Navegando por Autor "Picanço, Carina Marinho"
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- Item“Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-31) Picanço, Carina Marinho; Souza, Elizeu Clementino de; Verena, Raquel Alvarenga Sena; Silva, Rosana Maria Oliveira; Vieira, Silvana Lima; Ornellas, Maria de Lourdes Soares FariasA presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção.
- ItemProcesso ensino-aprendizagem na pandemia do covid-19: análise da readequação do programa integrado de residências FESF/FIOCRUZ-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Borges, Mariana Nascimento de Carvalho; Vieira, Silvana Lima; Santos, Thadeu Borges Souza; Silva , Rosana Maria de Oliveira; Souza, Márcio Costa de; Picanço, Carina MarinhoO presente estudo trata sobre o processo ensino-aprendizagem dos residentes dos Programas Integrados de Residências-PIR-FESF/FIOCRUZ-BA (PIR) no contexto da pandemia pelo COVID-19. Desse modo, tem como objetivo geral analisar as readequações realizadas pelos apoiadores pedagógicos no processo ensino-aprendizagem adotadas pelo PIR frente à pandemia. Assim sendo, trata-se de um estudo de caso, qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido no PIR no Estado da Bahia, cujos dados foram coletados entre março e maio de 2020, mediante entrevistas com 4 (quatro) apoiadores pedagógicos do PIR. Outrossim, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa foram realizadas entrevistas gravadas e transcritas, tratadas por análise temática de conteúdo e ancorada no referencial teórico de Paulo Freire. Ademais, os resultados foram estruturados em três categorias: o Processo EnsinoAprendizagem em Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde: Um olhar sobre o caso dos PIR e no contexto pandêmico, as Normativas dos Programas Integrados de Residências em Saúde em Tempos de Pandemia pela Covid-19 e as Readequações do processo ensinoaprendizagem realizados pelos Apoiadores Pedagógicos do PIR a partir das recomendações normativas frente à pandemia da COVID-19. A partir desta pesquisa, analisou-se as readequações realizadas nos espaços educacionais frente à pandemia pelo COVID-19 e possibilitou a revisão do instrumento didático-pedagógico que contribuirá para o processo ensino-aprendizado dos residentes e equipe formadora dos PIR. Concluiu-se que, a partir dos novos movimentos de adaptação dos apoiadores pedagógicos ao contexto pandêmico, permitiram a continuidade das atividades formativas dos residentes, cumprindo as cargas horárias teórica e prática determinadas pelas Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, bem como contribuirá para a formação técnica e humana dos profissionais.