Navegando por Autor "Pinto, Simone Neves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental: práticas pedagógicas, atitudes e formação de valores nas escolas - Iraquara/Ba(2017-05-08) Pinto, Simone Neves; Nunes, Eduardo José Fernandes; Heine, Maria Luiza Figueiredo; Bomfim, Natanael ReisA presente dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa de campo, cuja linha de investigação discorre sobre Educação Ambiental, práticas pedagógicas, atitudes e formação de valores nas escolas Artemízia Rodrigues Nogueira, Emídio Pereira Evangelista e Maria Nilda de Carvalho no município de Iraquara/Bahia. O objetivo do estudo é compreender as práticas educativas que articulam os conteúdos curriculares de educação ambiental com o desenvolvimento de valores e atitudes dos educandos. Dessa forma, para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da pesquisa qualitativa, exploratória, estudo de caso múltiplo por abranger três escolas da rede municipal de ensino de Iraquara/Bahia. O trabalho se insere também dentro da perspectiva da análise fenomenológica que, segundo Triviños (2012), a fenomenologia se configura como o estudo das essências: a essência da percepção e da consciência. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada feita aos diretores escolares, roda de diálogo com coordenadores pedagógicos, professores (as), alunos (as) e diálogo com os pais, bem como, participação em feiras de Educação Ambiental e análise de documentos escolares e leis municipais. Os resultados e conclusões da pesquisa permitem afirmar que o tema Educação Ambiental está presente nas três escolas, embora, foi constatado que por algum tempo as ações desenvolvidas não eram planejadas e aconteciam pontualmente. No decorrer do percurso, o (a) educador (a) foi aprimorando suas práticas e as ações passaram a ser planejadas pelas escolas, visando o desenvolvimento de valores e atitudes dos sujeitos nas práticas de EA. De acordo, a investigação, constata-se ainda que, são poucas as mudanças comportamentais dos educandos, após a realização do trabalho de EA nas escolas, fazendo-se necessário um maior investimento da Secretaria Municipal de Educação no desenvolvimento do trabalho de EA, com a ampliação do projeto e o envolvimento da comunidade local e do poder público, conscientizando os estudantes e munícipes da importância de preservar a vida no planeta.