Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pinheiro, Neide Souza Graça"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de Física no Contexto da Mediação Tecnológica: Uma Proposta para o Emitec-Bahia
    (2017-12-19) Pinheiro, Neide Souza Graça
    A presente pesquisa propõe formatos de sequências didáticas para a composição das aulas de física, no contexto do ensino presencial com intermediação tecnológica no EMITEC-BA, a partir da utilização de metodologias ativas que se adequem a esse contexto. Com vistas a alcançar esse objetivo, foram realizadas discussões teóricas sobre Ensino da Física, Mediação Tecnológica, Sequências Didáticas e Metodologias Ativas. A motivação para essa busca surge a partir do pioneirismo da experiência do EMITEC, aliada a dificuldades encontradas no ensino de física, como demonstram autores como Bonadiman(2007) e Ziman(2000), e de inquietações próprias da pesquisadora como docente de Física, atuando no contexto da mediação tecnológica no lócus da pesquisa. Os dados que possibilitaram a construção da proposta surgiu a partir de aplicação de questionários e entrevista com grupo focal aos professores de Física do EMITEC, e também da análise dos relatos de observação participante da autora, enquanto professora de Física do EMITEC. A partir da análise dos instrumentos de pesquisa, e da base teórica escolhida para essa pesquisa, foram elaboradas três propostas de sequências didáticas para o ensino de Física no EMITEC, que contemplassem a utilização de três metodologias ativas distintas, buscando assim desenvolver uma participação maior dos estudantes na busca pelo conhecimento científico que este estudo proporciona, assim como a relação deste com o contexto social no qual está inserido. Como proposta para futuros estudos, esse trabalho embasará a análise da aprendizagem da Física a partir dessa nova organização do ensino com a utilização de sequências didáticas e metodologias ativas, no contexto do ensino presencial mediado por tecnologia. Palavras-Chave: Ensino de Física. Mediação Tecnológica. Metodologias Ativas. Sequência Didática
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais