Navegando por Autor "Pinho, Ivã Carlos de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs lives como processo formativo no PROEJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine FreitasA presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das a ções no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria exis tência social dos sujeitos partícipes.
- ItemAs lives como processo formativo no PROEJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine FreitasA presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das ações no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria existência social dos sujeitos partícipes.