Navegando por Autor "Pimenta, Lídia Boaventura"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Sampaio, Adriana Silva Freitas; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Aras, Lina Maria Brandão de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Pimenta, Lídia BoaventuraO presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.
- ItemCaminhos percorridos e trilhas futuras: ações do grupo gestor e propostas de aperfeiçoamento referente ao repositório institucional – Saber Aberto(2018-03-08) Araujo, Vagner José Magarão de; Silva, André Luiz Souza da; Melo, Bianca Amaro de; Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia; Pimenta, Lídia BoaventuraEste trabalho visa propor estratégias de melhorias e aperfeiçoamento ao Repositório Institucional da UNEB - SaberAberto para os próximos 4 anos (2018-2021). Foram utilizadas na fundamentação teórica abordagens que versam sobre temáticas como a comunicação científica, o movimento de acesso aberto e sobre os repositórios institucionais. O processo metodológico empregado na pesquisa é de natureza aplicada e tem como método de abordagem a pesquisa ação, estando em consonância com os conceitos e pensamentos estabelecidos por Elliot (1997). Durante o desenvolvimento do estudo foram realizadas análises de dados coletados por meio de questionários abertos aplicados a cinco gestores de repositórios de universidades públicas brasileiras, sendo um em cada região do país, com perguntas divididas em categorias e subcategorias. Foram descritas as atividades promovidas pelo Grupo Gestor responsável pelo gerenciamento e coordenação do SaberAberto, como a elaboração da política de uso, a contratação do serviço Handle System, a estruturação da arquitetura da informação no repositório, o lançamento do sistema e o treinamento dos validadores das coleções. No decorrer da investigação foram realizadas visitas técnicas divididas em 03 Eixos temáticos distintos: Promoção e divulgação interna; Compartilhamento de implementação e desenvolvimento de RI e Participação em Redes de RI. Por fim, foi desenvolvido o planejamento estratégico do SaberAberto para os próximos 4 anos baseado no método Balanced Scorecard, para a sua elaboração foram coletados dados no que se refere ao quantitativo de documentos retrospectivos existentes na biblioteca, o número de alunos de Pós-Graduação titulados e a produção docente (bibliográfica, técnica e artística) entre os anos de 2013 à 2016, com base nesses mesmos dados foi criado um quadro com prospecções de amplificação e crescimento do SaberAberto através de perspectivas e ações a serem desenvolvidas.
- ItemCampus Socialmente Responsável(2022-10-26) Guimarães, Fausto Ferreira Costa; Pimenta, Lídia Boaventura; Carreiro, Antonio Almeida; Guimaraes Filho, Autimio BatistaOs impactos gerados por expansões e construções vêm acarretando uma degradação no meio ambiente, sendo necessário garantir que antes, durante e depois nas construções sejam realizadas ações que minimizem seus impactos ambientais, nesse sentido as Instituições de Educação Superior tem um papel na difusão e produção de conhecimento científico, servindo de modelo para sociedade, difundido informação, estimulando a pesquisa e buscando soluções para problemas da própria sociedade. Sendo assim, considerando que o campus universitário influencia na comunidade circunvizinha, possui características e problemas semelhantes aos de uma cidade, diz muito sobre as características da Instituição, apresentando sua expressão, composição e costumes, esta pesquisa possui como questionamento: como estruturar os campi da UNEB com o uso da tecnologia da construção civil, sob a perspectiva da sustentabilidade? A mencionada pergunta induz ao objetivo geral de compor um protocolo de orientações referentes à estrutura da construção civil, sob a perspectiva do campus sustentável. O presente trabalho é um estudo de caso, que tem como objeto o campus universitário e o lócus da pesquisa a UNEB, sendo os instrumentos de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturada com membros da Pró-reitoria de Infraestrutura, questionários disponibilizados através do Google Forms para a comunidade universitária (discente, docente e técnicos universitários) referente a três campi da Universidade. Os dados coletados na pesquisa subsidiaram a criação do referido protocolo dividido nos seguintes tópicos: Concepção/Projetos de Novas Construções e Ampliações, Execução/Construção, Reforma/Requalificação dos espaços existentes e Acessibilidade.
- ItemCanal de youtube como ferramenta pedagógica inovadora para educação de jovens e adultos do Centro De Educação Monteiro Lobato Em Feira De Santana-BA(2020-10-09) Gonçalves, Taiara Gonzaga; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Amorim, Antônio; Pimenta, Lídia Boaventura; Morgado, Lina Maria GasparA presente pesquisa se propõem investigar a construção de uma ferramenta tecnológica pedagógica, a TV EJA: De olho no mercado de trabalho, por meio do Canal Youtube. Tem como objetivo geral desenvolver uma solução de pesquisa aplicada capaz de ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato. Como objetivos específicos pretendemos Desenvolver entendimento sobre o contexto de Feira de Santana. Verificar os aportes capazes de fornecer engajamento aos jovens estudantes da EJA neste contexto. Construir a solução digital capaz de ajudar no engajamento desses jovens estudantes da EJA. Avaliar a pertinência da solução aplicada. O estudo se dará nos contextos da EJA do Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar). A preocupação centra em compreender a seguinte questão: Que solução tecnológica digital poderá ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato? A pesquisa-aplicação de abordagem qualitativa como o percurso metodológico é utilizada, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconhece os comentários e o Liked e Disliked no Canal, como os principais caminhos para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual o envolvimento considerado como elemento principal para as compreensões a serem feitas. As etapas da pesquisa atendem o princípio de grupo de pesquisa e desenho instrucional da perspectiva interventiva a partir da interação com o contexto em que se origina a demanda, assim como na construção e aplicação do Canal de Youyube há uma intervenção aplicada como produto final refinado nos vários ciclos de aplicação. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a Feira de Santana decorrem das contribuições de POPPINO (1968), OLIVEIRA (2000), SILVA (1997). Para o diálogo sobre a EJA são consideradas as abordagens de HADDAD (1991), BRASIL (1996) e ARROYO (2015). Para embasamento sobre Socioconstrutivismo: MATTA (2012), GODINHO (2020), VIGOTSKY (1991). Para tratar de ferramenta tecnológica, temos SOUSA (2019), BARTON (2015), MORAN (2013), PECHI (2011), PRETTO (2013) e THOMPSON (1998). Ao final do percurso, os alunos jovens matriculados no segundo segmento do ensino fundamental foram engajados e preparados para o mercado de trabalho dentro da própria escola através da TV EJA de olho no mercado de trabalho.
- ItemDesafios contemporâneos da administração universitária: um estudo das dimensões política, organizacional, cultural e econômica na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)(2022-12-15) Mota Júnior, Antônio de Macêdo; Fialho, Nadia Hage; Conceição, Sergio Henrique da; Oliveira, Carlos Eduardo Cardoso de; Verhine, Robert Evan; Pimenta, Lídia BoaventuraEsta pesquisa apresenta o tema da administração universitária no âmbito das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), tendo como objeto e recorte a organização político-institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), considerando os desafios da Contemporaneidade. Como objetivo principal, a pesquisa se propôs investigar a organização político-institucional dessa Universidade pública do interior da Bahia, como expressão de sua administração universitária, em função dos desafios da Contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi necessário explorar o campo teórico da Administração Universitária no Brasil, interpretar os desafios da atividade universitária na Contemporaneidade e analisar os desafios identificados a respeito do seu impacto na organização político-institucional da UEFS. Para tanto, esta investigação empírica é caracterizada como uma pesquisa social aplicada, de abordagem qualitativa e natureza exploratório-descritiva, tendo o estudo de caso, como estratégia, e como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com análise temática de conteúdo. Como resultados, a pesquisa apresenta arranjos dimensionais de análise a priori, que se relacionam aos desafios da atividade universitária na Contemporaneidade, considerando o impacto na organização político-institucional, como expressão da administração universitária na UEFS. Dessa maneira, esta investigação assume a perspectiva dimensional acadêmica como finalística e estruturante, representada pela oferta de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Além disso, os resultados comprovam que os arranjos dimensionais propostos interferem e influenciam na organização político-institucional da UEFS, em função dos seguintes desafios da Contemporaneidade: democratização do acesso e permanência (perspectiva dimensional política); decisão colegiada (perspectiva dimensional organizacional); relevância social (perspectiva dimensional cultural); e sustentabilidade financeira (perspectiva dimensional econômica).
- ItemDesenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.
- ItemElaborando o trabalho final de trilha (TFT)(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Pimenta, Lídia BoaventuraO Trabalho de Conclusão de Curso, nosso conhecido TCC, é a oportunidade do(a) estudante apresentar a discussão de conteúdos abordados no curso de graduação ou pós-graduação, bem como evidenciar o processo de apropriação das informações, de forma a possibilitar ampliação de conhecimentos. No TCC, são também expressas opinião, argumentação, crítica sobre a temática em estudo, proporcionando a criação de novas atitudes, experiências e vivências. O TCC é parte integrante de sua formação, que tem o objetivo de promover a inserção na iniciação científica por meio do desenvolvimento da pesquisa. É o momento de oportunizar a ambiência com a metodologia da pesquisa científica e o aprofundamento teórico referente ao tema de interesse e estudado, considerando as disciplinas ou componentes curriculares oferecidos durante o curso. O diferencial da investigação é a participação do professor orientador, que deve auxiliar no fazer da pesquisa. Como tarefas do professor orientador, temos: participar do planejamento da pesquisa, guiar o desenvolvimento do processo de investigação e da elaboração do relatório final da pesquisa, neste curso denominado Trabalho Final de Trilha, carinhosamente chamado de TFT. Este e-book versa sobre o uso da metodologia da pesquisa científica no processo de elaboração dos Trabalho Final de Trilha (TFT), previstos no Projeto Pedagógico do curso de especialização em Educação Digital, nos formatos de: Artigo (fechando a Trilha 1); Capítulo de e-book e/ou Videoaula (concluindo a Trilha 2); Paper (finalizando a Trilha 3); e Portfólio (encerrando a Trilha 4).
- ItemEnlaces entre governança universitária e gênero: trajetórias de mulheres Reitoras nas Universidades Estaduais da Bahia(Universidade Federal da Bahia, 2018-12-13) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Menezes, Ana Maria Ferreira; Castro , Yeda Antonia Pessoa de; Pimenta, Lídia Boaventura; Carvalho , Teresa; Silva, Francisca de Paula Santos da; Pimentel, Gabriela Souza Rêgo; Barbosa, Licia Maria de Lima; Messeder, Suely AldirGovernança universitária e relações de gênero são temas que se entrecruzaram para que tivéssemos uma compreensão sobre as especificidades da gestão desenvolvida por mulheres que assumiram a reitoria das Universidades Estaduais da Bahia. Investimos em matrizes teóricas sobre governança pública e gênero e trouxemos para o diálogo Paulo Freire e Marilena Chauí, com o intuito de refletirmos sobre a ideia de Universidade como um lócus de produção de conhecimento emancipatório, embora essa instituição ao longo de sua história tenha reproduzido em suas dimensões administrativas e acadêmicas, o androcentrismo, o classismo, o racismo e o colonialismo edificados na sociedade brasileira. Para além destes autores/as, trilhamos um debate sobre Estado e o planejamento da gestão das universidades públicas. Com as teorias de gênero, enfrentando a construção social da divisão sexual e seus desdobramentos na dimensão do trabalho, entrecruzamos essa temática com aquelas matrizes construídas sobre gestão universitária no interior das universidades públicas estaduais da Bahia. No caminho metodológico, nos debruçamos sobre os regimentos das universidades, seus planos de Desenvolvimento Institucionais e estatutos e entrevistamos as ex-reitoras destas UEBAs. Na análise do material, identificamos a faceta androcentrica dos documentos e assinalamos como a gestão das mulheres se recria e se reinventa na condição de resistência. Os achados revelam as trajetórias de vida pessoal e profissional bem como as especificidades da governança realizada por mulheres. As competências ressaltadas denunciam os procedimentos historicamente adotados por homens no desenvolvimento de funções de comando, e acrescidas àquelas que usualmente foram naturalizadas para essas, constitui um poder que as diferencia. Assumindo um lugar de resistência e de protagonistas na gestão, buscamos difundir o trabalho exitoso das mulheres no âmbito das universidades e reiterar a relevancia desses espaços de liderança. Finalmente, na defesa de um processo formativo interdisciplinar de governança universitária com e para mulheres, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de extensão, tomando como base as discussões aqui postas, de forma dialógica, com mulheres que ocupam cargos de gestão, pesquisadoras sobre gênero e governança pública, para que esta tese possa ser usada na criação e na dinamização de espaços multirreferenciais de encontros e novas aprendizagens, capazes de denunciar as relações desiguais e preconceituosas de gênero, bem como de dominação que, infelizmente, ainda sustentam a governança de muitas universidades públicas do Brasil.
- ItemGestão universitária e inovação (Transformação digital: como unir tecnologia e humanização)_Vol.2(2023-12-01) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Matos, Rosângela de CarvalhoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das instituições universitárias públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: É possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão?
- ItemGestão universitária e inovação: contribuição de servidores das universidades públicas do Estado da Bahia_Vol.1(2022-03) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Conceição, Lilian da EncarnaçãoGestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das Instituições Universitárias Públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: é possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão
- ItemImportância da implementação de programas de treinamento para os colaboradores terceirizados da Pró-Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia: seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento profissional e institucional(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-02) Coelho, Maria Cristina Santos; Fialho, Nadia Hage; Pimenta, Lídia Boaventura; Jesus Júnior, José Expedito deEsta pesquisa se insere no contexto de três eixos temáticos interconectados: trabalho, terceirização e gestão universitária. A evolução das dinâmicas laborais contemporâneas tem provocado transformações profundas nas relações de trabalho, bem como nas estruturas socioeconômicas e culturais. Nesse cenário, a terceirização surge como um componente relevante na Administração Pública, especialmente nas Universidades Públicas com o implemento da Reforma do Estado e a consequente redução da máquina estatal. O objetivo central deste estudo é viabilizar, por meio da elaboração de um Plano de Intervenção, a implementação de programas de treinamento voltados para os terceirizados vinculados à Pró- Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia. Além disso, busca-se possibilitar a inclusão desses colaboradores nas ações de capacitação desenvolvidas pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP), proporcionando seu desenvolvimento pessoal e profissional, e contribuindo para o sucesso e crescimento da instituição, ao contar com profissionais qualificados para desempenhar suas atribuições. A pesquisa tem natureza aplicada e adota uma abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos para a construção do referencial teórico e a coleta de dados secundários obtidos por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir da revisão da literatura e da legislação, busca-se examinar como as mudanças nas relações de trabalho afetam os colaboradores terceirizados, com foco na identificação de estratégias que promovam o Treinamento como ferramenta de aprimoramento profissional e melhoria das condições de trabalho, além de promover a valorização por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da gestão universitária, pretende-se compreender as complexas interações entre trabalho, terceirização e desenvolvimento profissional, além de apresentar uma proposta que visa à valorização e inclusão do expressivo número de trabalhadores terceirizados vinculados às instituições de ensino superior e organizações similares.
- ItemModelo para gestão do conhecimento nas práticas de pesquisa e extensão na educação superior(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Oliveira, Cristiane Neves de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Pimenta, Lídia Boaventura; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Amorim, Antônio; Kritz, Maurício Vieira; Barreto, Maria Raidalva NeryO fenômeno central deste estudo girou em torno dos fatores que condicionam a difusão do conhecimento, gerado por projetos de pesquisa e extensão. Tendo como lócus da investigação a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o estudo considerou que os referidos projetos são relevantes para o cumprimento da finalidade da educação superior de produzir e difundir conhecimento, bem como, para inserção social da universidade pública e da interação ensinopesquisa-extensão, ao possibilitarem uma aproximação do conhecimento sustentado em bases disciplinares e científicas, com o conhecimento intencional, mas não profissional, que ocorre no cotidiano das diversas comunidades que formam a sociedade. Nessa direção, buscou-se identificar qual modelo de sistema de gestão do conhecimento conseguiria capturar a percepção individual de professores da universidade acerca do fenômeno central. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa e a pesquisa-aplicação, mais especificamente a Design Based Research (DBR), foi o método de procedimento adotado, isto é, aquele que constitui as etapas concretas da investigação. A modelagem do sistema foi baseada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e em leitura histórico-cultural, fundamentada nos estudos de Lev Semyonovich Vygotsky. Partindo-se do pressuposto que os fenômenos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, o dialogismo de Michael Bakhtin e a interatividade foram os outros arcabouços conceituais analíticos utilizados no design do modelo. Após certo número de ciclos de aplicação da pesquisa por meio do sistema, com professores da aludida universidade, foi possível identificar alguns fatores condicionantes vinculados a questões estruturais institucionais locais e outros ao nível nacional. Desses dados qualitativos coletados resultaram, também, a construção de um modelo visual de apoio a execução dos referidos projetos e alternativas propositivas para aperfeiçoamento da administração educacional, cuja validação ocorreu colaborativamente pelos próprios participantes. Por fim, o modelo de sistema de gestão do conhecimento resultante possibilitou entender o fenômeno central que motivou a necessidade do estudo, ao tempo em que, os ciclos de aplicação da pesquisa contribuíram para a validação dos arcabouços conceituais utilizados no design do modelo.
- ItemO processo de registro acadêmico no sistema utilizado pela Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Teixeira, Maurício Charmite; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Rehem, Faní QuitériaEste trabalho investiga o processo de registro de informações acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com foco na identificação da ocorrência de inconsistências em alguns registros e nos possíveis reflexos provocados pela ausência de dados acadêmicos confiáveis para a Instituição. A Secretaria Geral de Cursos da UNEB é responsável por sistematizar, gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, a gestão de uma estrutura acadêmica diversa, com vários campi e unidades, apresenta desafios na manutenção de dados consistentes e confiáveis. Registros acadêmicos inconsistentes podem dificultar a tomada de decisões, o acesso a informações precisas sobre a situação acadêmica dos estudantes além de poder prejudicar o cumprimento de requisitos governamentais definidos pela legislação. Alcançar a consistência dos registros acadêmicos é crucial para uma gestão universitária eficaz. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de mecanismos para orientar os usuários responsáveis pela inserção de dados acadêmicos no sistema, a fim de mitigar o surgimento dessas inconsistências. Um dos mecanismos propostos é o desenvolvimento de uma cartilha, que seja capaz de fornecer orientações sobre os procedimentos de registro de dados acadêmicos. O resultado esperado da implementação desse mecanismo é a diminuição do surgimento de inconsistências nos dados acadêmicos.
- ItemO PRONERA: um estudo de caso da experiência do PRONERA na Uneb 1999 - 2018(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-13) Alves , Joseane Batista; Costa , Patrícia Lessa Santos; Pimenta, Lídia Boaventura; Freitas , Giselia Macedo CardosoO presente estudo tem como objetivo compreender que elementos inovadores surgem das relações entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Movimentos Sociais a partir da experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A partir da minha atuação no PRONERA da UNEB, e da perspectiva dos sujeitos que participaram da construção e desenvolvimento dos projetos, buscamos avaliar esses elementos. . A UNEB, ao assumir os Projetos do PRONERA, foi desafiada a operar pela orientação de um espírito participativo, a manter o diálogo com um sujeito coletivo. Essa construção coletiva, pautada na parceria entre as Universidades e Movimentos sociais e sindicais, permitiu o acesso a conhecimentos/trocas. A pesquisa se insere em uma abordagem abordagem teórica crítica e dialética, tratando de um objeto social marcado pela historicidade e pelas contradições inerentes ao processo social real. Compreender os elementos inovadores que emergem da interação entre INCRA, UNEB e Movimentos Sociais, a partir da experiência do PRONERA, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB requer uma análise das determinações e transformações dadas pelas situações históricas e pelos sujeitos envolvidos, no período de 1999 a 2018. A fundamentação teórica basea-se, principalmente, em Paulo Freire, na perspectiva da pedagogia do oprimido, onde se reforça a necessidade de educar o indivíduo a partir de sua realidade, para que ele atue como sujeito histórico, social e cultural na perspectiva da sua libertação. Em consonância com Freire, abordo Gramsci ao propor à educação um papel central no processo de emancipação dos sujeitos e na construção de um projeto social contra-hegemônico.