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Navegando por Autor "Pereira Neto, Alexandrino"

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    Para outro sertão, outra educação Casos de Práticas Formais e Não Formais de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido na Bahia e no Pernambuco
    (UNEB, 2016) Pereira Neto, Alexandrino; Martins, Josemar da Silva; Oliveira, Jorgete Pereira; Monteiro, Eliana de Barros; Vieira, Josenilton Nunes; Melo, Rosicleide Araújo de
    O presente trabalho busca analisar práticas formais e não formais de educação de escolas públicas e ONGs para verificar o modo como essas contextualizam suas práticas e conteúdos, de acordo com os preceitos da educação contextualizada para a convivência com o semiárido. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas educativas formais e não formais das instituições em questão e verificar, de modo comparativo, que relações essas práticas mantêm com os princípios e ideais da educação contextualizada para convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), e como constroem novas consciências da convivência com o SAB. Busca analisar os aspectos institucionais, curriculares e práticos de quatro instituições, sendo duas escolas e duas ONGs. As escolas são o Centro Educacional Territorial e Profissional do São Francisco (CETEP-SF) em Juazeiro, Estado da Bahia; e a Escola de Referencia Teresa Torres, no município de Itapetim, Estado de Pernambuco. As duas ONGs são a Associação de Desenvolvimento Comunitário (ADAC), em Juazeiro, no Estado da Bahia; e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, no Município de Triunfo, no Estado de Pernambuco. A pesquisa tem caráter qualitativo, em forma de estudo comparativo de casos e terá como instrumentos de produção de dados visitas e observações, anotações, entrevistas, análise de livros didáticos e das propostas curriculares e institucionais. A fundamentação principal da pesquisa são os constructos teóricos ligados ao tema território, principalmente Santos (1997) e Albuquerque Jr. (2008); principalmente Mignolo (2008) ao tema colonização/colonialidade, e ao tema educação principalmente Freire (1981) e Brandão (2004), bem como a produção recente sobre contextualização/ descontextualização, conforme RESAB (2011). Os resultados indicam que, diferente do trabalho das ONGs, a educação pública ainda mantém seu espectro de descontextualização.
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