpretativa-compreensiva de suas narrativas; relacionar as práticas de ensino concebidas pelos professores colaboradores com as abordagens do livro didático utilizados nas escolas participantes da pesquisa; mapear, através de registros fotográficos, as expressões das ruralidades na cidade e das urbanidades no campo. Quanto à metodologia, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, ancorada na análise documental, do Guia Didático PNLD 2020/2023 e do livro didático, destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental, da Coleção Teláris Geografia, utilizado nas três escolas campo da pesquisa. Além desses documentos, a análise interpretativa-compreensiva das narrativas dos professores, colaboradores da investigação, coletadas através da entrevista narrativa, instrumento de recolha de dados, possibilitou a caracterização de concepções, saberes e práticas empreendidas na abordagem da temática relacionada ao campo-cidade e rural-urbano, bem como no fazer pedagógico dos professores de Geografia em suas salas de aulas. O processo de investigação e a escrita da dissertação esteve alicerçado em três momentos: a) Revisão bibliográfica, através de leituras – artigos científicos, dissertações, teses e livros – que versaram sobre o ensino de Geografia, educação geográfica, livro didático, cidades pequenas e, relações campo-cidade e rural-urbano; b) Análise do Guia PNLD 2020-2023 e da obra didática Teláris Geografia, destinada ao 7º ano, adotada nas escolas campo da pesquisa; c) Entrevista narrativa com os professores de Geografia, colaboradores da investigação e registros fotográficos, a fim de verificar as expressões de ruralidades e urbanidades presentes nos modos de ser dos sujeitos. A análise dos documentos (Obra didática e Guia PNLD 2020/2023) e das informações coletadas através da entrevista narrativa estão ancoradas em três dimensões analíticas: I) conceitos campo-cidade e rural-urbano presentes na obra didática de Geografia do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD/2020-2023 adotada nas escolas campo de pesquisa; II) conteúdos e estratégias de ensino na abordagem campo-cidade e ruralurbano a partir do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD 2020-2023; III) concepções e relações estabelecidas pelos professores colaboradores da pesquisa sobre campo-cidade e rural-urbano em suas práticas pedagógicas, a partir de suas experiências de vida. O estudo revelou que o cotidiano é marcado pelas manifestações das ruralidades na cidade, bem como, das urbanidades no campo. Com este estudo, espera-se contribuir com a ampliação das discussões e reflexões sobre as relações campo-cidade e rural-urbano no processo de Educação Geográfica, sobretudo a partir do que apresenta o livro didático, importante recurso utilizado nas aulas de Geografia, nas escolas públicas brasileiras, atendidas pelo PNLD, pois as reflexões partem da contraposição do que é apresentado nos livros didáticos de Geografia sobre o campo e a cidade, o rural e o urbano, com a realidade vivenciada pelos estudantes.
- ItemSou rural, sou gente, tenho identidade: cultura, cotidiano e narrativas de alunos de escola rural(2018-03-22) Lima, Maristela Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Fábio Josué Souza; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa objetiva analisar dimensões relacionadas ao processo de construção de identidades culturais de alunos rurais, a partir dos sentidos e significados atribuídos às experiências contextuais do lugar onde vivem. A questão que mobiliza o estudo volta-se para a compreensão das maneiras como os alunos do Ensino Fundamental (6° e 7° anos) da Escola Leandro Gonçalves da Silva – povoado de Amorosa, Conceição do Coité, sertão da Bahia – constroem suas identidades culturais, enquanto sujeitos de contextos rurais. Ancorada em pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da abordagem (auto) biográfica, tendo como dispositivos da pesquisa a escrita de diários reflexivos, através dos quais os alunos narravam experiências do/sobre o cotidiano e a entrevista narrativa, com o objetivo de compreender dimensões relacionadas as subjetividades. O processo de análise, interpretação e compreensão das narrativas foi realizado em consonância com a perspectiva interpretativa-compreensiva, sistematizada por Souza (2006b), numa perspectiva de leitura em três tempos – tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido. A partir das itinerâncias, desafios e práticas culturais experienciadas cotidianamente pelos alunos colaboradores, a pesquisa evidencia como estes sujeitos pensam o lugar e o modo de vida, assim como os desafios e influências advindas de outros contextos – cidade e a sociedade globalizada – que os possibilitam refletir sobre as escolhas e, consequentemente, o processo de construção das identidades culturais em contexto rural. Reflexões e sínteses conclusivas sobre os modos de ser e viver destes alunos, suas interações cotidianas nas interfaces entre disposições familiar-local-escolar-global proporcionam empoderamento intelectual, pessoal e cultural, a partir de conhecimentos e aprendizagens que os fazem ter orgulho de si, projeções para planejarem e buscarem a realização dos sonhos e desejos de (re)escrita de si e da própria vida, a despeito das condições adversas a que estão submetidos.
- Item“VEM FREGUÊS!”: Lugares, contextos e relações identitárias na feira livre de Santo Amaro – Recôncavo Baiano(2021-06-21) Ferreira, Joelma Gomes; Portugal, Jussara Fraga; Coelho Neto, Agripino Souza; Porto, Gil Carlos SilveiraEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscreve-se no âmbito dos métodos (auto)biográfico e fenomenológico, inspirada na abordagem da Geografia Cultural. Toma-se como a principal fonte de recolha de dados as narrativas das histórias de vida dos sujeitos que desenvolvem a atividade de feirante na feira livre de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e entrelaçada às atividades da mariscagem, pesca artesanal e da agricultura. Neste sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: Quais saberes guardam os sujeitos feirantes que vivenciam relações identitárias na feira livre de Santo Amaro no Recôncavo Baiano? Intentou-se compreender como a feira livre de Santo Amaro se inscreve no cenário composto por diversas identidades, a partir das práticas culturais e relações identitárias narradas por quatro sujeitos que vivenciam, cotidianamente, esse contexto. Dos colaboradores desta pesquisa, dois são oriundos das comunidades que são reconhecidas como comunidades tradicionais remanescentes de quilombos – a saber: Acupe e São Braz –, e os dois são moradores do bairro da Pedra na cidade de Santo Amaro. O recorte teórico construído teve como base as contribuições dos estudos da Geografia Humanista, ancorado no método fenomenológico – o lugar e as suas aplicações – e abordagens da Geografia Cultural, uma vez que esta representa o sistema simbólico, o mesmo composto pela materialidade e imaterialidade culturais, que reverberam saberes e práticas culturais tradicionais. Nesta perspectiva, os dispositivos – observação e entrevista narrativa individual – foram as técnicas utilizadas para conhecer o objeto de estudo e apreender as concepções dos quatro sujeitos colaboradores e as suas relações identitárias. Conforme as narrativas dos feirantes, a feira livre de Santo Amaro, apresenta-se como lugar polissêmico, enquanto espaço livre, popular, herdado, social, cultural e educativo, que possibilita a construção e socialização de saberes e a emersão de conhecimentos diversos e é também concebida como um lugar constituído e construído por pessoas negras. Seu contexto é composto por elementos identitários, crenças, dialetos, memórias, vivências, relações de pertencimento, de afetividade e de experiências visibilizadas pelas práticas (saberes-fazeres) baseadas na coletividade e nos saberes tradicionais dos sujeitos que fazem a feira acontecer cotidianamente.