Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Vitória Ize Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    “Cheguei em casa cansada”: um olhar sociolinguístico para a regência dos verbos de movimento no livro didático de língua portuguesa do ensino médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Pereira, Vitória Ize Souza; Silva , Manoel Crispiniano Alves da; Santos , Elias de Souza; Almeida , Gilce Souza de
    Ao realizar esse trabalho, objetivou-se analisar a abordagem da regência dos verbos de movimento no livro didático de Língua Portuguesa do 3° ano do Ensino Médio, investigando se os usos característicos do Português Brasileiros (doravante PB) são reconhecidos como legítimos. Nesse sentido, para desenvolver esta investigação, foram utilizados como referencial teórico os postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005), bem como os trabalhos de Bagno (2003, 2007, 2013), Mattos e Silva (2004), a BNCC (Brasil, 2018), entre outros, pois tratam da relação entre variação linguística e ensino. Utiliza-se como corpus o livro didático de língua portuguesa (LP) do ensino médio de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Sinicalchi, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2021 e publicado pela editora Moderna. Em síntese, foi possível identificar alguns avanços na obra analisada, tendo em vista que os autores reconhecem o crescente uso da preposição “em” regendo verbos de movimento. Entretanto, entram em contradição afirmado que o vocábulo “em” é utilizado apenas em situações de informalidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais