Navegando por Autor "Pimenta, Lidia Boaventura"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo sistêmico da produção docente no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu em educação na modalidade profissional da Universidade do Estado da Bahia - Uneb(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Neves, Eveline Santana; Conceição, Sergui Henrique da; Pimenta, Lidia Boaventura; Parente, Cláudia da Mota DarósEsta pesquisa tem como tema a produção intelectual dos docentes e por objeto de estudo três programas na categoria de mestrado profissional vinculados a área de educação da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o objetivo geral explorar aspectos da produção docente, que impactam na avaliação dos Programas de Pós-Graduação, na modalidade de mestrado profissional, tendo como delimitação temporal a avaliação quadrienal de 2021, equivalente aos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. A pesquisa é do tipo aplicada-documental, onde demos inicio com a pesquisa bibliográfica e documental para trilharmos acerca da pós graduação strictu sensu, o que leva a pesquisa para o parâmetro científico qualitativo, com a categoria acadêmica com as produções qualificadas dos programas a exemplo dos livros e dos periódicos; técnica por meio das produções artísticas e patentes, onde destacamos as apresentações de trabalho e os serviços técnicos e por fim o impacto social com as produções não centralizadas e as articulações dentro do programa. Os dados foram obtidos por meio da leitura exploratória dos registros materializados nos relatórios e dados disponibilizados na plataforma Sucupira/Capes, e, pesquisa junto às páginas oficiais dos Programas. Os resultados obtidos sinalizam que a grande gama de lançamentos de produção lançada pelos programas analisados diz respeito às produções técnicas, seguidas da produção bibliográfica e por fim a artístico cultural. A partir dos achados da pesquisa, foi feito um levantamento baseado nas recomendações dadas pela CAPES na avaliação quadrienal de 2016 aos Programas aqui analisados. Adentramos assim em especial no campo da gestão universitária, não com o objetivo de intervir diretamente na gestão e sim com o esforço em criar possibilidades e/ou ferramentas que possam auxiliar e atender as demandas institucionais.
- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lidia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.
- ItemO legado do professor Edivaldo Boaventura para a educação: proposta de um memorial digital(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Rosário, Bruno Lopes; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lidia Boaventura; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosO estudo sobre a trajetória biográfica de Edivaldo Boaventura, a partir do seu acervo pessoal, com vistas à sistematização do memorial digital, tem o objetivo geral de organizar e descrever a biobibliografia do seu legado como importante professor, educador e gestor da Educação, apresentando a sua obra com repercussão social no campo da Educação e Cultura da Bahia. Entre os objetivos específicos, estão a categorização temática e descritiva da produção intelectual, análise e seleção de documentos do seu acervo pessoal e desenvolver a proposta de sistematização do Memorial Digital. A metodologia está pautada no levantamento bibliográfico e documental com abordagem qualitativa para obtenção de dados descritivos coletados no contato direto do pesquisador e a documentação encontrada. Busca-se, contudo, evidenciar a sua obra através de um memorial digital como um mediador entre o acervo digital e os usuários das redes sociais. Como resultados da pesquisa, a partir da análise dos dados coletados, apresentamos um levantamento documental e bibliográfico do professor Edivaldo Boaventura com as dissertações e teses, opúsculos, orelha de livros, prefácios, apresentações e posfácios, livros publicados ou organizados, capítulos de livros, artigos científicos completos e resenhas, bem como o esboço do Memorial Digital.
- ItemA Ouvidoria como Agente de Interlocução nas Universidades Públicas e Privadas(2017-09-15) Oliveira, Thaís Deiró Urpia Lasse; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Aliger dos Santos; Benevides, Tânia Moura; Souza, Constância Maria Borges; Pimenta, Lidia BoaventuraO presente trabalho tem por objetivo é analisar o papel das ouvidorias, no contexto universitário, através das estratégias de atuação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento democrático, em instituições públicas e privadas, destacando elementos que auxiliem na potencialidade à melhoria e qualidade dos serviços oferecidos, mobilizando a adoção de métodos e técnicas mais eficazes de planejamento estratégico destas instituições. Para tanto faremos uso também de objetivos específicos como compreender a missão e os processos formativos educacionais da Universidade às comunidades, contextualizando os canais de comunicação entre sujeitos universitários; pesquisar a função e o papel do Setor de Ouvidoria de duas Universidades de Salvador, a partir dos conteúdos dirimidos pelos sujeitos da comunidade acadêmica; investigar a relação Universidade x Ouvidoria e verificar como se estabelece o diálogo entre esse setor e a comunidade universitária e os mecanismos para ampliação dos canais de comunicação; compreender como a ouvidoria pode ser um instrumento de gestão em uma Instituição de Ensino Superior. As Ouvidorias são agentes de interlocução entre o cidadão e as instituições de ensino, pautando-se nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, atuando como instrumento de participação na gestão democrática e como representantes legítimas dos interesses destes, portanto um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social. O estudo de abordagem qualitativa é de caráter exploratório. Na coleta de dados, utiliza-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com os ouvidores. A interpretação dos dados será feita através da análise descritiva.