Navegando por Autor "Pina, Balbina Santos de Oliveira"
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- ItemMestrado em Educação Modalidade Profissional: Um Estudo sobre os Diferentes Formatos de Trabalho de Conclusão de Curso(2017-08-24) Pina, Balbina Santos de OliveiraA pesquisa em tela tem como objeto de estudo os Trabalhos de Conclusão Final do Curso (TCFCs) apresentados no âmbito dos cursos de Mestrado em Educação do Brasil, modalidade profissional. A pesquisa apresentada surge da observação com relação ao grande número de trabalhos apresentados no formato de dissertação - formato de trabalho adotado pelos cursos de mestrado de modalidade acadêmica, quando a Capes permite no mestrado de modalidade profissional, trabalhos em formatos variados. Nesse sentido, a questão norteadora do estudo partiu da seguinte inquietação: de que forma a cultura acadêmica influencia o processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão Final do Curso nos Programas de Mestrados em Educação, na modalidade profissional no Brasil? O objetivo geral consiste em elaborar documento de referência que contemple breve descrição dos formatos dos TCFCs dos Programas de Mestrados em Educação, modalidade profissional no Brasil, a partir da relação entre cultura acadêmica e o processo de elaboração dos mencionados TCFCs. Nessa direção, para alcançarmos os objetivos propostos trabalhamos com o seguinte referencial teórico: Capes (1965, 1995, 1998, 2009), Geertz (2008), Pires e Mâcedo (2006), Filho (2005), Chauí (2003), Chiavenato (2004), Duarte, (2008), Bourdieu (2002), Mattos (1997), Hetkowski, (2004, 2016), Castells (1999). Trata-se de uma pesquisa de parâmetro científico qualitativo e quantitativo, que utilizou a estratégia de Estudo de Caso múltiplos (YIN, 2001), e as categorias de pesquisa exploratória e descritiva, mediante pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa aplicada. A obtenção dos dados foi realizada por meio de questionários online abertos, enviados para discentes egressos, orientadores e coordenadores dos Programas investigados; levantamento dos formatos de trabalhos por meio da Plataforma Sucupira/Capes e pesquisa junto às páginas oficiais dos Programas. Os dados foram analisados por meio do viés teórico da Análise de Conteúdo, discutida por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam a resistência da comunidade acadêmica investigada, no tocante à adoção de trabalhos em formatos que não sejam dissertações, devido à influência da cultura acadêmica, que vê esse formato de trabalho, como único modelo a apresentar rigor científico. Ademais a falta de conhecimento acerca da composição dos formatos disciplinados pela Capes também contribui para a opção pela dissertação – formato consolidado e familiar aos docentes e discentes. A partir dos achados da pesquisa, foi elaborado um E-book, que apresenta uma descrição acerca dos formatos de trabalhos apresentados no âmbito dos MPEs, a fim de referenciar docentes e discentes, no entendimento dos formatos e adoção destes. Palavras-chave: Cultura Acadêmica. Mestrado Profissional. Pós-Graduação Stricto Sensu. Trabalho de Conclusão Final do Curso.