Navegando por Autor "Pinho, Ana Sueli Teixeira de"
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- ItemDa leitura de si para a leitura em si: narrativas e práticas leitoras de professoras de classes multisseriadas do município de Amargosa/BA(2016-02-12) Orrico, Nanci Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino de; Pinho, Ana Sueli Teixeira de ; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa tem como objetivo investigar percursos de formação e atuação de professores, no âmbito da constituição de leitores em escolas rurais, a partir da articulação entre memórias, docência e narrativas. Contextualiza-se no debate contemporâneo sobre ruralidades e formação de professores e intenciona apreender, a partir das narrativas de vida e de leitura, pistas que caracterizam os percursos formativos de leitura de quatro professoras de classes multisseriadas que atuam no município de Amargosa/Bahia. Espera-se relacionar as trajetórias e práticas docentes de leitura das colaboradoras, no entendimento de como estas profissionais se formam como leitoras e como formam leitores. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se metodologicamente nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas narrativas e observação de experiências pedagógicas com a leitura no contexto das classes multisseriadas. A análise foi realizada na perspectiva interpretativa-compreensiva, a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976) e das contribuições de Schütze (2010) e conclui o quanto é relevante a escuta dos docentes e das suas histórias de vida e de leitura para que as universidades repensem os currículos dos cursos de licenciatura, no que diz respeito especialmente à formação leitora dos professores, pois esta tem sido insuficiente para que o professor assuma a responsabilidade com a mediação pedagógica de seus alunos em torno da leitura. Fica evidente, ainda assim, que os professores das classes multisseriadas criam estratégias de enfrentamento diário aos desafios relacionados ao ato de ler e reconstroem suas práticas de modo que estas valorizem os processos identitários de quem habita, estuda e trabalha na roça. Reconhece-se, ainda, que a leitura de si promoveu, nas professoras colaboradoras, (auto)conhecimento e ressignificação das suas concepções e práticas, implicando-as no repensar dos seus percursos como docentes e leitoras.
- ItemFormação continuada de professores da educação básica: implicações para a prática pedagógica docente(2016-08-22) Silva, Enoilma Simões Paixão Correia; Dantas, Tânia Regina; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cujo objetivo foi analisar as implicações da proposta de formação continuada oferecida pelo Projeto GESTAR na Escola na prática pedagógica docente, no contexto da Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino em Salvador. O objeto de estudo são as implicações da formação continuada na prática pedagógica do professor. Foram realizadas entrevistas narrativas, observação do campo de atuação profissional dos professores e análise de documentos do planejamento utilizados pelos professores. As narrativas evidenciaram que a formação docente não oferece subsídios suficientes para o professor exercer seu trabalho em sala de aula; e a formação continuada se apresenta como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos da formação inicial. No bojo das implicações da formação continuada do Projeto GESTAR na Escola, os sujeitos buscam os subsídios para a sua prática pedagógica e apresentam aspectos favoráveis e alguns elementos da formação que o Projeto precisa aprimorar. Ficam evidentes algumas premissas para que a formação continuada tenha implicações na prática pedagógica do professor: o desejo em mudar a prática; a abertura para implementação de inovações; o apoio da escola na garantia das condições adequadas à efetivação de inovações, o que leva o Projeto GESTAR na Escola a repensar, no bojo de suas ações, os aspectos que favoreçam a autonomia do professor na organização de sua própria formação.
- ItemProfessoras de classes multisseriadas: Condições de trabalho docente no Território de identidade do Baixo Sul Baiano(2015-04-14) Sousa, Rosiane Costa de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Pinho, Ana Sueli Teixeira de ; Nascimento, Antônio DiasA pesquisa objetivou investigar em quais condições de trabalho professoras de classes multisseriadas do meio rural do Território do Baixo Sul Baiano produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com as discussões sobre a multisseriação no Brasil, especialmente sobre as condições de trabalho docente – de de natureza objetiva e subjetiva – informadas por professoras de escolas de comunidades rurais em seis municípios (Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença), no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. Considerando a natureza do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de natureza quanti-quali. Desse modo, utiliza-se o recurso do método quantitativo, por meio de dados do tipo categórico, organizando-os em classes e verificando sua frequência. A opção pelo método (auto)biográfico, com realização de entrevistas narrativas, justifica-se tendo em vista a apreensão de disposições sobre condições de trabalho dos colaboradores da pesquisa, tais como formação, formas de contratação, remuneração, gênero, condições materiais, prática docente, etc. O estudo evidenciou marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação, desvelando problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal fenômeno, mas também o compromisso, dedicação e superação dessas professoras na realização do trabalho docente. O conhecimento construído sobre condições de trabalho docente via narrativas de vida-profissão das professoras de classes multisseriadas possibilitou compreender, ainda, como essas driblam as dificuldades concernentes à limitação dessas condições, produzindo táticas e estratégias políticas e pedagógicas no cotidiano docente, ao evidenciar a necessidade de investimento em pesquisas e formação, visando à transformação dessa realidade educacional.
- ItemO tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo à simultaneidade(2012-12-17) Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de; Gallego, Rita de Cássia; Correia, Antônio Carlos da Luz; Santos, Luciano Costa; Nascimento, Antônio Dias; Teixeira, Inês assunção de Castro; Correia, Teodósia Sofia Lobato; AutobiografiaEsta tese ter por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análise do campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relogio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se a discussão com Bakhtin (2003; 2010) paras junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográfica que se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixar entrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensão do tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
- ItemTrabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Almeida, Cristiano Lima dos Santos; Souza, Elizeu Clementino de; Souza, Maria Antônia de; Meireles, Mariana Martins de; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nascimento, Antônio DiasEste estudo insere-se no campo da pesquisa narrativa e objetiva analisar conhecimentos pedagógicos e condições de trabalho docente de professoras de turmas multisseriadas. Nesta tese, considero trabalho docente como o conjunto de ações e práticas desenvolvidas e implementadas pelas professoras no contexto pedagógico das turmas multisseriadas, tendo em vista as aprendizagens dos educandos, práticas que necessitam ser orientadas pela diferença e heterogeneidade enquanto características fundantes da multisseriação. Os conhecimentos pedagógicos são tomados enquanto conjunto de saberes profissionais relacionados à docência e que se constituem a partir de suas diferentes dimensões: cultural, curricular, teórica, política e experiencial. O objeto de estudo da tese são as condições de trabalho docente em turmas multisseriadas de três escolas rurais e uma escola urbana, nos municípios de Candeias e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (BA), municípios com maior concentração total de turmas e estabelecimentos rurais de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental da área de atuação do Consórcio Intermunicipal Sociedade Organizada para o Município Avançar (Somar). Metodologicamente, o trabalho ancora-se na pesquisa qualitativa e toma princípios da abordagem (auto)biográfica para construção do corpus e análise no processo da pesquisa. Priorizou-se a realização das entrevistas narrativas com três professoras de turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde e uma docente da rede municipal de ensino de Candeias. Quanto à análise das narrativas, optou-se pela perspectiva da análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2014). Como resultado deste estudo, depreende-se que as narrativas das professoras sobre o trabalho docente indicaram que os conhecimentos pedagógicos da docência multisseriada são estabelecidos como respostas às situações vivenciadas pelas professoras no cotidiano escolar, compõem o repertório profissional ao longo do tempo e nas aproximações, vivências e experiências com os pares. Portanto, esta tese problematiza questões sobre trabalho docente e suas interfaces com a heterogeneidade experienciada no currículo, no planejamento escolar, na organização do tempo, no espaço e ações docentes no contexto da multisseriação, além do estabelecimento de espaços formativos no âmbito das secretarias de educação que possibilitem a circulação das experiências e conhecimentos pedagógicos mobilizados pelas professoras das turmas miltisseriadas.