Navegando por Autor "Pinheiro, Carla Santos"
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- ItemSer Docente de Creche: Identidade étnico-racial e políticas públicas na educação no município de Lauro de Freitas(2019-08-15) Pinheiro, Carla SantosO presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação da identidade étnico-racial da docente educadora de creche através do exame da implementação da temática de diversidade étnico-racial em políticas públicas no campo da Educação no contexto do município de Lauro de Freitas (BA), localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por meio do projeto, procurou-se identificar e compreender as questões raciais que atravessam a Educação Infantil no município, analisando possíveis reproduções de modelos de educação, quer seja no víeis excludente ou na perspectiva da construção de um currículo pluricultural. A pesquisa de caráter qualitativa teve a Secretaria Municipal de Educação como lócus de pesquisa através de entrevistas com técnicos/as da educação municipal, com destaque ao olhar sobre o papel da formação inicial e continuada para o cumprimento dos dispositivos legais no ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Neste mesmo sentido, analisou tanto dados concernentes à identificação étnico racial de docentes de creche quanto documentos com abordagem sobre diversidade na Educação Infantil em âmbito nacional e municipal. A pesquisa apontou que o município de Lauro de Freitas é indiferente quanto à produção de políticas públicas educacionais arquitetadas e orquestradas que considerem a identidade étnico-racial da profissional do magistério em creche e práticas promotoras da igualdade racial. Evidencia que tanto nas representações do poder executivo quanto nas unidades escolares práticas de educação para as relações étnico-raciais são concretizadas em decorrência do engajamento político dos sujeitos e não por causa de uma política de governo ou de Estado. Diante disso, pode-se afirmar que a construção de uma educação antirracista, de um currículo alicerçado em práticas promotoras da igualdade racial depende do comprometimento e engajamento de toda a sociedade.
- ItemSerão negras as professoras de educação infantil municipal de Salvador? Quando o silêncio é a resposta(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-21) Pinheiro, Carla Santos; Silva, José Carlos de Araújo; Franco, Nanci Helena Rebouças; Ferreira, Carlos Augusto LimaA presente pesquisa tem por objetivo analisar as autodeclarações de cor/raça das professoras de Educação Infantil atuantes na Prefeitura Municipal de Salvador, no período de 2017 a 2019 de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica. Apresenta a trajetória da autora em articulação com pesquisas que informam sobre a manifestação do silêncio, sobretudo no ambiente escolar, como argumento para reflexão acerca de como os conflitos podem repercutir tanto nas identidades quanto nas jornadas de vida dos sujeitos. Na perspectiva de contribuir para a discussão sobre a classificação racial propõe uma reflexão sobre as categorias de identificação étnico racial nos recenseamentos demográficos brasileiros. Reconhece o mito da democracia racial como desdobramento da eugenia positiva no Brasil, uma formulação teórica elaborada em decorrência da miscigenação brasileira com vistas ao embranquecimento da nação. Lastreada na ‘cultura do silêncio’, compreende os dados de autodeclaração étnico-racial das professoras investigadas como manifestação do racismo brasileiro que se consolida através da deslegitimação por meio de diferentes expedientes dos corpos e das vozes dos sujeitos que não se adequam ao modelo de humanidade imposto pela tese da ‘boa geração’. Considera que o sistema de classificação racial oficial brasileiro é caracterizado por incongruências, fruto de uma estrutura estigmatizante, que interfere nos direcionamentos quanto à identificação étnico-racial de cidadãs e cidadãos resultando em dados estatísticos que evidenciam um “retrato” da sociedade brasileira, especialmente, nesse caso, da docência da Educação Infantil, que tem por marca a não consciência e/ou o silenciamento quanto à pertença étnico-racial.