Navegando por Autor "Pereira , Neiva dos Santos"
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- ItemAs contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel LimaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
- ItemAs contribuições dos jogos e brincadeiras para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santana , Aitana Pereira de Souza; Azevedo, Ananda Naraiana Sara Santos Régis de; Pereira , Neiva dos Santos; Silva , Darto Vicente da; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar de que maneira os jogos e brincadeiras podem contribuir para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil. Para isso, enfatizamos a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo essa última que apresenta os campos de experiência que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Assim, destacamos nesse estudo Kishimoto (2017) e, de forma breve, o desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras de acordo com Piaget (1980) e Vygotsky (1991). Salientamos ainda a importância dos jogos e brincadeiras na educação das crianças, ressaltando que ambos são ferramentas/recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, além de favorecer a imaginação, criatividade, empatia e socialização fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Assim sendo, apresentamos a proposta de trabalho com jogos e brincadeiras vinculando aos 5 campos de experiência propostos pela BNCC, elaborando um planejamento com discussão fundamentada. Para realização do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras são ferramentas indissociáveis para a efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil alinhado aos 5 campos de experiência, haja vista que proporcionam estratégias eficazes para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Vale destacar que os professores podem ajustar as práticas pedagógicas utilizando os jogos e as brincadeiras em todos os campos de experiências estabelecidos pela BNCC, propiciando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças da creche e da pré-escola.