Navegando por Autor "Ponte, Adriana Eugênio de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar na escola da criança que cursa o 1º ano do ensino fundamental Salvador(2014-08-25) Ponte, Adriana Eugênio de Souza; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Bichara, Ilka Dias; Souza, Elizeu Clementino de; Oliveira, Maria Olivia de Matos; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos; Costa, Décio Bessa daO estudo se propôs a analisar o que dizem ou expressam as crianças sobre o brincar na escola, no 1º ano do Ensino Fundamental, no propósito de descrever como e porque o brincar está presente no espaço educacional que frequentam, tendo em vista que, a despeito dos limites e sanções impostos pela escola, persistem com estas atividades. O estudo contou com a colaboração de doze crianças de 6 e 7 anos, que frequentavam uma escola municipal de Salvador. Para o encaminhamento do estudo, nos baseamos nos procedimentos da metodologia da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos: observações, que foram registradas em um diário de campo; fotografias das crianças brincando nas áreas externas; como também, entrevistas semiestruturadas ou interlocuções com as crianças, mediadas por fotografias contendo episódios de situações de brincadeira por elas vivenciadas. A pesquisa foi embasada na perspectiva sócio-histórica e nos estudos que vêm sendo realizados nessa mesma perspectiva sobre o fenômeno estudado, por acreditar que vivemos inseridos em relações sociais constituídas no curso das diferentes histórias humanas e nelas as crianças constroem seu processo de desenvolvimento. As análises revelaram que o brincar não é uma ação proibida na escola, porém o tempo permitido para que este fenômeno aconteça é bastante resumido e limitado na sua rotina. O estudo mostrou que o brincar esteve presente na sala e fora dela, ainda que na sala tenha se manifestado de forma discreta e/ou dissimulada sem a permissão da professora. Portanto, consideramos essencial que a escola reconheça o brincar como uma ação tão importante quanto propiciar um trabalho pedagógico, e ainda, que propicie condições para a participação efetiva da criança no processo de ensinar e aprender, dando espaço para ela expressar suas necessidades e que estas sejam respeitadas.
- ItemO saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de pedagogia na docência dos anos iniciais do ensino fundamental(2008) Ponte, Adriana Eugênio de Souza; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Charlot, Bernard; Sonneville, JacquesEste estudo teve por finalidade analisar o saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, de uma instituição de ensino superior privado, na Bahia. No seu bojo, investigamos como está configurado o currículo do curso de pedagogia e ainda como os citados estudantes mobilizaram os saberes provindos dos componentes curriculares (conteúdos e modos operacionais das disciplinas) nas várias situações do estágio supervisionado (planejamento, prática de ensino e avaliação). Para a investigação, escolhemos fazer um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Esse método nos permitiu analisar o fenômeno em profundidade a partir de vários instrumentos de coleta de dados, como, análise documental, observação e entrevista semi-estruturada. Para a análise de dados usamos a técnica de análise de conteúdo, na qual as categorias emergem do contexto das falas e das observações realizadas. Permitiu, ainda, formular novas hipóteses, conceitos e categorias sobre o objeto de estudo, o que proporcionou um conhecimento aprofundado e compartilhamento do problema de pesquisa. Acreditamos que este trabalho possa contribuir na formação inicial do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada não somente em conhecimentos científicos transmitidos, mas na vivência de experiências didáticopedagógicas.